DOOM: The Dark Ages recebeu a atualização Path Tracing, e a Digital Foundry criou uma análise comparativa para destacar as diferenças com o ray tracing regular, bem como testar o impacto que essa atualização tem no desempenho do jogo.
De acordo com Alex Battaglia, DOOM: The Dark Ages é o título de path tracing mais leve disponível atualmente, mas está claro que a tecnologia sofisticada tem um impacto significativo na taxa de quadros, produzindo uma queda quantificada em torno de 39%.
Visualmente, é impossível notar qualquer mudança durante as cenas, que usam efeitos especialmente projetados, mas nas sequências do jogo, o Full Ray Tracing acrescenta muito às imagens, embelezando substancialmente as superfícies e reflexos.
O Path Tracing também introduz um gerenciamento avançado de iluminação global, com um número significativamente maior de reflexos de luz do que o modo RT padrão: isso se traduz em interiores mais vívidos e realistas, onde a luz solar consegue penetrar através de janelas e rachaduras para atingir espaços que antes eram deixados com pouca luz.
Alcançando rapidamente três milhões de jogadores, DOOM: The Dark Ages se confirma como uma referência tecnológica , e nesse sentido a atualização que introduz o Path Tracing coloca o shooter da id Software para competir com as melhores produções atualmente no mercado.
Em comparação com o Full Ray Tracing de Cyberpunk 2077, de fato, o título produzido pela Bethesda parece decididamente melhor otimizado e capaz de manter grande escalabilidade.