A próxima geração do Xbox está quase chegando, e a Microsoft parece ter algumas surpresas reservadas desta vez. Como demonstrado no vídeo informativo “AMD & XBOX”, recentemente divulgado, tanto a Microsoft quanto a AMD firmaram uma parceria plurianual que alavancará a proeza tecnológica da AMD em hardware Xbox.
Isso pode ser uma ameaça significativa à linha PlayStation da Sony, especialmente porque ambas as empresas confiaram na tecnologia da AMD no passado para seus consoles.
Como discutido no vídeo AMD & Xbox, a AMD é parceira da Microsoft há algum tempo. O Xbox 360 e a geração atual do Series X/S foram equipados com tecnologia AMD. A AMD planeja aprofundar ainda mais seu relacionamento com a Microsoft, especialmente em tarefas relacionadas a jogos.
A AMD é agora a parceira oficial preferencial da Microsoft, trabalhando em conjunto na sua visão do “Xbox Everywhere”. Desta vez, a AMD não se limitará apenas aos consoles — também veremos seu envolvimento em uma infinidade de PCs portáteis para jogos, como a série Xbox ROG Ally.
A AMD também irá além, preparando-se para lançar uma série de chipsets otimizados para jogos. Provavelmente serão APUs que combinam as tecnologias AMD Ryzen e Radeon (muito parecidas com as do Ryzen AI Max 395+). Esses chipsets estarão presentes em consoles, portáteis, PCs e até mesmo em sistemas baseados em nuvem. A IA também ganhou destaque aqui, e espera-se que a nova geração de produtos AMD tenha hardware com tecnologia de IA.
Embora ainda não tenhamos recebido um roteiro sobre o progresso da Team Red e da Microsoft, espere atualizações em breve.
A AMD também historicamente alimenta a linha de consoles PlayStation há algum tempo. Na verdade, isso coloca os dois gigantes em uma situação bastante curiosa: ambas as partes precisam obter tecnologia da AMD.
Antes da parceria Xbox x AMD, porém, a AMD nunca havia sido explicitamente tendenciosa em relação a um console específico. No entanto, as coisas podem realmente mudar desta vez, e essa suposta parceria pode atrapalhar os planos do PlayStation de dominar o mercado de consoles.
Com acesso exclusivo à tecnologia da AMD, o Xbox sem dúvida tentará tirar proveito disso e lançar títulos “otimizados” para sua plataforma. Em outras palavras, o Xbox pode ter uma vantagem competitiva de verdade desta vez.
O PlayStation pode ser a “segunda escolha” da AMD e, embora se espere que o PS6 e o Xbox “Prime” permaneçam muito semelhantes em termos de especificações, pode haver algum tipo de preconceito ou discrepância.
De qualquer forma, é muito cedo para discutir qualquer coisa. Provavelmente teremos que esperar até que os dois consoles de próxima geração sejam lançados para tomar uma decisão acertada.