A EA decidiu abandonar permanentemente a franquia Project CARS e, portanto, bloqueará o “desenvolvimento e investimento adicional” para novos jogos da série de corrida Slighty Mad Studios.
A notícia vem das páginas do GamesIndustry.biz, onde a empresa confirmou esta decisão drástica. A EA diz que os funcionários que trabalham no Project CARS serão realocados em funções “adequadas” às suas habilidades “sempre que possível”, com a promessa de “fornecer o máximo de suporte possível à equipe durante essa transição”. Slighty Mad Studios em 2019 tinha uma equipe de 150 pessoas.
A Electronic Arts tomou a decisão de cancelar a série Project CARS em sua totalidade após a aquisição da Codemasters, considerando improvável que a franquia tenha sucesso ou obtenha uma popularidade comparável às outras marcas de corrida em sua posse.
Um porta-voz da EA disse à GamesIndustry: “Hoje anunciamos uma atualização interna do nosso portfólio de jogos de corrida. Após uma avaliação do próximo Project CARS e seu potencial de crescimento a longo prazo, decidimos descontinuar o desenvolvimento e os investimentos na franquia”.
O porta-voz da EA acrescentou que a empresa se concentrará mais em IP com base em licenças oficiais e jogos de mundo aberto, com a intenção de criar serviços ao vivo duradouros que sabemos envolver grandes comunidades de jogadores.
“Decisões como essas são muito difíceis, mas nos permitem priorizar áreas que sentimos que podem ter mais oportunidades para criar experiências que nossos jogadores vão gostar. Estamos focando em nossos pontos fortes quando se trata de jogos de corrida, principalmente em IP licenciado e experiências de mundo aberto e expandir nossas franquias para serem mais focadas socialmente e com serviços ao vivo de longo prazo que envolvam comunidades globais “.
O primeiro Project CARS foi lançado no PC, Xbox One e PS4 em 2015, com uma sequência chegando às lojas dois anos depois. O Project CARS 3 foi lançado em 2020, mas teve um sucesso significativamente menor do que as iterações anteriores da série.