Elden Ring parece ter aniquilado o Horizon Forbidden West, e não apenas em termos de vendas: os dados do Reino Unido só confirmaram uma percepção bastante clara nas redes sociais, nos fóruns e na internet em geral.
Preste atenção: ninguém fala mais sobre a aventura de Aloy exclusiva do Playstation. Do nada, parece que o jogo Horizon Forbidden West desapareceu e isso pode ser um preço a se pagar ao ser lançado em data próxima a um jogo da aclamada Fromsoftware.
Em suma, Elden Ring monopolizou os assuntos nos últimos dias, e o fez graças a uma mistura explosiva de marketing e conteúdo: por um lado a jogada perfeita para envolver o escritor George RR Martin no desenvolvimento, por outro a abertura para um fórmula de alguma forma mais acessível até mesmo por quem não mastiga pão e soulslike.
O primeiro resultado concreto desta combinação são os números de vendas no Reino Unido, que mostram Elden Ring bater Horizon Forbidden West por duas vezes e meia, enquanto rumores de mais de 10 milhões de cópias no Steam.
Os dois jogos não são perfeitamente comparáveis, embora na realidade ambos sejam RPGs de ação: um pouco como Gran Turismo 7 e Forza Horizon 5, no entanto, eles representam a expressão máxima das habilidades de suas equipes de desenvolvimento em terreno semelhante.
Nesse caso, porém, a comparação se desloca para a capacidade dos dois produtos de dominar o espaço de discussão, principalmente nas redes sociais, e é surpreendente o que o título FromSoftware conseguiu fazer contra a alegre máquina de guerra da Sony e seu marketing.
É difícil esquecer, de fato, como a casa japonesa ainda conseguiu trazer Aloy na capa da Vanity Fair, ou retratar a heroína em forma de estátua em Florença, sem falar nos muitos eventos organizados para o lançamento de o jogo em todo o mundo.
Esforços titânicos que não deixarão de dar frutos, temos certeza, mas que por enquanto se chocam contra o fascínio inevitável, perverso e masoquista da morte repetida.