A Epic Games revelou os primeiros detalhes do Unreal Engine 6 por meio de seu CEO, Tim Sweeney, que durante uma entrevista com Lex Friedman falou sobre os recursos do novo motor gráfico e quando ele estará disponível.
Sweeney indicou um horizonte de tempo de dois ou três anos antes das primeiras versões de pré-visualização do UE6 chegarem, mas o objetivo da empresa já parece claro: unificar as duas almas paralelas do motor, portanto Unreal Engine 5 e Unreal Engine 5 para Fortnite.
O CEO explicou que muitos recursos do UE5 ainda não estão disponíveis para os criadores do Fortnite, também devido às dificuldades relacionadas à sua distribuição em todas as sete plataformas suportadas pelo jogo, e o Unreal Engine 6 terá como objetivo eliminar essa fragmentação.
Mais do que força bruta, em suma, a nova versão do motor gráfico da Epic Games tentará aliar facilidade de uso, escalabilidade e interoperabilidade, oferecendo aos usuários uma experiência de programação simplificada.
Como sabemos, o Unreal Engine 5 introduziu novas tecnologias poderosas que poderiam fazer a diferença, mas que se mostraram particularmente pesadas para o hardware da geração atual: por esse motivo, é possível que a próxima versão do motor tenha como objetivo simplesmente consolidar os vários recursos.
Em resumo, as palavras de Tim Sweeney sugerem uma evolução estrutural, e não tecnológica, para a Unreal Engine 6, sem melhorias substanciais como as feitas na transição das versões anteriores.