Temos aqui uma entrevista bastante interessante vinda de desenvolvedores da já amada Obisidian Entertainment, um dos estúdios mais novos a serem incorporados ao Xbox Game Studios. Saindo do lançamento da última DLC Murder on Eridanos de The Outer Worlds, a diretora de jogo Megan Starks e a designer de narrativa Nitai Poddar juntam-se ao Podcast Iron Lords para discutir várias questões.
No mais recente episódio do Podcast The Iron Lords, a diretora do jogo Megan Starks e a Narrative Designer Nitai Poddar discutem os pontos mais delicados do desenvolvimento de Murder on Eridanos, incluindo o processo criativo, redação de diálogos e muito mais. Ambos também abordaram os desafios de desenvolver o DLC de The Outer Worlds durante a pandemia COVID-19.
Nitai diz:
“Acho que o maior desafio é que, para muitas pessoas, indo de um escritório para um trabalho de casa, realmente não há separação física entre o lugar onde você trabalha e o lugar onde mora. A quantidade de trabalho envolvida no desenvolvimento de jogos é muito fácil para esses limites se dissolverem … Eu sei que muitos de nossos designers se esforçaram muito para divulgar isso por amor aos nossos fãs, mas fazer isso fora da quarentena é exaustivo.”
“Tínhamos um estúdio desconstruído onde os caras do áudio estavam no Canadá e tínhamos um ator em Los Angeles – não sei como isso foi feito (risos). É um pequeno milagre que este DLC [ Murder on Eridanos ] tenha saído com a qualidade de dublagem que fez.”
Depois que a Obsidian Entertainment foi adquirida pela Microsoft, Megan disse: “Para mim, foi incrível porque o estúdio é financeiramente estável e faz o tipo de projetos que eles queriam fazer, como Grounded e um projeto no qual Josh Lawyer está trabalhando”. Desse modo, o que era basicamente um rumor, agora está totalmente oficializado e sabemos que o plano da criação do jogo de Josh Lawyer está em curso.
Nesta entrevista podemos destacar alguns pontos importantes:
- Diz que é revigorante e sem estresse estar com um estúdio que não está constantemente se preocupando com orçamento.
- Obsidian tem o melhor e mais robusto conjunto de ferramentas de escrita (narrativa) que ela já experimentou e outros membros da Xbox Game Studios estão solicitando acesso a eles.
- Nenhum mandato da Microsoft de que todos precisam usar as mesmas ferramentas, porque eles não querem que os jogos sejam muito iguais.
- A Microsoft incentiva os estúdios a ajudarem outros estúdios, mas não os força a isso. É orgânico se acontecer.
- Diz que é fácil para os desenvolvedores de Xbox Game Studios entrarem em contato uns com os outros.
- Microsoft faz reuniões. Diz que ela participou de um encontro de franquia, e eles têm um encontro narrativo chegando, onde pessoas de todos os estúdios enviam qualquer pessoa interessada em se reunir para compartilhar lições/experiências/lutas/conjuntos de ferramentas.
- O jogo de Josh Sawyer de fato ainda existe.
Desenvolvedores da Obsidian confirmam a criação do jogo de Josh Sawyer e muitos outros detalheshttps://t.co/gas3dl6h3T pic.twitter.com/QTgsIyFBJV
— Windows Club (@WindowsClubBr) April 19, 2021
Pelo que parece, trabalhar na Microsoft está sendo bastante positivo para os funcionários da Obisidian e de fato eles só ganharam com isso. Apesar de vários projetos como The Outer Worlds 2 e DLCs do primeiro, Avowed e Grounded, ainda temos o tão aguardado jogo de Josh Sawyer que certamente teremos mais detalhes dele adiante.