A Microsoft parece que deixou escapar um emulador de jogos antigos altamente completo em sua loja para os consoles Xbox One, Xbox Series S e Xbox Series X. Além de tudo é gratuito, ou seja, não precisa habilitar o modo de desenvolvedor ou grandes gambiarras. Basta ir até a loja e pegar o Retroarch69+.
RetroArch é um dos melhores emuladores de código aberto da atualidade, e vai muito além de jogar games antigos do Playstation ou SuperNintendo. Em vez disso, ele busca um leque gigantescos de máquinas e jogos, e pode perfeitamente emular milhares de títulos de plataformas diferentes.
A lista de consoles que podem ser emulados:
- PlayStation 1 (PCSX ReARMed)
- Super Nintendo (SNES9x Next)
- Nintendo Entertainment System (FCEUmm/NEStopia)
- GameBoy/GameBoy Color (Gambatte)
- GameBoy Advance (VBA Next)
- Arcade (Final Burn Alpha)
- Neo Geo Pocket Color (Mednafen NGP)
- Virtual Boy (Mednafen VB)
- Sega Genesis/Mega Drive (Genesis Plus GX)
- Sega Master System/Sega Game Gear (Genesis Plus GX)
- Sega CD / Mega CD (Genesis Plus GX)
- PC Engine/PC Engine CD (Mednafen PCE Fast
- WonderSwan Color/Crystal (Mednafen Wonderswan)
Como funciona o RetroArch?
RetroArch não vem com ROM de nenhum jogo. Os emuladores vêm numa série de pastas, mas você terá que baixar os ROMs separadamente de qualquer outra página da web. Dessa forma, os usuários que usam isso devem baixar os jogos e os consoles e adicionário-los em pastas.
Se você ficou curioso, Retroarch69+ está disponível na Microsoft Store, mas para adicionar os consoles antigos para emular você precisa do Durango FTP que também está na Microsoft Store, e dos arquivos de configuração do Xbox One (One_Config.rar) ou Xbox Series X|S (Series_Config.rar).
Acreditamos que a Microsoft vá removê-lo em breve, é o que normalmente ela faz com os emuladores. Algumas lojas como Google Play Store permite este tipo de arquivo, enquanto outras são mais restritivas.