Devs de Starfield se rende aos fãs. Se você acompanha a Bethesda nos últimos anos, sabe que eles estão trabalhando duro em seu próximo grande RPG, Starfield. Ele ganhou muitos seguidores, pois os fãs sabiam que esse título chegaria às plataformas da nova geração no momento de seu anúncio. Claro, desde então, descobrimos que a Bethesda ficou sob o guarda-chuva do Xbox depois que a Microsoft comprou o ZeniMax Media. Portanto, agora este jogo está definido para ser exclusivo da Microsoft, o que significa que está sendo lançado apenas para as plataformas PC e Xbox Series X/S.
Apesar da notícia amarga para os fãs do Playstation, o jogo continuou a explodir em popularidade. Desde então, os fãs tiveram muitas perguntas, apesar dos vários trailers e mergulhos profundos. Felizmente, o jogo atingiu a fase Gold e está pronto, e agora a equipe de desenvolvimento da Bethesda decidiu realizar um pequeno Q&A. Os fãs do jogo podiam enviar suas maiores perguntas, e a equipe selecionou um total de dezesseis que eles se ofereceram para responder.
Levando para o servidor oficial do Discord da Bethesda Game Studios, Will Shen da Bethesda, que é o principal designer de missões em Starfield , junto com Emil Pagliarulo, o principal designer de jogos, foram ao servidor e responderam algumas de suas perguntas. Temos as perguntas e respostas completas do início de hoje abaixo, caso você tenha perdido. Você obterá algumas informações sobre a Guerra da Colônia, residências, contrabando e até mesmo alguns dos grupos religiosos dentro deste universo de jogo.
Podemos comprar casas ou propriedades nas principais cidades?
Will Shen: Sim! Há moradias em diferentes cidades que o jogador pode conseguir. Alguns você tem que comprar e alguns são recompensas para missões específicas.
Emil Pagliarulo: Claro que pode! Você pode comprar uma residência em todas as principais cidades do jogo. E há pelo menos um que você obtém especificamente para completar… alguma coisa.
Se obtivermos o traço Kids Stuff, nossos pais serão gerados com base na aparência de nossos personagens ou haverá pais padrão? Que benefícios podem haver?
Will: Nossos programadores em nossa nova tecnologia de faces ficaram empolgados em criar uma função que pudesse tentar corresponder à sua face personalizada e, em seguida, criar os dois pais. Portanto, eles são baseados na aparência do seu personagem, embora a matemática específica envolvida esteja um pouco além de mim. Tínhamos tecnologia semelhante em nossos jogos anteriores.
Emil: Sim, totalmente. Assim como fizemos em Fallout 3 com seu pai, e em Fallout 4 com seu filho, em Starfield, se você pegar o Kid Stuff Trait. seus pais são baseados em você. Sem spoilers, mas acho que os fãs vão realmente apreciar os atores que temos para interpretar esses papéis. E eles simplesmente se interessam, é incrível. (Ah, e sim, você pode conseguir… coisas)
Para aqueles de nós que nunca jogaram um jogo BGS e começarão com Starfield, que informação devemos saber para tornar a experiência mais impactante desde o início? Quão profundo devemos criar a história de fundo de nosso personagem antes de começarmos o jogo?
Emil: Sempre fazemos nossos jogos para fãs antigos e novos. Então você pode entrar sem nunca ter jogado um título da Bethesda antes.
Will: Embora comecemos você no mesmo lugar, o que aconteceu com você antes do início do jogo depende totalmente de você e de sua cabeça.
Emil: Mas gostamos de olhar para isso menos como um jogo e mais como viver no universo que criamos. Portanto, acomode-se, siga seu próprio ritmo e, em breve, você aprenderá todos os sistemas e se aventurará pelos Sistemas Colonizados da maneira que escolher. Quanto a entrar na história de fundo de um personagem, isso depende inteiramente de você. Eu sou tudo sobre esse cânone de cabeça. Por exemplo, meu personagem mais recente é um trabalhador chamado Mitch Dombrowski. Ele é um caminhoneiro espacial robusto e de boa índole e, embora faça o que for necessário para se defender, nunca atirará primeiro. Ele é como o doce irmão mais velho de Han Solo. E sim, existem Características e Antecedentes que suportam esse tipo de coisa.
Will: Existe um sistema de Características e Antecedentes que permite especificar mais sobre você, mas você também pode selecionar um histórico anônimo e sem características, se desejar. Em termos de se você nunca jogou um jogo BGS antes: tente qualquer coisa! Somos uma simulação, assim como um RPG, então tentamos apoiar o jogador fazendo o que ele quer o máximo que pudermos.
Como funcionará o sistema de carga contrabandeada? Podemos escondê-lo em algum lugar do nave e vendê-la por mais dinheiro depois?
Will: Certos itens são considerados “Contrabando” e você precisará contrabandeá-los passando por naves de segurança que estão em órbita de assentamentos importantes.
Emil: Existem itens específicos que são considerados contrabando, o que significa que são praticamente ilegais em todos os lugares. E sim, você pode ocultá-los usando módulos de naves especiais que você pode comprar. Então, você sabe, não seja pego com esses órgãos colhidos. A economia é fixa, mas os preços dos bens comprados e vendidos podem mudar com base nas Habilidades que você escolher.
Haverá um sistema prisional se cometemos crimes?
Will: Sim, você pode optar por ir para a cadeia ou pagar uma multa quando for preso (ou até mesmo resistir à prisão e tentar escapar).
Emil: Sim. The Settled Systems é mais parecido com Skyrim do que Fallout 4’s Commonwealth a esse respeito. Há civilização, há governo e há leis. E em alguns casos, nós realmente exploramos os temas de crime e punição em nosso universo futurista.
O tempo vai passar quando não estiver no jogo? Por exemplo, minhas rotas comerciais, postos avançados e operações de mineração continuarão a produzir ou isso só ocorrerá durante o jogo ativo?
Emil: O sim só roda quando você está jogando ativamente. Nada de dormir no trabalho!
Will: Somente quando estiver jogando ativamente.
Você pode ser um agente duplo no jogo? Por exemplo, se você ingressar nas Colônias Unidas, também poderá ingressar na Frota Carmesim e fornecer informações às Colônias Unidas? E quais facções têm esse recurso se o fizerem?
Will: Todas as facções jogáveis podem ser completadas independentemente. O enredo Crimson Fleet apresenta você como um agente secreto dentro da Frota em nome da UC SysDef (um ramo militar específico das Colônias Unidas), mas trair a Frota ou a UC SysDef é uma escolha que você fará.
Emil: Ha! Isso é exatamente o que você pode fazer – se infiltrar na Crimson Fleet para UC SysDef! É específico para essa linha de missão. No estúdio, fui (meio de brincadeira) acusado de fazer referência a filmes que algumas pessoas nunca viram, porque sou velho. Então, com esse enredo em particular, a inspiração foi muito o filme Donnie Brasco, que é a história real de um agente do FBI que se infiltra na máfia. QUÃO LONGE VOCÊ IRÁ?!
Dependendo das características selecionadas durante a criação do personagem, será possível jogar o jogo em um ‘modo pacifista’, ou seja, sem matar ninguém, ou mesmo potencialmente, nada?
Will: Não posso garantir que todas as missões possam ser concluídas no modo pacifista, mas temos alguns sistemas que ajudarão. Um sistema é o nosso jogo Speech Challenge, onde você pode persuadir alguém a fazer algo como não lutar contra você. O jogo de desafio de fala é adicionado em momentos específicos do script e tentamos adicionar um na maioria das missões em que personagens importantes o confrontam.
Emil: Então, conversamos sobre isso desde o início durante a pré-produção, se apoiaríamos totalmente ou não uma jogada “não letal”. Percebemos que, por vários motivos, isso não era totalmente viável. Agora, dito isso, existem algumas boas opções não letais, seja pelo diálogo ou pelo uso de uma arma não letal. Eles podem ser usados em certas situações, honestamente em muitas situações, embora eu não possa dizer confortavelmente que você pode completar o jogo inteiro sem matar nada. O Settled Systems é principalmente civilizado, mas pode ser um lugar perigoso se você estiver saindo do caminho comum. E você está absolutamente saindo do caminho comum!
Quais são as crenças e a história básica das religiões às quais podemos aderir (Sanctum Universum, Iluminado, Grande Serpente)?
Emil: Ok, então este…
Will: Sim
Emil: As religiões IRL existentes fazem parte do universo Starfield (com pessoas de todas as religiões e denominações por aí), mas não nos concentramos nelas. Em vez disso, destacamos três novos específicos para o jogo.
Will: O Sanctum Universum tem apenas algumas décadas em nossa linha do tempo, mas ganhou muito destaque. Eles acreditam que Deus está lá fora, em algum lugar do universo, e que a capacidade da humanidade de viajar pelas estrelas nos aproxima de Deus.
Emil: Sanctum Universum – Os membros, chamados de “Universais”, acreditam que Deus existe em algum lugar do universo. Que um poder superior está guiando todos nós. Especificamente, eles acreditam que a capacidade da humanidade de viajar pelo universo e dar um salto gravitacional é a maneira de Deus dizer: “Estou aqui. Venha me encontrar.”
Will: The Enlightened é um grupo ateu que se concentra no trabalho humanitário e comunitário. Eles acreditam que a vida é algo pelo qual cada pessoa deve assumir a responsabilidade, de modo que, se queremos que o mundo seja um lugar melhor, temos que fazê-lo.
Emil: O Iluminado – Essas pessoas são essencialmente ateus organizados. Eles não acreditam em nenhum tipo de poder superior. Em vez disso, eles ensinam que os seres humanos devem cuidar uns dos outros e praticam o que pregam por meio de vários programas comunitários.
Emil: Casa Va’ruun – Ho boy. Então, no jogo, você não tem certeza de qual é a verdade completa, mas… a fofoca entre os guardas é a seguinte: uma nave-colônia parte para um novo mundo, fazendo saltos gravitacionais ao longo do caminho. Após um dos saltos gravitacionais, um dos passageiros afirma que passou esse tempo em comunhão com uma entidade celestial conhecida como a Grande Serpente. O que foi alguns segundos para todos os outros foi… muito mais para ele. E ele trouxe de volta um mandato, que é basicamente, “suba a bordo ou seja devorado quando a Grande Serpente circundar o universo”. É verdade?? Eu não estou dizendo. Portanto, no jogo, às vezes você enfrenta fanáticos da Casa Va’ruun (como um grupo inimigo), e essa é a motivação deles. Recentemente, tatuei o logotipo da Casa Va’runn em meu pulso. Então, sim, eu gosto deles.
Quantos companheiros no total poderemos recrutar?
Will: Existem mais de 20 personagens nomeados que podem se juntar à sua equipe. Quatro deles são da Constellation e têm mais história e interação com o jogador, mas todos os personagens nomeados têm seus próprios antecedentes e podem segui-lo (e carregar suas coisas).
Emil: Mais de 20 no total, e realmente focamos nos membros do Constellation. Quando começamos a pré-produção de Starfield, olhamos para trás em nossos jogos anteriores e percebemos como os companheiros eram populares e eficazes. Portanto, eles eram uma grande prioridade para nós e realmente queríamos vinculá-los diretamente à missão principal. Existem alguns momentos realmente grandes com eles especificamente. Também devo mencionar que nosso elenco de vozes é incrível. Ainda não divulgamos a lista, mas pode ter certeza que tem muitos atores talentosos dando vida a esses personagens. (O mesmo para Constelação em geral)
Quando designamos tripulantes para trabalhar em postos avançados, temos que pagar salários a eles?
Emil: Você só paga uma vez. Na verdade, experimentamos pagar a eles salários regulares, mas no final decidimos ter apenas um custo adiantado. Há muito o que fazer em Starfield, e queríamos minimizar o que o jogador tinha que acompanhar constantemente.
Will: Sim. Pagamento único (que você pode usar o jogo de desafio de fala para negociar. Algumas características também afetam o custo)
Nossos companheiros poderão subir de nível suas vantagens? As vantagens deles se acumularão com as nossas?
Will: Toda tripulação começa com um conjunto de vantagens em níveis específicos. Então você pode encontrar um personagem que é especialmente bom em rifles e contratá-lo para cuidar de sua retaguarda. Ou você pode encontrar um especialista em astrodinâmica que aumentará seu alcance de salto gravitacional quando designado para sua nave.
Emil: Eles não sobem de nível, mas vêm em níveis diferentes, dependendo do companheiro. Bem, nós os chamamos de Habilidades em Starfield. E eles se acumulam com os seus, quando relevantes. Alguns estão lá para dar sabor, para destacar o passado e os interesses dos companheiros. Mas você realmente sentirá o benefício dos relacionados à nave e ao combate. Aumentar seus escudos ou ver seu companheiro disparar com uma arma em que é proficiente são momentos muito agradáveis.
Quais são suas partes favoritas do jogo?
Emil: Enviando! Mas falando sério, pessoal. Por causa da minha posição, minha experiência é um pouco diferente da sua. Não vou falar por Will, mas pessoalmente, vi todas as missões, todas as cidades, todos os principais conteúdos do jogo em todos os estágios de desenvolvimento. Portanto, minha resposta é influenciada por isso. Para mim, o verdadeiro prazer é ver como todos eles evoluíram para as versões que são hoje – as versões que todos aqui vão jogar. Eu tenho uma verdadeira queda por Neon. Conseguir destruir aquela cidade deu muito trabalho para muitas pessoas diferentes, e o resultado é, realmente, o assentamento cyberpunk que eu sempre esperei que fosse. Eu também amo todas as linhas de missão. Acho que são os melhores que já fizemos. Os designers deste projeto o mataram totalmente.
Will: Adoro encontrar conteúdo que ainda não vi ou que esqueci. Nossos jogos são tão grandes que provavelmente ninguém viu tudo, mesmo depois de todas as nossas passagens e níveis de revisão. Nossas missões realmente evoluem ao longo do desenvolvimento e é ótimo ver como todos contribuem para elas (designers, animadores, dubladores, iluminação, tudo).
Que livros ou filmes tiveram grande influência em algumas das missões?
Will: Sou um nerd de história, então na verdade ouço muitos podcasts como Hardcore History e The History of Rome. Embora nosso jogo seja ficção científica, gosto de como os historiadores podem contar como os seres humanos reagem a circunstâncias extremas (como guerra, fome e avanços tecnológicos), e você pode imaginar como reagiríamos a circunstâncias semelhantes em um cenário fictício ( apenas em uma escala maior).
Emil: Bem, eu sou uma criança do final dos anos 70 e início dos anos 80, e tenho boas lembranças da ficção científica daquela época. Star Wars, OG Battlestar Galactica, Space: 1999, Buck Rogers, Battle Beyond the Stars, Ice Pirates… e não vamos esquecer o clássico que é Metalstorm: The Destruction of Jaryd Syn. Acho que realmente vi aquele em 3D. Mas também muito material de ficção científica “mais inebriante”, como os escritos de Arthur C. Clarke e Robert Heinlein, ou filmes como Contato, Interestelar, 2001: Uma Odisséia no Espaço e até mesmo Horizonte de Eventos. Em todos esses exemplos, você percebe que o espaço sideral é duas coisas: 1.) Uma fonte de mistério e maravilha, às vezes terror E 2.) Uma página em branco gigante na qual você pode escrever qualquer história. E escrevemos muitas histórias MUITO diferentes em Starfield.
Quais são alguns pequenos detalhes favoritos em Starfield para adicionar à imersão?
Emil: Acho que o que realmente amo é que, embora os humanos vivam no espaço e nossa estética seja muito “NASApunk”, este é um universo muito vivido. E você pode vê-lo em todos os lugares. Você sabe, todo mundo adora os sanduíches. Mas são os livros que estão por aí, as notas nos quadros de avisos, a narrativa ambiental em que nossos designers de níveis e artistas mundiais são tão bons. Amo totalmente o trabalho de nossos dubladores também. E a música. E efeitos sonoros. E roupas.
Will: Eu olho muito de perto para todas as nossas roupas. Você pode ver materiais, especialmente nos trajes espaciais (os membros do Constellation têm patches em seus trajes espaciais e estão vinculados às habilidades que possuem). Nós também amamos botões. Há muitos botões.
Emil: Botões! Nós amamos nossos botões.
Qual é a história dos mechs?
Emil: Ooooooo os mechs. Um bom. Então, mostramos isso um pouco em um dos curtas de animação. Os mechs são sobras da Guerra da Colônia. (Observe que é Colony War e não Colony Wars. Singular) Ambos os lados, United Colonies e Freestar Collective, tinham mechs. Mas o Freestar Collective realmente os dominou. As Colônias Unidas também tinham mechs, mas também contavam com as bestas alienígenas controladas de sua divisão Xenowarfare. Ambos foram proibidos com o Armistício que encerrou a Guerra da Colônia. Ambos foram proibidos com o Armistício que encerrou a Guerra da Colônia. Não estou dizendo que há um antigo campo de batalha mecânico no jogo. Estou digitando.
Com as perguntas e respostas encerradas, podemos voltar a aguardar a chegada do lançamento oficial do jogo. Atualmente, Starfield está programado para ser lançado em 6 de setembro de 2023. Quando o jogo chegar, você pode esperar que este jogo esteja disponível para PC, Xbox Series X/S e o serviço de assinatura do Xbox Game Pass.
Se sua pergunta em particular não foi respondida, ainda temos algumas semanas antes do lançamento do jogo. Talvez até tenhamos uma nova visão do jogo durante a Gamescom deste mês.