DF testa o Xbox Cloud Gaming contra o serviço de streaming Playstation Plus e os resultados irão surpreendê-lo

Quando se fala em jogos em nuvem, geralmente vêm à mente Cloud Gaming (especialmente fãs do Xbox) e Nvidia GeForce Now. Mas não é comum lermos pessoas falando sobre o serviço da Sony. Os japoneses não dão a isso a importância que parece que deveria ter nestes tempos. Porque sim, cada vez mais jogos são consumidos via streaming e embora a quota de mercado seja pequena, não é algo que deva ser perdido de vista.

O fato é que a qualidade do Cloud Gaming (xCloud) é inquestionável, e isso é dito por quem o utiliza muito, principalmente quando viajo ou quando estou fora de casa. A Microsoft parece ter tirado um pouco o pé do acelerador com esse problema, mas continua a oferecer um serviço excelente na minha experiência.

O Xbox oferece melhor latência e o Playstation melhor qualidade de imagem e fps

Hoje, a Digital Foundry decidiu confrontar ambos os serviços, e realmente parece que há muitos fatores que inclinam a oferecem resultados mistos. Tudo isso apesar de realmente se mover nos servidores Azure da Microsoft. Curioso, para dizer o mínimo.

Porém, quando se trata do que importa, que é latência e desempenho, a Microsoft continua oferecendo melhores resultados. Mas perde quando falamos em qualidade de imagem e versão executada. Parece que o serviço da Redmond roda os jogos em sua versão Series S, enquanto o da Sony roda a versão PS5, oferecendo uma versão melhor e mais otimizada com melhor taxa de quadros por segundo.

Há também uma reviravolta adicional nisso. Não apenas o streaming de vídeo é de qualidade inferior no serviço de jogos em nuvem do Xbox, mas os usuários estão recebendo versões do Xbox Series S de todos os jogos que testei, apesar da confirmação da Microsoft de que os dados do xCloud são construídos em silício do Series X.

Com base em nossos testes, faz sentido que a atual implementação em nuvem do Xbox use uma Series S virtualizada rodando em silício do Series X.

Ainda acho que o segredo é a latência neste tipo de serviço,  e parece que a Microsoft também pensa assim. Não adianta ter uma imagem de um Xbox Series X/PS5 se os controles não responderem rapidamente (isso é reflexo da latência). No mais a demanda também do serviço da Microsoft está alta desde o lançamento do Starfield. Outro pornto importante é que a Microsoft oferece este serviço no Brasil, e a Sony não.

A nuvem do Playstation, que roda nos servidores Azure da Microsoft, está disponível para menos usuários, em menos países e em poucos dispositivos – na verdade, apenas no PS5.  A demanda do serviço da Microsoft já atingiu dois dígitos entre os usuários do Xbox. Claro que é uma tecnologia que ainda tem evoluir para todos, mas entendemos que a latência é o que mais importa aqui.

Fonte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *