Ontem, o Capitólio dos Estados Unidos passou por algumas horas de grande tensão. Enquanto o Congresso confirmava que Joe Biden é o vencedor das últimas eleições no país, centenas de apoiadores de Donald Trump se organizaram para invadir o edifício icônico. Um ato que foi rotulado de “insurreição” e que deixou quatro mortos e uma imagem lamentável da situação política no país. As brigas deixaram todos os tipos de fotografias chocantes, e algumas delas nos permitiram ver quem são os responsáveis por isso. Um deles, de fato, trazia nas mãos o símbolo característico de Dishonored.
Um usuário do Twitter ecoou uma fotografia específica que circulou pelo mundo: nela, três apoiadores de Trump estão parados nas portas do Capitólio. Disfarçado de nórdicos e carregando bandeiras em apoio a Trump, a fotografia nos permite ver mais de perto esses três indivíduos. “É antifascista”, escreveu este usuário, destacando a tatuagem que um deles usa em sua mão esquerda.
I assure you, it’s not https://t.co/v3tMsTwm3I
— Harvey Smith (@Harvey1966) January 6, 2021
O diretor da saga Dishonored, Harvey Smith, foi rápido em intervir na conversa para refutar essa afirmação: “Garanto a você que não é antifascista”, escreveu ele. O símbolo, na verdade, é o mesmo que podemos encontrar na saga da Arkane Studios (agora da Xbox Game Studios): é a Marca do Estranho, que confere habilidades especiais a seus portadores e faz parte da mecânica principal desses videogames.
Batman has arrived @ The Capitol #capitol #Washington #CapitolBuilding #Congress #DC #BREAKING #WhiteHouse #dcprotest #civilwar2021 #batman #potus #CapitolHill pic.twitter.com/9mshL3Jode
— Eddie Haith (@EddiejHaith) January 6, 2021
Não foi o único elemento da cultura popular que se infiltrou neste ataque: outro vídeo compartilhado no Twitter também mostrou alguém vestido como Batman caminhando em direção ao Capitólio.