Ed Fries, que foi um membro-chave da equipe inicial da Microsoft por trás do Xbox, foi recentemente entrevistado pelo canal Xbox Expansion Pass e disse que estava, entre outras coisas, “assustado” com o Xbox Game Pass e o impacto que isso pode ter no mercado.
De acordo com a visão de Ed Fries, o medo deriva do fato de o modelo proposto pelo Xbox Game Pass seguir o mesmo caminho visto pelo Spotify no campo da música e, portanto, poder ter as mesmas consequências, ou seja, uma queda nas vendas de jogos e uma queda nas vendas de faixas musicais individuais no mercado.
Deve-se dizer que Ed Fries deixou a Microsoft logo após o lançamento do primeiro Xbox em 2004, que faz 18 anos e claramente não tem dados para basear sua consideração, mas sua impressão é ditada pela ideia que emerge da música mercado.
Para falar a verdade, até a tendência disso e a suposta influência negativa por parte do Spotify são muito debatidas no momento, então a discussão permanece em grande parte em impressões e considerações subjetivas.
De qualquer forma, na entrevista ele também relata que tem muita fé no trabalho de Phil Spencer e considera o Xbox Game Pass muito positivo do ponto de vista do consumidor, enquanto sua preocupação diz respeito às vendas do ponto de vista dos desenvolvedores e editoras, embora haja não há dados claros, no momento, sobre a possível influência negativa dos serviços de assinatura na venda dos jogos.