A Microsoft Build 2015, conferência dedicada aos desenvolvedores, começa amanhã (29), e fornecerá informações valiosas para o futuro do Windows 10, enaltecendo seu aplicativos. É possivelmente o maior evento do ano para a Microsoft e terá a duração de 2 horas e 30 minutos.
Estamos esperando que a Microsoft se concentre no Windows (Mobile também), Office, Xbox One, HoloLens e nuvem.
Um dos maiores anúncios será provavelmente os planos da Microsoft em trazer apps do Android para o Windows 10. A Microsoft irá desvendar uma série de formas para tornar mais fácil aos desenvolvedores a portabilidade de seu código para os aplicativos universais do Windows. Com pequenas alterações, portar aplicativos do Android para o Windows será muito simples. Pode não ser a solução ideal, mas pode ser suficiente para convencer os desenvolvedores de aplicativos do Android a lançarem seus apps para o Windows.
Principais apostas
A Microsoft deve embarcar na internet das coisas ( eletrodomésticos, meios de transporte e até mesmo tênis, roupas e maçanetas conectadas à Internet e a outros dispositivos) que deve ser demonstrado através de um Raspberry Pi (computador muito barato) com Windows 10, HoloLens, um Xbox e talvez até mesmo um novo tipo de hardware como um smartphone (Lumia 840 ?) e computador portátil híbrido (diferente do Surface?).
Horário: junte-se a nós ao vivo das 12:30 horário de Brasília.
Transmissão ao vivo: transmissão ao vivo da Microsoft estará disponível acesse aqui.
Comentários ao vivo: siga o Windows Club no Twitter para receber os comentários e fotos em tempo real da apresentação. Se você não tiver o Twitter, pode acompanhar da mesma forma.
O que você espera para este evento?
Farei questão de ver todo o evento! Surpreenda Microsoft! 😉
Quanto aos apps emulados ou não, vou repetir aqui meu comentário… bem, eu agora passei a achar bem válida qualquer opção dessas, seja simplificar a forma de portar os apps (a minha opção preferida) ou mesmo de alguma forma emular os apps Android nativamente.
Acho que assim como eu, muitos já escolhem a plataforma Windows pela unicidade como um todo (que tende a aumentar 100% com o Windows 10). Por se manter em um mesmo ecossistema, por gostar das tiles ou da Microsoft, enfim… ninguém vai deixar de usar, hoje em dia (acho, ou pelo menos a grande maioria, tirando o nicho “fanboy”) por rodar mais apps (android, no caso), ao contrário, isso só vai atrair mais e deixar as “massas” ainda mais feliz com a plataforma.
Claro, vai desagradar alguns, outros vão dizer que ninguém mais quer desenvolver pra Windows, mas, sinceramente, quem se importa? Nem a microsoft liga mais, portou seus principais apps pros concorrentes, então acho que o WP teria muito a ganhar com essas possibilidades, usar a arma dos concorrentes contra eles mesmos.
E digo mais, rodando bem, que mal tem?
O que me manté no WP nem são os apps (ou seu layout) e sim, o sistema como um todo (que prefiro mil vezes ao IOs e Andoid), o fato de que será uma só plataforma entre o Xbox, pc e smart, a dedicação especial a parte de câmera (ponto mais forte dos WP na minha opinião). Ficaria feliz especialmente por alguns jogos (como Injustice) que provavelmente nunca chegarão a nós. Qual a desvantagem disso a nós? A microsoft que se resolva com os problemas que isso venha a trazer a ela, nós só ganharíamos de todas as formas.
Quem não quiser, não instala os apps, mas opções sempre são bem-vindas.
Farei questão de ver todo o evento! Surpreenda Microsoft! 😉 [2]