Uma boa quantidade do código-fonte do Windows 10 vazou na web nesta semana. Os arquivos relacionados aos drivers USB, armazenamento e Wi-Fi da Microsoft no Windows 10 foram postados no Beta Archive. O Beta Archive é um site entusiasta que rastreia as versões do Windows e pede aos membros para doarem dinheiro ou contribuirem com algo relacionado ao Windows. O código vazado foi publicado no FTP do Beta Archive.
“Nossa revisão confirma que esses arquivos são realmente uma parte do código-fonte do “Shared Source Initiative” e é usado por OEMs e parceiros”, revela um porta-voz da Microsoft em um email para o The Verge.
Enquanto o vazamento reivindica 32 TB de dados, incluindo builds inéditas do Windows, o The Verge entende que a maior parte desse conteúdo já estava disponível por meses ou mesmo anos. O Registro também afirma que o vazamento do código-fonte é maior do que o vazamento do Windows 2000 em 2004, mas isso não é ainda dado como certo.
O vazamento é embaraçoso para a Microsoft, mas o próprio código-fonte já foi compartilhado com parceiros, empresas, governos e outros clientes que optam por licenciar isso através do Shared Source Initiative. Dentre as versões vazadas estão o Windows 10 Creators Update e Windows 10 para processadores ARM.
Prisões relacionadas com a Microsoft
O vazamento do código-fonte ocorreu apenas um dia depois que dois homens foram presos no Reino Unido como parte de uma investigação sobre o acesso não autorizado à rede da Microsoft. Policiais executaram mandados para prender um homem de 22 anos de Lincolnshire e um homem de 25 anos de Bracknell. The Verge entende que ambos os homens estão envolvidos na coleta de builds confidenciais do Windows 10 e que pelo menos um é um doador para o site Beta Archive.
Não está claro se as prisões estão diretamente ligadas ao vazamento do código fonte, mas a Microsoft está evidentemente preocupada com algumas intrusões potenciais em suas redes pelos entusiastas do Windows. A Microsoft evitou, na maioria das vezes, muitos vazamentos de build do Windows 10 graças ao seu programa Insider que permite aos insiders acessem cópias iniciais do sistema operacional.
Ainda é cedo para contabilizar o estrago, mas é possível que futuras inovações da Microsoft surjam na web graças ao vazamento.
O que vazou foi só uma pequena parte do código que é enviado as OEMs. Ou seja, nem é grave.
Pare de criar títulos clickbaits.
Eu também dei uma olhada em outros sites fora do Brasil e não encontrei nada.
Ainda bem que existe pessoas como você para, em poucas palavras, dar a “noticia” verdadeira. Depois me criticaram quando eu escrevi sobre, entre outras coisas, a enormidade absoluta de títulos clickbaits desse blog…
Por isso que esse blog é motivo de chacota internet afora.
pode até ser, mas ninguém é obrigado a entrar no site
Não. Mas também são notícias vazias. Sem credibilidade alguma.
Também não vi nada de escandaloso
8TB pequena parte?….
8TB!!!
Sim, tinha uma caralhada de drivers
Não acho que seja um escândalo, isso ai deve acontecer mais do que se imagina, o que deve ter de empresa tentando acessar a outra para pegar algum segredo não é nenhuma novidade…
Nó máximo vão alterar alguma coisa no código para barrar algum ataque à alguma fragilidade que tiver nesse código vazado.
Atenção ⚠
Aplicativo da CAIXA ATUALIZADO
ESTA INCRÍVEL E FUNCIONAL FINALMENTE
esperando uma att desse tipo no santander
Aguardando um app para o BB (Gerenciador Financeiro, Pessoa Jurídica)…
Eu amo o Baidu.
Vão dizer que foi a Sony kkkk.
Só entrei pra comentar isto: “Escândalo”??? Num to vendo isso…
Que título, hein!! Que título… tsc tsc tsc.