A Kojima Productions finalmente publicou uma declaração oficial sobre a questão surreal da identidade equivocada entre Hideo Kojima e o assassino do ex-primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, apoiando a tolerância zero para com aqueles que espalham notícias falsas e também anunciando possíveis ações judiciais nesse sentido.
Como vimos, ontem se espalhou o caso maluco de Hideo Kojima foi confundido com o assassinato de Shinzo Abe. Tudo começou com um tweet muito infeliz de um político de extrema-direita francês, Damien Rieu, que aproveitou para publicar um tweet com as palavras “A extrema esquerda mata”, acompanhado de três fotos de Kojima que o ligariam, no teoria do assunto em questão, com essa área política (a presença do chapéu e do rosto de Che Guevara bastaria para atribuí-lo à extrema esquerda, aparentemente).
De qualquer forma, obviamente foi um grande erro, talvez tenha começado com uma piada ruim espalhada na internet ou algo assim. Depois, Rieu se desculpou pelo incidente, mas ainda afetou a Kojima Productions, que respondeu com uma declaração muito clara sobre o assunto.
#KojimaProductions strongly condemns the spread of fake news and rumors that convey false information. We do not tolerate such libel and will consider taking legal action in some cases. pic.twitter.com/fDi0FR9kB0
— KOJIMA PRODUCTIONS (Eng) (@KojiPro2015_EN) July 9, 2022
“A Kojima Productions condena veementemente a disseminação de notícias falsas (fake news) que levam a informações falsas. Não toleramos tal difamação e consideraremos tomar medidas legais em alguns casos”, dizia o tweet oficial da equipe. Esperamos que não aparecem reportagens que culpam os videogames pelo assassinato do primeiro ministro.