Esta é a nova estratégia da Microsoft para combater os Chromebooks

 

minecraft

Os Chromebooks do Google nunca foram sinônimos de sucesso, e já têm muitos anos que o Gigante de Buscas tenta emplacar tais dispositivos. Ocorre que, teve um seguimento no qual este produto conseguiu obter vendas: na educação.

Mas a Microsoft não quer deixar os Chromebooks ganharem espaço, e a sua nova estratégia parece ser bastante agressiva. A Redmond acaba de anunciar novos PCs com Windows 10 de baixo custo produzidos por vários parceiros, além de possuírem um conjunto de software voltado especificamente para a educação.

Dentre os novos recursos para esta área estão o Windows Ink, o OneNote, novas ferramentas focadas na escola e até Minecraft está sendo utilizado para esta finalidade.

Hoje (24), na conferência BETT, em Londres, a Microsoft lançou o Microsoft Intune for Education, uma nova versão de seu serviço de gerenciamento de aplicativos e dispositivos. Esse serviço, deve entrar em Preview “nas próximas semanas“, e terá um custo de US $ 30 por dispositivo, se for vendido por grande volume o preço tende a cair.

A Microsoft também destacou na BETT esta semana alguns dos mais recentes dispositivos com Windows 10 de seus parceiros de PC como “excelentes alternativas aos Chromebooks“.

Entre os novos PCs Windows 10 de menor custo, os valores dos notebooks começam a partir  de US $ 189; os híberidos têm valores a partir de US $ 299. Dentre as parceira estão a HP, Lenovo e Acer.

Agora, os dispositivos com Windows 10 oferecem o poder, o desempenho e segurança que as escolas de precisam ao mesmo preço que os Chromebooks, sem nenhum compromisso adicional“, disse Yusuf Mehdi, vice-presidente corporativo da divisão de dispositivos com Windows, em comunicado para a imprensa da Microsoft.

Será que as escolas americanas e europeias irão preferir o Chromebook ?

Fonte: Zdnet

54 comments on “Esta é a nova estratégia da Microsoft para combater os Chromebooks

  1. Acabei de ler no The Verge que os Chromebook acabaram de conseguir a metade de todos os dispositivos escolares nos EUA.

    Escola é algo importante, pois se a criança usa na escola, ela pode querer usar quando crescer.

    Microsoft tem que corre atrás mesmo, pois essa não é uma derrota apenas a curto prazo, é principalmente uma derrota a longo prazo.

    E a tempo, Acer anunciou Chromebooks 2 em 1, que viram tablet, tem caneta e roda apps android.

    1. Nunca fui fan de Cromebook, mas parece que esse da Asus que tem até apps…
      Não deixa de ser interessante para muita gente.
      Eu ainda prefiro o Windows 10, mas não posso deixar de achar interessante esse ChromeBook da Asus.
      É bom mesmo a MS ficar esperta.

      1. Pra desktop sempre preferi o windows mesmo e gosto do ubuntu também, mas a MS não dá muita bobeira não em se tratando da linha de desktop..eu usei a remix os (baseada no android) em uma máquina virtual e até achei a idéia interessante, seria bom se mais pessoas tentassem usar outros SO, da mesma forma que pro mobile um duopólio nunca é bom, torço para que tizen, windows phone, sailfish emplaquem também.

        1. Lucas nesse momento estou usando um Ubuntu Linux. Na empresa onde trabalho tem vários dele. Então, dependendo de onde estou fazendo algum serviço é um Ubuntu que tenho pra usa. E digo, perfeito pra mim também. Mas, o Windows Desktop é meio que uma obrigação devido vários fatores.
          O Linux se tivesse uma “lei” para todos empresas fizessem uma versão dos programas pra ele, com certeza ele estava com um uso bem alto.
          Mas, a vida é assim. A MS manda geral e tudo funciona bem.

          1. Concordo em gênero, número e grau com você Souza, eu não sou da área da computação, mas me surpreendi demais como hoje em dia o ubuntu ficou com uma interface mais amigável e fácil de manusear, fora que eu acho o sistema bem leve, mas gostei bastante do windows 10 também, o único porém como meu notebook Asus já não é tão novo, os drivers não serão atualizados e algumas coisas não funcionam tão bem como o windows 7 (que veio no notebook), só mudando de assunto, mas nem tanto eu vi uma notícia não lembro da fonte que o governo federal ia gastar não sei quantos bilhões em Macs pra servidores, eu me pergunto pra quê se tem ubuntu e até o windows deve ser mais barato. O pessoal diz que o Linux é muito usado para servidores e por ser gratuito e também ter atualizações periódicas é um SO muito recomendável.

          2. Coisas que o governo faz pra desviar grana só pode.
            E as explicações deles são as mais diversas e não convencem ninguém.
            O povo tinha que pegar no pé e não aceitar um coisa dessa.

          3. Cara. Que absurdo.
            Esses políticos brasileiros (a maioria) não tem jeito mesmo.
            Perdi totalmente a esperança.

          4. geralmente o windows 10 não atualiza a maioria dos drivers quando é feito o update do 7 ou do 8. nesses casos vc tem que ir no gerenciador de dispositivos e atualizar 1 a 1, de preferencia repetir o procedimento quando terminar tudo, pois certos drivers depois de atualizar mudam de nome, fazendo vc errar e deixar outros de lado

    2. A ideia do Chromebook é justamente boa por apresentar o OS as crianças… O problema que ele se limita a isso. Se não der o próximo (como Apple, que investiu/investe pesado, e M$) a criança abandonará pq no trabalho e no mundo fora simplesmente não há uso.

      1. Agora com a compatibilidade total com Apps do Android a coisa muda de figura. A tendência é que app do android evoluam em produtividade e potência.

      1. Bem lembrado. Estou aguardando esses baratinhos antes de me livrar do meu velho notebook de quase 7 anos. Em agosto deste ano completa os 7 anos.

    1. Só não considero isso como emplacar. Na minha opinião, é a mesma coisa que dizer que o Windows Phone emplacou porque os governos e departamentos de polícia aderiram anteriormente ao sistema.

        1. Entendo, mas minha colocação foi em relação ao termo emplacar. Pode ter emplacado no nicho de educação, mas pro consumidor geral não emplacou, assim como o WP.

      1. Não. Some o número de policiais usando windows Phone em algumas cidades americana e depois some o número de estudantes matriculados em todo sistema educacional americano.

        1. Veja quantos usuários possui alguma versão do Windows e veja que o n° de usuários que o ChromeOS tem é ridículo e não emplacou coisíssima nenhuma.

          1. Continua não sendo sucesso, um estouro, nem que emplacou como você disse. Você diz que algo emplacou com essa porcentagem? Pois não me lembro de dizer isso quando o Windows atingiu marketshare PROPORCIONALMENTE maior?

            Para dar base o que disse:
            “Nunca conseguiu emplacar? Já tem metade do mercado americano voltado pra educação.” (Jr., Jaime)

            E antes que venha dizer que foi emplacado no nicho… Por favor, nicho já diz tudo. Sem contar que a outra resposta sua sobre que ele abrange necessidade de boa parte das pessoas: “Se grande parte das pessoas usam pcs pra coisas básicas e navegar na Internet, então o sistema tem grande potencial.” (Jr., Jaime), mas é poucamente usado, nem toca nos pés do Windows 10 (nem conto outras versões para não ser uma vergonha maior) mostra que isso é nada mais que números mascarados e, no fim, é fracassado.

    2. Primeiro é barato, segundo a Google praticamente da de graça, terceiro é um sistema inacabado, vive no BETA, não é assim que falam sobre o Windows Phone, um sistema capado, que quer competir com Windows para Desktop. Simplesmente a Google praticamente da de graça os aparelhos, mas é um sistema que só serve para fazer coisas limitadas. A Google vai e torna ele compatível com aplicativos Android, porém rodando em nuvem… Grande coisa, e como esta na matéria, a Microsoft esta lançando aparelhos no mesmo preço e com Windows 10 Desktop… Pronto, com programa de verdade.

      1. Primeiro que a Google nunca disse que quer tomar lugar ou matar o Windows, como a Microsoft fez quando lançou o Windows Phone, até funeral dentro da empresa fizeram. Se ele vive no beta, assim como o Windows, não vejo problema, todo sistema sempre está em evolução. Terceiro que os apps não vão rodar em nuvem, o suporte pra funcionamento deles off line já está funcionando. Quarto que muitos desenvolvedores já estão adaptando os aplicativos pra tela grande. Se grande parte das pessoas usam pcs pra coisas básicas e navegar na Internet, então o sistema tem grande potencial. E pra finalizar, enquanto o Windows Mobile só perde participação dentro do universo mobile, o ChromeOS cresce em vendas. Interessante não. Link pra dar fundamentação em tudo que disse.

        Funeral dentro da Microsoft

        https://www.cnet.com/pictures/microsofts-funeral-for-the-iphone-photos/

        Apps funcionam obviamente off line.

        http://www.androidpit.com.br/chromebook-apps-google-play

        Adobe levando aplicativos completos pro CHROMEOS, esse rodando em nuvem (quando a HP fez isso no elite vocês acharam o máximo.

        https://www.google.com.br/amp/www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2017/01/adobe-creative-cloud-vai-rodar-gratis-em-chromebooks-com-android-apps.amp

        1. Os apps funcionaram off-line… Nossa, que evolução, Windows tem programas que não precisam de internet desde sempre. Ué, pensei que fosse um SO que fosse para nicho, tá passando a ter características do Windows? Pensei que não se precisasse de app nos computadores como muitos insistiram aqui. Agora necessita? kkkk

          Muitos desenvolvedores “estão” (em )

  2. Eu não vejo futuro nesse Chromebook(hardware), o que chama a atenção nele são os preços e a maneira com que a google vende esse produto,minha opinião.

  3. Chromebooks é bom pra tarefas basicas porque custa barato….
    Agora quem mexe com Adobe, Autodesk, Games, Musica, Video, Surface Book não existe concorrente

    ChromeBooks é Hibrido Online e Offline ou ainda só funciona Online ??

    Tudo da Microsoft é Hibrido e isso ainda conta muito

        1. Esse é praticamente um Chromebook com Windows.
          Celeron Dual Core + 2GB de ram + 64GB de armazenamento total.
          Não vamos esperar ter um bom desempenho. Existem celulares com mais desempenho, porém com tela menor.

          1. Exato, mas só coloquei esse aí mesmo para mostrar que sim, existem computadores Windows baratos.

            E ainda, esses computadores baratos são para aplicações bem simples, tipo Word ou navegar na internet.

            Mas tem pessoas que conseguem usar para outras coisas, tipo edição de vídeo (eu usava um C70 antes para editar vídeo)

  4. A Google praticamente implora para que usem os serviços menos famosos dela, a exemplo desse Chromebook que sai a preço de banana pro estado(motivo dessa “popularidade” nas escolas. Mas em se tratando de recursos de sistema, esse Chrome OS passa uma vergonha tremenda frente a seus rivais Windows, Mac e até o Linux, tanto pela limitação de aplicações quanto(e principalmente) por ser um sistema escravo da internet, cheio de WebApps. Nunca irá passar de um sistema de iniciação para crianças e adolescentes.

    1. Quando vc disse WebApps eu já imaginei o Windows Phone/Windows 10 Mobile kkk.
      E oque vc disse tbem pode se aplicar pro Windows 10 Mobile… kk
      A diferença é que os Chromebooks vão bem no EUA e na Europa, principalmente no ramo da educação! Já os Smarts com Windows Mobile não da pra dizer o mesmo! kkk

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *