Agora temos a notícia oficial, a E3 2023 foi cancelada, após dias de reboliço sobre quais editoras ainda iriam comparece após tantos estúdios se retirando do evento. A informação foi confirmada por meio de um e-mail enviado pela ESA, proprietária da E3, conforme relatado pela IGN.
A E3 deste ano foi saudada como o grande retorno do evento como um show físico – uma chance de recuperar sua coroa como peça central do calendário de anúncios de videogames, após vários anos de interrupção devido à pandemia de Covid.
Em janeiro deste ano, foi noticiado que Nintendo, Microsoft e Sony não estariam por lá, apesar que a dona do Xbox costuma realizar eventos em sede própria e nada inclusiva com a E3. A Sony está fora da E3 desde 2018, e não voltou mais. Enquanto isso, a forte Nintendo da E3 tinha pouco a mostrar – desde o seu maior jogo do ano, Zelda: Tears of the Kingdom, lançado em maio.
Nos tempos de ouro da feira as três grandes fabricantes de consoles disputavam espaço e a atenção dos jogadores, mas agora já não é mais uma realidade. A Ubisoft decidiu também não participar, inicialmente confirmando que estava a bordo antes voltar atrás. Após a notícia, a Sega e a Tencent também confirmaram que haviam desistido. Devolver também não iria participar. Desse modo, acabou que foi cancelada.
Atualização: ESA e ReedPop emitiram uma declaração oficial, que reproduzimos abaixo:
“Esta foi uma decisão difícil devido a todos os esforços que nós e nossos parceiros colocamos para fazer este evento acontecer, mas tivemos que fazer o que é certo para a indústria e o que é certo para a E3. Agradecemos e entendemos que as empresas afetadas não teriam demos jogáveis prontas e os desafios de recursos tornaram a participação na E3 deste verão um obstáculo que eles não conseguiram superar.