Os benchmarks de desempenho são ferramentas muito interessantes usadas para validar o trabalho dos desenvolvedores de novos jogos. E aí, com a chegada de uma nova geração de hardware, costuma ser muito interessante observar o desempenho que eles conseguiram obter das diferentes máquinas que chegaram ao mercado. Encontramos um novo vídeo onde eles testam o desempenho de Outriders no Xbox Series X|S e Playstation 5 e avaliam seu desempenho.
Este é um vídeo publicado no canal VG Tech, especializado em fazer este tipo de teste. De acordo com o estúdio, eles citaram que o Outriders roda a 4K e 60fps nos consoles de próxima geração, enquanto o faz a 30fps na geração anterior.
O primeiro aspecto a ter em conta é que foi utilizada uma versão específica para cada caso, que deve ser equivalente. Enquanto no Xbox versão 2.3.2102.230 foi testado , no caso do Playstation 1.0.03.000 foi testada. Não vamos esquecer que isso tem outro valor para a versão final, por se tratar de uma demonstração. E a partir daí, podemos servir melhor o vídeo em que testam o desempenho dos Outriders no Xbox Series X|S e no Playstation 5.
A primeira coisa que podemos antecipar é a resolução do jogo em cada console, onde uma resolução dinâmica é usada para manter o desempenho o mais constante possível. A resolução nativa máxima que o Xbox Series X atinge é de 3456× 1944, usando redimensionamento para atingir 4K, ou uma resolução de 3840 2160.
Por outro lado, é descrito que no caso do Playstation 5, a resolução nativa varia entre 2112×1188 e 3008×1692, e usa a mesma reconstrução temporal e tecnologia de reescalonamento para chegar a 4K. Tomando o Xbox Series S como referência, a resolução busca um objetivo diferente, sendo relatado que a resolução nativa costuma 1536×864. A partir daí, ele pode ir até 2304 × 1296, mas em vez de redimensionar para 1440p, também reproduz a 4K ou 3840×2160.
Em termos de qualidade visual, pode-se ver que existe alguma outra diferença no acabamento do jogo entre o Xbox Series S e a versão para o hardware mais poderoso. Alguns detalhes da modelagem, texturas, sombras e distância do desenho são encurtados no caso do Xbox Series S. Entre os mais poderosos, parece que um filtro melhor foi usado para texturas. Tudo isso, busca para encontrar uma performance ajustada para 60fps e o mais estável possível para um jogo que abusa durante as fases de ação de muitos efeitos visuais.
Na verdade, podemos ver que o jogo não atinge essa cifra por muito pouco no Xbox Series X, e apesar de toda a ação que ocorre a oscilação da taxa de quadros é de alguns quadros no caso do Xbox Series X. A variação que no caso do Xbox Series S é um pouco maior, apesar de sacrificar muito mais qualidade visual para evitar isso. O Playstation 5 perde para o Xbox Series X na resolução, mas consegue uma taxa de frames um pouco mais suave. Mas tudo isso parece ser típico de uma demonstração, onde eles terão que continuar trabalhando para otimizar o desempenho ou ajustar os parâmetros para encontrar o desempenho desejado.
Por se tratar de um jogo multiplayer cooperativo com cross-plat, onde os consoles da geração anterior estão incluídos, há espaço para jogar 60fps e 30fps. Mas, por enquanto, não há opção de escolher, em consoles de nova geração, uma opção que priorize gráficos ou desempenho.
Vale lembrar que é apenas uma demonostração, e não o jogo oficial, e provavelmente o resultado final com os patches devem apresentar um outro resultado, então vamos ficar de olho caso haja alterações.