A CMA, reguladora da concorrência no Reino Unido, se manifestou sobre a compra da Activision Blizzard pela Microsoft e deu detalhes interessantes da operação. No momento, a CMA não ofereceu sua decisão final sobre a compra, mas publicou sua decisão anterior, deixando um prazo até março de 2023 para emitir a decisão final a respeito.
No entanto, ele deu alguns detalhes muito suculentos da situação da Sony e da Microsoft; em particular, no que diz respeito ao último, dos exclusivos que ainda estão por vir, vazando alguns detalhes que não sabíamos.
De acordo com a decisão da CMA que já está publicada no site oficial, a agência destacou o padrão que a Microsoft segue de comprar estúdios para tornar seus jogos posteriores exclusivos. Algo que segue a linha das declarações oficiais de Phil Spencer e outros gerentes do Xbox. Especificamente, o CMA destaca os seguintes movimentos:
- ZeniMax Media: A Microsoft decidiu que suas franquias mais importantes seriam exclusivas do Xbox, uma vez que a empresa fosse adquirida. Destacando alguns como Starfield e, segundo declarações oficiais da própria Microsoft, The Elder Scrolls VI .
- Obsidian: The Outer Worlds 2 e Avowed serão exclusivos para consoles Xbox após a compra.
- inXile: está desenvolvendo um exclusivo do Xbox.
- Ninja Theory: Este desenvolvedor, comprado pela Microsoft em 2018, lançou o Bleeding Edge como exclusivo em 2020 e o futuro Hellblade 2 está programado para ser lançado como exclusivo do Xbox também.
- Compulsion Games: Midnight, o novo título em desenvolvimento, será exclusivo do Xbox.