Nos últimos meses, o Xbox tem anunciado uma infinidade de jogos exclusivos de seus estúdios originais (first party), na intenção de ter cada vez mais conteúdo próprio. Nesse sentido, agora aprendemos qual seria o roteiro de lançamento de jogos exclusivos para Xbox. Isso foi revelado pelo conhecido Jeff Grubb na última edição do Jeff’s Grubbsnax Show em GiantBomb, onde ele também comentou quais seriam os planos da Microsoft com o Xbox Gold e o Xbox Game Pass, alguns dos serviços de assinatura que são disponível hoje.
De acordo com as informações tratadas por Grubb, os títulos exclusivos que a Xbox teria planejado para 2022 seriam Redfall, um novo Forza Motorsport e Starfield, enquanto seria salvo para 2023 Perfect Dark, Confessado, Fable, Contraband, o próximo InXile e o próximo jogo da Coalizão . No entanto, também avisa que alguns desses jogos podem ser adiados para 2024, se necessário.
Microsoft's current roadmap of releases:
2022
• Redfall
• Forza Motorsport
• Starfield2023
• Perfect Dark
• Avowed
• Fable
• Contraband
• InXile
• The Coalitions next gameGames could be pushed back to 2024.
Source:https://t.co/ZpxkUNVdJu
— Idle Sloth (@IdleSloth84) July 9, 2021
Grubb não faz menção a jogos como Hellblade 2, Everwild, The Outer Worlds 2 ou The Elder Scrolls VI, o que indicaria que todos esses títulos ainda estariam muito, muito distantes no tempo. Contudo, Klobrille foi mais além para mostrar como ele acredita que serão os próximos anos (toque na imagem para ampliar, vai até 2014):
Klobrille's XGS & Bethesda Speculative Roadmap ? pic.twitter.com/WZNXpGRMlK
— Idle Sloth (@IdleSloth84) July 9, 2021
Jeff Grubb também comenta que a ideia da Microsoft é reduzir a presença da Xbox Gold, embora antes que isso aconteça eles precisam aumentar ainda mais as assinaturas do Xbox Game Pass. Ele acredita que isso será feito quando o Game Pass atingir cerca de 40 milhões de assinantes.
Lembre-se que os jogos exclusivos do Xbox planejados para o presente 2021 são Microsoft Fligh Simulator, Halo Infinite, Forza Horizon 5, Psychonauts 2 e Age of Empires 4, então a Microsoft já está começando a atingir aquela taxa de lançamentos exclusivos por ano que estava procurando quando começou adquirir estúdios para expandir as fileiras da Xbox Game Studios.