Para a maioria dos jogadores, o Xbox Game Pass tem sido uma força extremamente positiva. Ele nos permite acessar mais jogos por um preço menor, sem ter que nos comprometer com tantas compras individuais. No entanto, o modelo está começando a preocupar alguns desenvolvedores independentes, especialmente após o anúncio da compra da Activision Blizzard.
Em uma reportagem da BBC, vários desenvolvedores independentes falaram sobre o acordo e o que isso pode significar para eles. Tanya Short, que trabalhou no sucesso indie Boyfriend Dungeon, disse que se preocupa que a Activision e o Game Pass possam ver Call of Duty dominar por mais tempo.
“Esta aquisição da Activision causa medo em nós porque torna muito mais óbvio – talvez eles possam dominar o resto do ano e então o que fazemos?“
Portanto, alguns desenvolvedores estão preocupados que mais conteúdo AAA no Game Pass prejudique a descoberta indie. Para outros, é a perspectiva de os jogadores não quererem comprar seus jogos fora do Xbox Game Pass. Yura Zhdanovich, fundador e diretor de jogos da Sad Cat Studios, pondera se, no futuro, os indies chamarão a atenção fora dos serviços de assinatura.
“É concebível que os jogos independentes fora desses serviços possam perder o engajamento, pois os assinantes concentram a maior parte de sua atenção em jogos que podem acessar gratuitamente dentro do serviço…”
Sarah Bond, do Xbox, contraria esses pontos, com um exemplo baseado em dados. Bond disse à BBC que 60% daqueles que experimentaram Human Fall Flat no Game Pass nunca haviam jogado um jogo de quebra-cabeça antes, e 40% desses jogadores compraram outro jogo no mesmo estilo.
Você acha que mais títulos AAA no Game Pass prejudicarão os indies? Deixe-nos saber abaixo.