Antes de Skull & Bones chegar ao mercado aberto e afundar imediatamente, o CEO da Ubisoft, Yves Guillemot, enfatizou que o preço do jogo era justificado porque era um ‘jogo AAA’. Se você não está familiarizado com o vernáculo, um jogo ‘AAA’ é uma classificação usada para designar um jogo com um grande orçamento construído por um estúdio grande ou médio e apoiado por uma editora de primeira linha.
Durante uma recente sessão de perguntas e respostas com investidores, o diretor financeiro da CD Projekt, Piotr Nielubowicz, fez afirmações ousadas sobre o futuro da empresa e dos jogos nos quais a empresa está trabalhando – tudo em tom de brincadeira, é claro.
Melhor que o melhor
Quando questionado sobre a recente designação de Skull & Bones pela Ubisoft como um jogo ‘AAAA’, Nielubowicz, brincando, inventou um nível totalmente novo de prestígio em jogos. Perguntaram-lhe: ‘Você se atreve a reavaliar se a CD Projekt continuará a produzir ‘apenas’ AAA?’ Ao que ele respondeu:
O nosso será AAAAA.
Ele pode estar brincando com o entrevistador, mas não está longe de ser verdade. Foi revelado naquele ano que Cyberpunk 2077 era um jogo drasticamente caro para desenvolver e consertar. Custou à CD Projekt colossais US$ 125 milhões para consertar o jogo e abastecê-lo com novo conteúdo após seu lançamento – a empresa gastou US$ 21 milhões sozinha em marketing para a expansão Phantom Liberty. Isso é mais do que alguns desenvolvedores gastam em um jogo inteiro.
Quando a CD Projekt estava pronta para se afastar do Cyberpunk 2077, quase meio bilhão de dólares haviam sido investidos no jogo. Se o orçamento por si só é suficiente para fazer um jogo ‘AAAAA’, o CDP chegou perto dessa designação com Cyberpunk 2077.