Mais e mais informações estão se formando sobre o destino de Days Gone e como a Sony trata os seus estúdios fora dos holofotes. O exclusivo PlayStation desenvolvido pela Sony Bend que estreou em 2019, na verdade, nos últimos meses havia sido o centro de muita conversa na comunidade gamer, quando foi revelado que uma sequência não estava nos projetos da Sony – com o diretor criativo John Garvin que afirmou que o jogo havia sido penalizado por fãs que não estavam dispostos a comprá-lo pelo preço integral.
E é Ross quem voltou ao assunto nestas horas, após a Sony Interactive Entertainment anunciar os resultados alcançados no mercado por seu Ghost of Tsushima, que chegou a 8 milhões de cópias.
Segundo Ross, de fato, a empresa não teria mostrado o mesmo entusiasmo pelos resultados comerciais de seu Days Gone, com a gestão local da Bend fez com que apesar do jogo de zumbis da Sony ter vendido o mesmo passaram a impressão que foi um fracasso.
Segundo o diretor, que saiu da Sony:
“Na época em que deixei a Sony, Days Gone já estava no mercado há um ano e meio (e um mês) e havia vendido 8 milhões de cópias. Desde então, continuou a vender e vendeu mais de um milhão de cópias no Steam. A gestão da empresa local sempre nos fez sentir que foi uma grande desilusão ».
At the time I left Sony, Days Gone had been out for a year and a half (and a month), and sold over 8 million copies. It's since gone on to sell more, and then a million+ on Steam. Local studio management always made us feel like it was a big disappointment. #daysgone #PlayStation https://t.co/KMZr2pGe9r
— Jeff Ross (@JakeRocket) January 5, 2022
Do ponto de vista de Ross, portanto, apesar dos resultados comerciais semelhantes (Tsushima foi lançado em julho de 2020), a Sony Bend teria ficado um tanto desmotivada pela consideração dos gerentes do estúdio, que teriam considerado a resposta do mercado decepcionante.
Quando um leitor perguntou a Ross nos comentários de seu tweet se ele estava se referindo à administração da Bend ou aos andares superiores da Sony Interactive Entertainment, o ex-diretor escreveu “definitivamente local. Não sei que tipo de pressão eles receberam de cima » .
Local for sure. Don't know what kind of heat they were getting from above.
— Jeff Ross (@JakeRocket) January 6, 2022
Outro jogador apontou que algumas análises não exatamente entusiasmadas do jogo provavelmente influenciaram a classificação da Sony, com até mesmo o diretor de criação realmente apontando há algum tempo o envolvimento da mídia Metacritic na polêmica.
Até o momento, Days Gone tem uma média do Metacritic de 71/100 no PS4 e 76/100 no PC. Parece que existe uma pressão na Sony por notas no Metacritic, e se não atinge essa meta os desenvolvedores são punidos.
Yup. Already acknowledged that. But the grief we got was about the sales, not the scores
— Jeff Ross (@JakeRocket) January 6, 2022
Com relação às avaliações, Ross simplesmente comentou “sim, a imprensa não ajudou em nosso caso”. Sem aprofundar o assunto no que é uma simples notícia que relata os fatos sem incursões em opiniões pessoais. Ross, no entanto, apontou que os problemas da equipe “eram sobre vendas, não avaliações de avaliações” .
Development was a long slog, but we were a small team learning how to make our first open world game. All things considered, it's amazing we finished at all.
— Jeff Ross (@JakeRocket) January 6, 2022
Também falando em resposta àqueles que perguntaram se e como o jogo encontrou problemas durante o desenvolvimento, o diretor disse:
“O desenvolvimento foi uma longa luta, mas éramos uma pequena equipe aprendendo a fazer seu primeiro jogo de mundo aberto. Levando tudo em consideração, é fantástico que realmente tenhamos conseguido finalizá-lo ».
A Sony Bend está possivelmente trabalhando em outra coisa e Days Gone é uma franquia que parece que a japonesa quer esquecer, trancá-la em um porão e jogar a chave fora.