Do Android para o Windows 10; Do Windows 10 para o Android – O casamento aconteceu

htc-One-Windows-Phone-vs-Android

Durante a Build 2015, o Windows Club postou uma matéria sobre aplicativos do Android e iOS sendo executados no Windows 10 baseados na portabilidade, e muita gente ainda duvidou. Esta matéria tem o intuito de explicar como isso funcionará, e não se preocupe, vamos utilizar fontes confiáveis para os nossos argumentos.

Antes de tudo, entendam que o Windows Phone sofre um déficit significativo no que tange aos aplicativos. A Build 2015 foi vista por muitos como a última chance da Microsoft conquistas os desenvolvedores do Android e iOS para a plataforma Windows.

Paul Thurrott vs The Verge

Foram diversos rumores relando que o Windows 10 emularia aplicativos do Android. Vimos Paul Thurrott afirmar isso ontem, também vimos o The Verge afirmar que existiria apenas uma portabilidade facilitada de aplicativos do sistema do Google ao Windows Phone. Então quem faltou com a verdade? Ou quem se enganou? A resposta é simples: Nenhum dos dois. As fontes permaneceram confiáveis.

Do Android, só queremos seus aplicativos e nada mais. Quem opta pelo Windows Phone procura um sistema mais estável, melhor desenvolvido para aproveitar o que o hardware pode oferecer, com menor fragmentação, com raros travamentos e com forte segurança. E isso deve permanecer.

Mas a verdade é que foi afirmado na Build e por sites como o WPoweruser, Gizmodo Brasi entre outros que o Windows 10 teria um subsistema do Android. Mas o que isso significa?

Do Windows 10 para o Android

android-windows-10

No início da conferência, a Microsoft demonstro novidades de cair o queixo quando ao Visual Studio. O programa é capaz de criar aplicativos para Windows Phone, e não só, por ele é possível fazer uma espécie de simulação do Android. O recurso serve para demonstrar como um aplicativo ficará nos smartphones que não são Windows. A novidade facilitaria o desenvolvimento de aplicativos para Windows e a exportação para o Android e também para iOS sem muito trabalho.

Em outras palavras, crie um aplicativo para Windows 10 e faça a adaptação facilmente para o Android e iOS. Outro destaque importante é o Visual Studio será completo e gratuito para Linux, MAC (Apple) e até mesmo através da nuvem.

Do Android para o Windows 10

windows-store-beta-smartphones

Aqui a coisa muda de figura, como dito acima a Microsoft incorporou ao Windows 10 um subsistema do Android, e desse modo será fácil para os desenvolvedores se valerem do código Java e C++ para portarem apps para o Windows.

Ora, vocês acham mesmo que seria tão simples para a Microsoft criar uma ferramenta que converta aplicativos do robô verde como um passe de mágica? Sem qualquer intervenção dentro do código do Windows 10?

A tecnologia chamada de Astoria fará com que aplicativos modificados do Android rodem no sistema da Microsoft. E claro que existe um forte receio dos desenvolvedores utilizarem a linguagem do Android como principal, daí o forte razão dos comentários feitos por Thurrott.

Do iOS para Windows 10

Aqui a portabilidade pode ser mais trabalhosa, já que não existe um subsistema do iOS no Windows 10. E já temos na prática algo que pode comprovar isso. Na Build, foi dito que Candy Crush foi portado assim para o Windows Phone, e sabemos o quanto isso demorou.

Conclusão

O casamento foi bom ou ruim? Na nossa opinião, foi a saída mais acertada para a Microsoft. Estamos enxergando um horizonte onde aplicativos não serão problemas ao Windows para tablets e smartphones. Isso tem tudo para ser um tiro no pé do Google. Porém vamos ter que aguardar um pouco mais para saber se os desenvolvedores irão aderir e se a Microsoft vai continuar com o rigoroso controle de qualidade da loja.

E repetimos, do Android ou do iOS o que cobiçamos são alguns aplicativos e não suas falhas ou restrições. Vimos a Continnum para Windows 10 Mobile em ação, temos uma plataforma unificada em mãos e uma evolução absurda em termos de recursos no Windows 10. Sem dúvidas, vamos receber um sistema sem precedentes, armado até os dentes para concorrente nenhum colocar defeitos, cabe agora a Microsoft caprichar no hadware dos próximos aparelhos, principalmente do iminente top de linha.

Fone: WPoweruser, Gizmodo Brasil

45 comments on “Do Android para o Windows 10; Do Windows 10 para o Android – O casamento aconteceu

        1. O Windows 10 NÃO vai rodar aplicativos do Android.
          Haverá uma ferramenta para converter os aplicativos para o Windows 10.
          Essa ferramenta vem para estimular os desenvolvedores a criarem seus aplicativos também para Windows

          1. Sim mas ele estará apto a ler essas modificações minimas no Windows 10 devido a sua biblioteca adaptada.

  1. Nossa..”do Android ou do iOS o que cobiçamos são alguns aplicativos e não suas falhas ou restrições”, ” Quem opta pelo Windows Phone procura um sistema mais estável”. Exagerou bastaaaaante ai hein. Mas de qualquer maneira, o jogo da microsoft foi muito bom. Tomara que os desenvolvedores abracem tal opção e pa* no c* do snapchat que ja é fato que nao vai querer portar kkkk

    1. Ja usei todos (ate mesmo Blackberry) como meu principal smartphone hoje afirmo que Windows Phone é a melhor escolha. Meu ultimo iPhone: 5S

        1. Vc tb afirma que há exagero pq vc acha. Mas será que é um usuário cotidiano do windows phone? Será que usou a fundo as três plataformas? Sabe se o Rafael usou? Parece mais ceticismo desmedido ou alerta de fan boy foi ligado.
          Talvez a notícia puxe mais para o lado do windows, porém não é mentira que o sistema é bom. Muitas vezes melhor que os outros, isso, contudo, não quer dizer que ele é o “melhor”.

          1. Eu digo que é exagero pq quem escreveu esse texto falou com um fanboy de windows que nao sabe de nada das outras plataformas. Sei que o sistema eh bom. Eu ainda acho que tem potencial para ser melhor que o android. Potencial. Depende da microsoft. Uso wp uns 3 meses, depois uso 3 de android e por ai vai. To assim ha quase 2 anos. A experiencia de uso no android ainda acho muito melhor. Isso sem contar os aplicativos. Isso nao é questao de achar. É um fato.

          2. Fato que é realmente melhor é difícil dizer. O Android pode ser melhor para vc, mas quem usa mesmo sabe das suas deficiências, principalmente em smartphones básicos e intermediários. O uso somente é fluído e completo em smarts tops, e mesmo assim não dura muito.
            Já o windows phone tem seus defeitos se vc o comparar para o fato de ser mais fechado que o Android, agora para sua proposta de usabilidade, atualização e satisfação por um tempo maior e em smartphones de todas as categorias, a resposta de positiva é bem maior que a do Android. E isso é fato. Até hoje os smartphones android que mais me satisfizeram tanto quanto os wp foram os nexus.
            Já o IOS tem uma experiência muito boa, melhor que ambos. Tive iphone e agora to com um ipod touch 5. Posso dizer que ele bate meu Nexus 7 2013 em satisfação de uso e aplicativos por ser bem ultrapassado, mas rodar jogos pesados e com ótima experiência.
            O WP, para mim, tá mais próximo do IOS do que do Android. E para mim, isso é um fato muito bom.

          3. Sim. O fato de o android ser open e rodar até na parede da minha casa é algo ruim. Em celulares basicos eu nem arrisco android. Ja intermediario dependendo do celular. Há um mes eu escolhi um Wp básico para minha mãe pq pelo preço que paguei, android so ia dar dor de cabeça. Ja o WP nao. Agora quanto ao iOS é muito mais comum tem um experiencia boa pq sao poucos aparelhos e a apple só lança high end. Mas por exemplo, há varias reclamações de travamentos no 4s no iOS 8. Mas no geral, o melhor será sempre o seu preferido. Eu por exemplo estou com android (nexus 5. Top de 2013 mas dá uns lagzinhos bobos as vezes) esperando o wp ficar usável pra mim, pq convenhamos: parece que ele foi feito com pressa. O menu de configurações é tosco, desorganizado, feio. O discador nao permite edição no meio dos numeros..enfim, voltando ao assunto, torço muito pelo windows 10 e to esperando ver se vai ficar bom mesmo, com mais apps completos. Ai eu devo voltar pro windows phone pq realmente ele é meu favorito, mas usar do jeito que ta, pra mim nao da.

      1. o IOS em aparelhos “antigos” têm níveis elevados de reclamações. Android nem se fala. Dos 3 o mais estável sempre foi o Windows Phone por funcionar melhor até mesmo em aparelhos de baixíssimo custo.

        Estou falando do Windows Phone e não do Windows 10 em forma de preview.

        O problema é que acham que a grama do vizinho é sempre mais verde. Eu uso os 3 sistemas, e tenho amigos logicamente que estão em outras plataformas. Pelo menos essa é a minha experiência.

        1. O problema foi a forma com que o post colocou os sistemas, o que não e nada anormal em um site onde se compara o lumia 830 ao iphone 6.

    1. Assista novamente o vídeo e preste atenção quando ele fala : “To make this possible, Windows Phone will include an Android sub system.” Traduzindo: Windows Phone vai ter um sistema Android rodando em background.

  2. No site do Tecnoblog, há um artigo do Paulo Higa onde ele explica direitinho como vai ser essa conversão Android >> Windows 10, iOS >> Windows 10.

  3. Espero que mantenha a qualidade dos apps,e não fique igual o Android, tem milhões mais milhares não tem qualidade!!é esperar p ver!!!

  4. Tem gente que não entendeu.
    O Windows 10 NÃO vai rodar aplicativos do Android.
    Haverá uma ferramenta para converter os aplicativos para o Windows 10.
    Essa ferramenta vem para estimular os desenvolvedores a criarem seus aplicativos também para Windows

  5. To até com dó de como vai ficar meu 520 se o W10 fica pesado demais pois se optimizarem pra rodar de boa 512 de ram com dual core certamente será quase que imbatível esse W10 da Microsoft que promete ser a evolução que pode consolidar o WP

  6. Desculpe-me, nas escreveu, escreveu e não esclareceu nada. Afinal o Dev precisará fazer modificações nos Apps do Android ou não? Se não, então vou entrar na Play Sore e baixar qualquer App diretamente e instalar no W10? Se sim, então não será mais um App para Android e sim um App para W10, mesmo usando parte dos códigos do OS da Google.

    1. Lógico que a Microsoft não deixaria a loja do Google em seu sistema. Isso está fora de cogitação.

      Os desenvolvedores podem pegar os códigos de seus aplicativos atuais e porta-los para o Windows 10 através das novas ferramentas, isso será muito fácil. Sabe qual o segredo da Microsoft? É que no Windows 10 tem o subsistema do Android, dessa forma ele já identifica fácil uma boa parte do código do Android sem precisar que o desenvolvedor tenha trabalho.

      Porém, assim como na loja da Amazon, existem APIs exclusivas do Google, neste caso a Microsoft, assim como a Amazon, vai oferecer APIs similares e acabar com a lacuna.

      Entendeu mais ou menos?

  7. Se os desenvolvedores não quiserem fazer apps agora então vao tomar … Pq ficou bem mais fácil. Mas parece q tem uma moda em odiar a Microsoft. Por mim o W10 por si so já vai ser maravilhoso.

    1. Amigo! a questão não é odiar a Microsoft, ela praticamente aprendeu com as porradas que levou no mercado e até com a perda de interesse dos Devs para com o sistema. Só com a liberação do código-fonte do .NET foi um divisor de águas, se a MS tivesse feito o que ta fazendo agora a uns anos atrás, hoje o cenário seria bem diferente. Mas convenhamos… as ferramentas e compiladores open source que a MS vem disponibilizando é um grande passo para as Apps do Windows melhorarem e até o próprio runtime do Windows que ainda precisa melhorar. Agora sim podemos desenvolver aplicativos com uma experiência de navegação bem melhor no Windows, e até mesmo parecido com o iOS e Android. (não tô dizendo que vai ser igual)

      1. Hmmm. Não entendo de desenvolvimento mas eh pq a anos vejo a internet parece q virou moda falar mal da MS. Mas como falei tem coisas ai que não eh do meu entendimento..

        1. o “ódio” todo é porque são tudo um bando de pau no c** e não sabem nem 1% do que se pode fazer no Windows, é aquela história… um fala mal e outro vai na corda -_- nem perco mais tempo discutindo isso

          1. Certo. Tava pensando… A Google q desdenha do wp se promoveu em cima do Windows e do pc, muita gente que critica o Windows hoje passou a vida usando o mesmo, cuspindo no prato que comeu…. Mas eh a.vida. Bora w10.

      2. Mas me diz uma coisa… Uns defendem que a Microsoft abra mais seus códigos… Mas se vc desenvolve algo por seu esforço pq iria dar de graça por outros? Talvez vc possa me explicar e eu possa entender isso.

        1. Como eu disse, o cenário antigamente era outro e a MS nem sonhava em dar o código-fonte do .NET para a comunidade open source, o que eu tô falando aqui é que antes ninguém se interessava nas ferramentas da MS porque era pago, e logo em seguida o mercado mudou (mobile) e passou-se a desenvolver com ferramentas grátis na comunidade. Hoje a MS tá dando tudo de mão beijada pros Devs criarem a partir do .NET e C# e vários compiladores de C# como o Roslyn que foi disponibilizado também.

  8. Agora não vai mais ser preciso fazer PCL nas Apps, um App Android agora vai ser facilmente portado para Windows 10 sem muita delonga. Lol quem diria heim Microsoft ???? Disponibilizando o .NET para iOS e Linux

  9. Meu amigo parece que vc esteve assistindo o Pica-Pau e nao a apresentação da MS , kra a matéria ta toda distorcida .

    1. Digite “Subsistema Android” no Google e verá várias matérias sobre isso.

      É que tentando aprofundar demais o procedimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *