Elden Ring acaba de receber o patch 1.09, que traz suporte para Ray Tracing ara PC, PS5 e Xbox Series X. O tamanho da atualização varia de acordo com a plataforma: no PC é igual a apenas 200 MB, enquanto nos consoles chega a 5 GB devido aos shaders pré-compilados incluídos no pacote.
A poucos dias do infográfico com os dados oficiais do aniversário de Elden Rin , a adição do ray tracing sem dúvida surge como uma ótima forma de comemorar o sucesso alcançado pelo jogo até agora, embora no momento a atualização apresente alguma vantagem.
Como você pode ver abaixo, o conhecido modder Lance McDonald de fato falou de diferenças mínimas em relação à versão anterior do Elden Ring, já que o ray tracing foi aplicado à oclusão ambiental e sombras, mas não aos reflexos. No entanto, o DLSS não foi introduzido no PC para atenuar o impacto desses efeitos no desempenho.
First image: ray tracing off. Second image: ray tracing on. Third image demonstrates how RTAO eliminates the glow around the cliff/rock edge in close areas (but not far ones). Basically, it's a very minimal difference. pic.twitter.com/cZ7tE1YJYd
— Lance McDonald (@manfightdragon) March 23, 2023
Em particular, as sombras nos interiores não foram melhoradas – apenas adicionando espessura à folhagem presente no Interregnum – mas o preço a pagar no Windows parece bastante alto em termos de rácios de fotogramas.
Nesta altura, resta-nos aguardar pelas inevitáveis análises técnicas relativas à atualização, que irão esclarecer as reais diferenças e o custo em termos de performance tanto no PC como na PlayStation e Xbox.