É oficial: a Microsoft levará alguns jogos exclusivos do Xbox para PS5 e Nintendo Switch. É parte de uma mudança estratégica mais ampla dentro do negócio de jogos da Microsoft para expandir os jogos além dos consoles Xbox da empresa.
“Tomamos a decisão de levar quatro jogos para os outros consoles”, revela o CEO da Microsoft Gaming, Phil Spencer, no podcast oficial do Xbox. Estranhamente, a Microsoft se recusa a nomear os quatro títulos, mas a empresa diz que dois são jogos voltados para a comunidade e os outros dois são títulos menores.
Os rumores apontam que serão Hi-Fi Rush e Pentiment, seguidos por Sea of Thieves e Grounded. Spencer afirma que não houve uma mudança na empresa que faz exclusividades do Xbox, mas, ao mesmo tempo, ele também acha que haverá menos exclusividades de console em toda a indústria na próxima década.
“Tenho uma crença fundamental de que nos próximos cinco ou dez anos, jogos exclusivos, jogos exclusivos de uma peça de hardware, serão uma parte cada vez menor da indústria de jogos”, diz Spencer no podcast do Xbox.
A Microsoft está enquadrando essa mudança como apenas quatro jogos com os quais a empresa pode aprender, testando o terreno, se preferir. Mas rumores sugerem que as ambições da Microsoft em jogos multiplataforma são muito mais profundas. Phil Spencer descartou que será Starfield e Indiana Jones.
Spencer confirma que Starfield e Indiana Jones não fazem parte dos quatro primeiros jogos, mas não descarta a possibilidade desses títulos chegarem ao PS5 no futuro. “Não acho que deveríamos, como indústria, descartar a possibilidade de um jogo ir para qualquer outra plataforma”, disse Spencer em entrevista ao The Verge. “Estamos focados nesses quatro jogos e aprendendo com a experiência. Não temos trabalho em andamento em outras franquias. Mas para alguém se levantar e dizer que algo nunca vai acontecer, acho que é como criar mais certeza em um mundo de jogos onde você realmente quer responder ao que os clientes querem e ao que nossos jogadores e criadores estão procurando.”
Portanto, nem todos os jogos do Xbox aparecerão repentinamente em consoles rivais, mas a Microsoft está claramente considerando o potencial para mais no futuro. Spencer disse:
Sim, mas ainda não vimos isso. Obviamente, somos um dos maiores editores de PlayStation e Nintendo hoje, quando você pensa na linha de jogos da Activision Blizzard e Bethesda. Portanto, sabemos o que significa lançar jogos no Steam, PlayStation, Nintendo e Xbox.
Estes são jogos lançados originalmente no Xbox. Eram jogos da marca Xbox e queremos ver o que acontece, porque ir e fazer o trabalho de desenvolvimento para trazê-los para novas plataformas é um trabalho real. Queremos ter certeza de que o retorno faz sentido. Queremos ter certeza de que o público que está lá tem apetite, talvez não.
As reações dos fãs do Xbox informarão os próximos passos da Microsoft. “Eu sempre levo muito a sério o feedback de nossos fãs mais fervorosos”, admite Spencer, que não acredita na ideia de exclusividades sempre ajudando nas vendas de consoles Xbox. “Sabemos hoje que quando as pessoas estão jogando, sua afinidade com sua plataforma tem tanto a ver com seus amigos e onde está sua biblioteca de jogos quanto com qualquer tipo de jogo exclusivo. Eu sei que existe um mundo fictício onde as pessoas pensam que um jogo exclusivo dá início às vendas de uma plataforma, mas a indústria simplesmente não funciona dessa maneira hoje.”
Os fãs também estão preocupados com o futuro do hardware do Xbox, e a Microsoft diz que irá lançar um console de nova geração para ajudar a tranquilizá-los. “Há algumas coisas interessantes sendo lançadas em hardware que vamos compartilhar neste feriado, e também estamos investindo no roteiro da próxima geração”, disse a presidente do Xbox, Sarah Bond, no podcast do Xbox. “Estamos realmente focados em entregar o maior salto técnico que você já viu em uma geração de hardware.”