Em uma entrevista recente com Arimasa Naitoh, considerado o pai do Lenovo ThinkPad, ele disse que ele estava muito interessado no conceito de um laptop portátil dobrável. Quando ele disse isso, muitos acreditavam que faltava pelo menos 10 anos para que isso se concretizasse, mas aparentemente não devemos esperar tanto tempo para isso.
Em discussões com os principais fornecedores asiáticos na semana passada, PCMag afirmou que estão trabalhando em telas OLED dobráveis que devem chegar ao mercado no início de 2019.
Essa ideia não é nova; Tem sido uma visão séria para fabricantes de dispositivos móveis há algum tempo. A Samsung afirmou que lançará um smartphone dobrável no final de 2018. A Huawei também já confirmou que trabalha em algo assim, e falta apenas tirar o espaço que fica entre as telas. Na semana passada, notícias de que a Apple procurou a LG em busca dessa tecnologia tomou os sites tech. A Microsoft supostamente já tem o hardware desse tipo pronto e só está aguardando o Andrômeda ficar pronto para lançá-lo. A própria Lenovo já mostrou um protótipo de um dobrável. Diante disso, os fabricantes de computadores portáteis e smartphones estão agora seriamente focados em encontrar formas de projetar gadgets com tela OLED dobrável ou em dispositivos dobráveis com duas telas.
Quanto aos dispositivos Windows, Naitoh-san imaginou um dispositivo dobrável que poderia ser colocado no bolso. No início, um dispositivo de 7 polegadas provavelmente é mais provável, mas isso ainda é bastante portátil. O que é mais intrigante na ideia de uma tela FOLED (dobrável OLED) é que dá aos vendedores de laptop uma nova forma de inovarem.
Enquanto um smartphone de 7 ou 8 polegadas parece ridículo atualmente, um phablet dobrável poderia realmente mover esse smartphones para o mercado como uma ferramenta de produtividade; Apenas neste mês, vimos o Axon M (foto acima) com tela dupla da ZTE ser lançado, por exemplo. E se os novos laptops com telas FOLED se tornem tão portáteis quanto os smartphones, isso pode mudar a maneira como as pessoas trabalham com eles.
Já podemos imaginar que, se você der a Johnny Ive da Apple, Panos Panay da Microsoft ou os gurus do design, na maioria dos smartphones e fabricantes de PCs, uma nova paleta de componentes para trabalhar, eles poderiam produzir alguns novos produtos móveis maravilhosos no futuro próximo. Saber que esse tipo de componente está prestes a chegar pelas mãos de mais fabricantes dá inda mais entusiasmado com nosso futuro móvel.
Fonte: PCMag
dobráveis.. ta ai um mercado bom pra microsoft investir (já está) o android e ios podem ter evoluído muiiito nos últimos anos, mas no quesito produtividade o windows ainda comanda disparado, o grande problema dele esta justamente em telas pequenas, ter um device q hr “fique grande”, hr “fique pequeno” pode ser o pulo q eles precisavam para conseguir ter um dispositivo de bolso bom
Especialmente agora q o uwp 6.0 tem a mesma quantidade de recursos dos antigos win32/64, faltando somente os devs trazerem seus programas para eles.
A produtividade está chegando aos concorrentes. O Windows ainda é melhor, mas se continuar desse jeito….
pois é mas tá muiiiiiiito mas muiiiiito longe mesmo do q um windows 10 é hj
Produtividade não é o sistema que faz, são os apps que rodam nele.
Hoje o Windows é melhor porque temos o Pacote Office, os produtos da Adobe e por ai vai.
Mas com a própria Microsoft lançando apps para os concorrentes, não podemos garantir que no os demais não chegaram também.
pois é, e geral está produtivo em uma tela de 4 polegadas?
Numa tela de 4 polegadas, nem o Windows ajuda a ser produtivo.
Pois é por isso meu ponto dos dobraveis 😉 só windows
português aqui é triste, cada palavra que vc tem que ignorar! kkk
Quando um software for capaz de aproveitar esses dispositivos será uma opção interessante, mas até agora tudo lançado é inútil.
Quando o sistema absorver todo o poder de processamento desses dispositivos, aí sim valerá a pena. E apenas a Microsoft tem esse sistema multiplataforma e multitarefa. Sejamos sinceros, o Android é um sistema para celulares, assim como o iOS e só…
Vai vir coisa boa por aí, ah se vai. Só não falo por causa do NDA. O time não é bobo, quando todos menos esperarem, virá algo sem precedentes.
OFF: Hoje pela manhã a Nubank lançou seu mais novo serviço chamado Nuconta (Conta Corrente). O atual app para Windows Phone é excelente, mas depois do anúncio da Microsoft, eu duvido eles lançarem app do Nuconta para o Windows Phone, ou pelo menos uma atualização. No FAQ do Nuconta já deixaram claro que é para iOS e Android, enquanto que no FAQ do Nubank (cartão de crédito) é também para Windows Phone (ou superior).
A partir de 2019 teremos boas novidades para o mercado de Pcs compactos e sempre conectados. Mal posso esperar ^^.
Em breve. No momento certo.
Em breve, pois o mundo evolui e as tecnologias vão sendo aprimoradas. Pesquisa e desenvolvimento [P&D] não é feito ao passo de mágica.
Pcs compactos e sempre conectados serão lançados ainda neste ano, 2017.
Tenho minhas dúvidas, mas em 2019 é certo de propagação em boa parte das empresas de hardware.
Posso está errado, mas não boto fé nesses dispositivos dobráveis. Nem com Windows, bem com o iOS, nem com Android.
Para mim é apenas uma tela a mais para quebrar, é uma parte móvel a mais para da problema.
De gente atrasada e que puxa tudo para trás, o mundo está cheio!
Os fabricantes já se vacinaram com a tv 3d e o tablet (cada vez mais sumido).
Exatamente. 3D e Tablet pareciam ser boas ideias, e vimos o que acontecemos.
Nas minhas atividades esportivas vejo muitas pessoas caminhando e correndo ouvindo música e com o celular colocado naquela bolsinha que colocam no braço. Da mesma maneira vejo pessoas pedalando com o celular dentro dos alforjes ou em estojos específicos no canote da bike. Esses dispositivos atenderão a essa parcela da população?
Vixi, acabei de confirmar com a Nubank, o app para nosso SO foi realmente descontinuado e não receberá mais atualização de recursos. Queria assinar o Rewards, mas não é possível, tampouco o NuConta. Infelizmente.
Não sou usuário Nubank, mas não existe o acesso via web para esses recursos?
Pior que não, kra. O máximo que pode fazer pelo site é logar na conta e ver as movimentações e limites. Eles exigem que tudo seja feito pelo app.
Tendência daqui para frente. Já não tenho mais acesso ao APP Itaú com Itoken, em breve o Santander fará a mesma coisa (já recebi o comunicado) e vida que segue. Infelizmente.. precisando usar.. o recorre-se à Android ou Iphones ou notebooks ou algo do tipo. Infelizmente é aguardar e ver o que surgirá.
Pois é, duro é que como as instituições não disponibilizam atualização para W10M, então ele vai se tornando cada vez mais inútil. Ao logo desses últimos anos, vários apps muito importantes pra mim foram retirados da loja ou não receberam mais atualizações.
Infelizmente, o W10M hoje (“linha 32 bits” hehehe) já se foi. E as grandes Instituições não vão abraçar o cadáver por causa de nós. É uma pena 🙁 Não sei dizer se foi uma decisão acertada da MS, mas o que resta mesmo é esperar… esperar.. e ir usando o que se tem à mão 🙁
Sobre a decisão da MS, eu penso o seguinte: se está dando prejuízo, acho que tem que ser humilde o suficiente para admitir perante ao público e seguir adiante, seja encerrando o suporte, seja tentando outras abordagens. Essa penca de fanboys raivosos não sustenta financeiramente uma empresa do porte da MS, tampouco um SO como o W10M. Não culpo o Balmer pela aquisição da Nokia, pois naquele momento essa parecia uma boa decisão (sem contar que, apesar da última palavra ser dele, ninguém levanta pela manhã disposto a comprar uma empresa gigantesca sem o crivo de acionistas ou pessoas de cargos mais altos), ainda que não saibamos se internamente essa decisão foi ou não algo imprescindível para a entrega de algo tangível, e também não culpo o Nadella.
O WP está morto, pois uma nova abordagem chamada W10M foi experimentada e infelizmente também não deu certo para o mercado, mas agora este também está morto, então vamos ver qual será a próxima abordagem, estou animado e ansioso, mas terei que procurar algo que me atenta no dia a dia.
Sensatas palavras amigo. Digamos que a Microsoft perdeu o timing do Mobile.. Veio aí do 6.5 para cá.. recriando suas APIS, deixando retrocompatibilidade para trás (entram na jogada inversa o Android e o IOS) e estamos aqui.. pelo menos em suas palestras, Ballmer era Developers Developers Developers na veia. Internamente não sei o que aconteceu, mas chegou o Indian man e estamos aqui.. Fico pensando como teria sido um W10M 64 bits (Apple e Google se movimentaram nesse sentido).. Temos aí o ARM, aguardando uma tecnologia de bateria eficiente e a Microsoft mirando nesse detalhe, só que por momento em segundo plano (leia-se aqui “”””celular””””). Não sei se essa lacuna deixada por ela foi uma decisão acertada. O que sobra? Apps MS nos concorrentes.. e estamos aqui…
Isso me lembra uma frase (inclusive da qual pouco antes de dizer eu me fodia todo, a última vez eu quebrei a perna em dois lugares Kkkkkkkkkkkk) :
“Tentar e falhar é pelo menos aprender, deixar de tentar é sofrer a inestimável perda do que poderia ter sido.”
Anotei a frase hein kkkkk é nessa vibe aí. Pooode ser que deem a volta por cima de maneira fantástica, e muita gente vai trocar de opinião (ou não).. o problema é ter que esperar algo que não está concreto e cheio de incertezas no momento
O Santander agora obriga o usuário a ter um Android e com sistema atualizado. Mesmo via PC, é obrigatório usar um ID que fica no APP e só. Absurdo isso!
Como dizem por aí.. o Windows Mobile 32 morréu… logo, sobram IOS e Android… e o Santander obriga mesmo.. tive que arrumar um Android capenga.. para conseguir pagar contas no PC… fazer o que… Vamos no “Em Breve” da Microsoft.. é só que dá para fazer mesmo.. a hora que sair.. saiu..