Depois das suspeitas iniciais vem a certeza: a Deviation Games fechou as portas, com a informação que foi confirmada nas últimas horas pelo gestor de recursos humanos da equipe, que agora passou directamente para a Sony Interactive Entertainment, sugerindo obviamente que o jogo para Playstation 5 foi cancelado.
Provavelmente você se lembrará da história do estúdio, até porque a colaboração com a Sony para um novo exclusivo do PS5 foi muito anunciada nos primeiros dias do novo console, a partir de 2021, tendo que representar o próximo grande jogo de tiro do PlayStation que deveria bater Halo, mas evidentemente as coisas não aconteceram como esperado.
A Deviation Games foi fundada por Dave Anthony e Jason Blundell, dois veteranos da série Call of Duty com enorme experiência na área dos jogos de tiro em primeira pessoa, pelo que era natural pensar que o novo projecto tinha a ver com o género em questão. Muitos fãs do Playstation achavam que seria a “nova Activision” dos japoneses.
Deviation Games has seemingly closed down, according to employee posts on LinkedIn:
The studio was formed by ex-Call of Duty and Treyarch developers and was working on an original AAA shooter in partnership with PlayStation. pic.twitter.com/P5BtqaCMIN
— Shinobi602 (@shinobi602) March 9, 2024
A equipe e sua colaboração com a PlayStation Studios têm sido muito comentadas desde o início, mas o fato de praticamente nunca termos visto nada sobre o projeto em desenvolvimento, na verdade nunca anunciado com um título preciso, deixa claro como o jogo evidentemente encontrou vários problemas de gestação.
“É com grande tristeza que anunciamos o encerramento da Deviation Games”, disse Kriste Stull em um post no LinkedIn. “Quero expressar minha mais profunda gratidão a toda a equipe, obrigado por seu trabalho árduo, paixão e contribuição para o Deviation, estou extremamente grato pela oportunidade que tive de trabalhar com cada um de vocês.”
A equipe está organizando uma rede para garantir alternativas a todos aqueles que serão demitidos com o fechamento da equipe. A história de um estúdio que parecia estar prestes a lançar o próximo grande sucesso no campo dos jogos de tiro exclusivos para PlayStation termina de uma forma decididamente triste, mas que nunca verá a luz.
As suspeitas de que o jogo exclusivo para PS5 já haviam surgido há um ano, quando a equipe começou a demitir um grande número de funcionários, pelo menos 90 em pouco tempo.