Escândalo! Microsoft confirma vazamento de código-fonte do Windows 10

windows-10-mobile-logo-aniversario

Uma boa quantidade do código-fonte do Windows 10 vazou na web nesta semana. Os arquivos relacionados aos drivers USB, armazenamento e Wi-Fi da Microsoft no Windows 10 foram postados no Beta Archive. O Beta Archive é um site entusiasta que rastreia as versões do Windows e pede aos membros para doarem dinheiro ou contribuirem com algo relacionado ao Windows. O código vazado foi publicado no FTP do Beta Archive.

“Nossa revisão confirma que esses arquivos são realmente uma parte do código-fonte do “Shared Source Initiative” e é usado por OEMs e parceiros”, revela um porta-voz da Microsoft em um email para o The Verge.

Enquanto o vazamento reivindica 32 TB de dados, incluindo builds inéditas do Windows, o The Verge entende que a maior parte desse conteúdo já estava disponível por meses ou mesmo anos. O Registro também afirma que o vazamento do código-fonte é maior do que o vazamento do Windows 2000 em 2004, mas isso não é ainda dado como certo.

O vazamento é embaraçoso para a Microsoft, mas o próprio código-fonte já foi compartilhado com parceiros, empresas, governos e outros clientes que optam por licenciar isso através do Shared Source Initiative. Dentre as versões vazadas estão o Windows 10 Creators Update e Windows 10 para processadores ARM.

Prisões relacionadas com a Microsoft

O vazamento do código-fonte ocorreu apenas um dia depois que dois homens foram presos no Reino Unido como parte de uma investigação sobre o acesso não autorizado à rede da Microsoft. Policiais executaram mandados para prender um homem de 22 anos de Lincolnshire e um homem de 25 anos de Bracknell. The Verge entende que ambos os homens estão envolvidos na coleta de builds confidenciais do Windows 10 e que pelo menos um é um doador para o site Beta Archive.

Não está claro se as prisões estão diretamente ligadas ao vazamento do código fonte, mas a Microsoft está evidentemente preocupada com algumas intrusões potenciais em suas redes pelos entusiastas do Windows. A Microsoft evitou, na maioria das vezes, muitos vazamentos de build do Windows 10 graças ao seu programa Insider que permite aos insiders acessem cópias iniciais do sistema operacional.

Ainda é cedo para contabilizar o estrago, mas é possível que futuras inovações da Microsoft surjam na web graças ao vazamento.

20 comments on “Escândalo! Microsoft confirma vazamento de código-fonte do Windows 10

  1. O que vazou foi só uma pequena parte do código que é enviado as OEMs. Ou seja, nem é grave.

    Pare de criar títulos clickbaits.

    1. Ainda bem que existe pessoas como você para, em poucas palavras, dar a “noticia” verdadeira. Depois me criticaram quando eu escrevi sobre, entre outras coisas, a enormidade absoluta de títulos clickbaits desse blog…

  2. Não acho que seja um escândalo, isso ai deve acontecer mais do que se imagina, o que deve ter de empresa tentando acessar a outra para pegar algum segredo não é nenhuma novidade…
    Nó máximo vão alterar alguma coisa no código para barrar algum ataque à alguma fragilidade que tiver nesse código vazado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *