As palavras de Jacek Zięba, CEO da Bloober Team, evitam perguntas diretas sobre o console mais barato da nova geração de consoles. As dúvidas permanecem sobre como este console pode competir com o poderoso Xbox Series X e Playstation 5. E é que o conceito do Xbox Series S continua a gerar muitas perguntas em uma “nova geração”, mas Zięba acredita que temos que observar para ver o desempenho do Xbox Series S com jogos dedicados.
Até agora, o Xbox Series S teve um bom desempenho geral, com uma meta de resolução de 1080p ou 1440p. Quando muitos dos jogos adaptados ao novo hardware tiveram problemas de desempenho, estes foram mais ou menos semelhantes aos fornecidos pela irmão mais novo da nova geração. Mas sua tecnologia é a mesma e seus recursos para acomodar as prioridades da nova geração também.
Na entrevista concedida pelo CEO da Bloober Team à wccftech, eles procuraram aprofundar-se nas capacidades deste novo console com aquele que é o primeiro jogo desenvolvido especificamente para o novo hardware da Microsoft. Lembre-se, The Medium não é cross-gen. Embora nada tenha sido realmente exposto sobre os consoles, tendo mergulhado nas capacidades dos SSDs e revelado dois modos gráficos, Jacek Zięba deu um pequeno aceno de que o Xbox Series S é capaz.
E assim, declara que devemos aguardar para verificar o desempenho do Xbox Series S com jogos dedicados. Além de questionar o seu poder gráfico, com o GPU que desenvolve 4TFLOPs ou a velocidade dos processadores, foi questionado especificamente sobre a possível falta de RAM. Ele continua a mergulhar em algumas dessas especificações que foram justificadas há muito tempo antes do menor requisito para recriar jogos em 1080p ou 1440p . Zięba adverte que o custo-benefício deste console é enorme, apoiando a estratégia da Microsoft de combiná-lo com o Xbox Game Pass.
Mas, obviamente, quando questionado sobre suas capacidades, Zięba não quer tirar nenhuma conclusão, porque “é difícil julgar totalmente neste ponto, já que definitivamente temos que esperar para ver como os primeiros títulos se saem em ambas as plataformas.” E não se questiona apenas a Xbox Series S. Há dúvidas, devido à falta de jogos dedicados, do que pode oferecer o Xbox Series X. Embora a questão do console mais potente seja menor, “A Microsoft faz todo o possível para garantir que os jogos sejam o mais semelhantes possível em ambas as plataformas, apesar de suas diferenças consideráveis de poder. O que podemos ter certeza agora é que o Xbox Series S juntamente com o Game Pass são uma ótima opção para pessoas que procuram voltar aos jogos ou apenas começar suas aventuras com eles.
A verdade é que The Medium será o primeiro dos jogos que buscará tirar o máximo proveito deste hardware. Mas mesmo assim, a Bloober Team passa a sensação de que não vão tirar o máximo proveito desses hardwares. Bem, como as ferramentas precisam evoluir, os desenvolvedores aprenderão diferentes estratégias para tirar proveito de seus recursos e muito mais. A otimização dos jogos é algo que custa, e só o tempo fornecerá os meios para tirar proveito de dois hardwares tão díspares. Para já, e também válido para todos os hardwares de nova geração, a Bloober Team garantem que temos de esperar para verificar o desempenho da Xbox Series S com jogos dedicados.
E o primeiro a chegar é The Medium, o jogo Bloober Team que chegará no dia 28 de janeiro, direto no Xbox Game Pass para consoles e PC.