Ex-chefe do PlayStation acredita que o atual modelo AAA não é sustentável para a próxima geração

God of War, 2018

O ex-chefe do PlayStation, Shawn Layden, pediu à indústria que reconsidere sua forma de avaliar os jogos AAA e acredita que o atual modelo de desenvolvimento AAA não será sustentável no futuro próximo. Conforme relatado pelo gamesindustry.biz, Layden falou sobre o problema após uma conversa em torno de The Last of Us Part II e como ele o descreveu como “o melhor exemplo” de um jogo baseado nessa história nesta geração. No entanto, o jogo dura aproximadamente dez horas a mais que o primeiro, e a Naughty Dog levou aproximadamente seis anos para criar. Os custos de produção de The Last of Us Part II provavelmente foram muito maiores que os de seu antecessor, mas o preço permaneceu o mesmo em US $ 60 – no Brasil foi para R$ 280.

“O problema desse modelo é que ele não é sustentável”, disse ele, explicando que o custo de desenvolvimento para títulos AAA pode atingir entre US $ 80 milhões e US $ 150 milhões (excluindo custos de marketing), com o tempo de desenvolvimento atingindo a marca de cinco anos. Acredita-se que o custo do desenvolvimento dobrou a cada nova geração de console, o que significa que poderíamos ver alguns orçamentos de desenvolvimento de jogos extremamente grandes com o Xbox Series X e PS5. “É difícil para todos os jogos de aventura atingir o marco de 50 a 60 horas, porque será muito mais caro de se conseguir“, continua Layden.

“Não acho que, na próxima geração, você possa pegar esses números e multiplicá-los por dois e pense que pode crescer.” Acho que a indústria como um todo precisa se sentar e dizer: ‘Qual é a expectativa do público? Qual é a melhor maneira de divulgar nossa história e dizer o que precisamos dizer? ‘”

Layden continua dizendo que o preço dos jogos precisa ser flexível; caso contrário, o modelo AAA, com seus orçamentos inflados, não será sustentável. “Faz 59,99 dólares desde que comecei neste negócio, mas o custo dos jogos aumentou dez vezes. Se você não tem elasticidade no preço, mas tem uma enorme volatilidade na linha de custo, o modelo se torna mais difícil. Acho que esta geração verá esses dois imperativos colidirem.”

Layden acredita que os desenvolvedores precisam gastar menos tempo em jogos maiores e mais longos e, em vez disso, desenvolver títulos mais curtos e de alta qualidade e com cerca de 15 horas de duração“. Em vez de passar cinco anos fazendo um jogo de 80 horas, o que faz três anos e parece um jogo de 15 horas? Qual seria o custo disso? Isso é uma experiência completa? Pessoalmente, como um jogador mais velho. Eu gostaria de voltar ao jogo de 12 a 15 horas [AAA]”.

O que você acha dos comentários de Layden? Você prefere jogos menores e mais curtos de cerca de 15 horas ao preço de US$ 60 ou épicos mais longos com um preço mais alto? Claro que os assinantes do Xbox Game Pass não têm tantos problemas assim.

173 comments on “Ex-chefe do PlayStation acredita que o atual modelo AAA não é sustentável para a próxima geração

  1. Tá maluco… Quer diminuir ainda mais as horas dos jogos? Se for para pagar caro para jogar um jogo que pode ser zerado em 1 dia, prefiro nem jogar.
    Antes tu jogava meses o jogo e agora se jogar 1 semana é muito.

    Vou começar a cagar pra jogo AAA e vou ficar nos MMOs mesmo.

        1. No insano é bem capaz de levar 30 horas mas no difícil da de fazer em menos de 10, tudo depende da habilidade de cada um, jogadores veteranos na franquia até o insano fica fraco, no fácil e normal não passa de 6 horas, também tem missões opcionais agora que antes não tinham.

  2. 80 horas são para jogos raríssimos, a maioria nem passa de 12 fazendo só a campanha, os da Sony mesmo 30 horas se faz 100% na maioria só demorando mais pra platinar, a verdade é que a industria usa as dlcs e passes de temporada para amenizar esse custo enquanto a Sony faz os seus jogos e abandona em seguida sem nenhum suporte, esse modelo da Sony não cobre mais os custos e com certeza irão mudar no futuro.

    1. Falou tudo, já tive todos os PS, alguns jogos exclusivos são bons e tal, mas o abandono de jogos por parte da Sony tira todo o mérito de jogos bons, ela convenceria muito mais se desse suporte aos exclusivos dela por alguns anos, se um console dura em média 7 ou 8 anos, um suporte a um lançamento com o console por exemplo, TLOU2, tivesse DLC até 2023, quem comprasse o console até lá poderia aproveitar o game muito mais, eu por exemplo, comprei meu PS4 em 2014, comprei TLOU, terminei e achei incrível, entrei no online e nunca tinha ninguém, isso desmotiva qualquer um que tenha bom senso dos EXCLUSIVOS.

      1. Quem comprar um ps4 agora ainda consegue zerar todos os principais exclusivos da Sony antes de lança o PS5, por isso que acho que comprar ps4 pelos exclusivos só se vc tem aquela vontade de zerar tudo quando lança, pq se não tem pressa o final da geração é a melhor hora pra comprar o console, pega tudo mais barato e em um ano tira o atraso todo.

    2. Olha aí a Microsoft tem exclusivos ruins como os sonystas dizem, mas não falta conteúdo, direto lançando novidades para seus exclusivos

        1. O Sea of Thieves, que o Sonysta ama odiar, tem conteúdo novo quase todo mês, aí quando você vai olhar pro lado da Sony: GOW sequer teve uma DLC, o jogo do Miles Morales vai ser vendido como jogo novo quando poderia muito bem ser uma expansão nos moldes de uma Blood and Wine,por exemplo, e o TLoU 2 sequer foi lançado com um multiplayer, sendo que o online do primeiro é bem maneiro e fez muito sucesso.

  3. Eu penso que o tempo maior das campanhas Single-Player é justamente uma resposta a reclamação dos fãs de que os jogos eram muito curtos.

    Se espera de 4 a 5 anos por algo que você pode encerrar em menos de 24hrs?

    Vê o caso recente do remake de Resident Evil 3, que teve apenas 4:30, e mesmo sendo MUITO MELHOR que o RE2, as pessoas preferiram o 2 porque tinha uma campanha maior. E olha que nem era ‘muuuito maior’, questão de 2:00hrs a mais.

    Então imagina a pessoa reduzir o tamanho da campanha… Vai ser o mesmo argumento de que se espera muito tempo por um AAA e o jogo termina muito rápido.

    Infelizmente, o atual modelo é uma exigência do público. Então que o público passe a bancar, quando esses mesmos jogos chegarem na casa dos R$ 99,90 dólares e R$ 500,00.

    1. Ou aumenta o preço ou ferrou mesmo isso vale para todos.

      Por isso não de deve ficar cobrando AAA da Microsoft ou mesmo da Sony o tempo todo, mete um A e AA e pronto.

      Quem vai quebrar a indústria são esses retardados de gráfico e listinha.

      1. Infelizmente, o gráfico e a listinha do lado deles vende muito bem.

        Alguns jogos fazem sucesso ao venderem 2 ou 3 milhões.

        Os exclusivos da Sony e Nintendo vendem de 5 a 20 milhões. Talvez seja realmente complicado, porque eles conseguem compensar nas vendas.

        Agora temos que ver como é para a Microsoft, que no Xbox One, pelo menos, os exclusivos AAA não vendiam mais do que 1 milhão de cópias, sendo Halo, Gears e Forza as exceções.

        Forza – De 2 a 3 milhões
        Gears – De 3 a 4 milhões
        Halo – +5 milhões

        E aí talvez seja necessário mesmo compensar pelo PC.

        Mas vamos ver como será a recepção com o Xbox Series X, como será as vendas de exclusivo e se o GamePass realmente pode ajudar ou atrapalhar nisso.

        1. Se os exclusivos da Sony vendessem bem em sua base própria JAMAIS ele lançaria ao PC.

          Sério mesmo, a Sony é orgulhosa e o movimento de levar jogos ao PC apenas demonstra que não está rendendo como o esperado e ainda tem os casos dos “flop”. A única empresa que vende bem exclusivos é a Nintendo pois a Microsoft não é Sony mete em bundles depois de um tempo.

          1. GTA é o game triple A mais vendido de duas gerações vendeu mais de 100 milhões, mas quando olha o quanto vendeu de xbox one + xbox 360 + PS4 + PS3 + PC com steam, origin, epic, etc…chega fácil em um número de uns 400 ou 500 milhões…e aí GTA vendeu pouco então?

          2. Aham, agora veja se eles lançam GTA VI. É o tipo de investimento cada vez mais raro porque, mesmo que lucre no fim das contas, são 7/8 anos só saindo dinheiro (sem entrar), mais de 100 milhões

          3. É tipo meu pai me sustentando por décadas desde o nascimento kkkk. Demorei mais de 2 décadas pra dar lucro.

          4. E que na verdade com a base de Playstation vendido, se for analisar os jogos exclusivos não chegam a 10 por cento em vendas. Então não está compensando tanto investimento para pouco ou quase nada de lucro. Por isso que ela está colocando os jogos no Pc. E vendo a reclamação dele, você consegue entender porque a. Microsoft colocou os jogos exclusivos no game pass , aumenta a base de usuários e acaba com essa ideia que depois de joga você vende o jogo.

          5. Imagina o Ralo q dizem q vai ser o jogo mais caro da história (sendo q gta5 custou 500 milhões pra produzir) e será free to play com típica canpanha de 5 horas (lou2 tem 35 horas). Imagina como isso é sustentável kkkk. Microshitson tem histórico de dizer q tudo está bem e SUMIR com as coisas do nada como fez com o mixer, to vendo isso acontecer com o gamepass tb kkkkkk. Mas só com um ps5 poderei jogar todos os jogos já q o xcloud rodará no browser dele. Xbox pra q gente?

          6. Se um jogo como God of War custou US$ 100 milhões, e é vendido a US$ 60,00 dólares. 1 milhão de cópias vendidas seriam US$ 60 milhões. 2 milhões de cópias vendidas seriam US$ 120 milhões

            God of War vendeu 18 milhões de cópias. Nessa brincadeira, God of War rendeu US$ 1,080 bilhão.

            Como não se pagou?

          7. Quanta viagem cara, aonde que os exclusivos da Sony não vendem bem? Que base você tem pra falar isso? Ou é só achismo?

            Vendas de alguns jogos de sucesso:

            The witcher 3 = 10.8 milhões no ps4
            Red Dead Redemption 2 = 13.94 milhões no ps4
            Assassins Creed Origins = 4.06 milhões no ps4

            Alguns jogos do playstation:

            Horizon Zero Dawn = acima de 10 milhões
            Uncharted 4 = 16.25 milhões
            God of War = acima de 11 milhões

            Pegue os mesmos multis no xbox, a porcentagem de engajamento da base é o mesmo. Os jogos da Sony só perdem mesmo pra um gta, um fifa da vida, de resto os jogos vendem muito. Para de viajar mano, Sony orgulhosa? É uma empresa que acima de tudo visa lucro, se isso não desse certo ela já teria mudado. A questão de jogos saírem pra pc esquece, a Sony não vai fazer isso, o máximo que ela vai fazer é lançar um jogo que já parou de vender no ps4 com anos de atraso pra incentivar a galera a comprar o console dela.

            Agora me admira o comentário do pessoal, fala tanto que o pessoal do playstation fica usando argumento de venda de consoles, que tão pouco se fudendo pra venda, que não ganham dinheiro da empresa… e querem que a industria pare de fazer jogos AAA porque é caro, porque não da o mesmo retorno que um lixo genérico online… cara, eu quero é jogar algo com a melhor qualidade possível, com o maior investimento possível… Sony e algumas desenvolvedoras multis são as únicas que ainda fazem isso depois da onda de farmar dinheiro com jogo online sem graça, se perdemos isso fudeu, vai ser um retrocesso.

          8. Eles vendem, o problema é terem 100 milhões de PS4 e venderem God of War pra apenas 15 milhões.

            Outro problema da Sony é que, ao contrário da Nintendo, ela não oferece experiências que não possamos ter em outros jogos… Quem não tem Uncharted, caça com Tomb Raider. Quem não tem Gran Turismo, caça com Forza. Quem não tem God of War ou Horizon Zero Dawn, caça com Assassin’s Creed Odyssey ou The Witcher 3. Quem não tem Spider-Man, caça com Batman. Mario e Zelda, por outro lado, só a Nintendo faz com excelência hoje.

          9. Vende mas muito pouco em vendas de preço jeito, você percebe que os números de vendas dos exclusivos dela aumenta quando começa a vir com os consoles e mesmo assim um porcentagem do pessoal ainda não joga.

        2. Cara o Game pass custa 10$ Dólares e tem mais de 10 milhões de usuários pagando, ou seja, 100$milhões de dólares mês, um orçamento de um AAA por mês, então sim o Game Pass se paga com certeza.

          1. Não necessariamente. Quando disso fica com a Microsoft e quando as desenvolvedoras recebem?

        3. Então cara, os da Sony que vendem bem são os que tiveram bundles. E mesmo assim vendem praticamente o mesmo que o tablet gamer de metade da base instalada. Aliás nem lembro mais qual jogo Sony não esteve em bundle, parece que foram todos. Literalmente tinha jogo nenhum de PS4 e só pegaram Knack pq era o que tinha no bundle.

        4. Forza 3 horizon vendeu 9 milhoes, como dito pela playground. Uma conquista do gears 4 vazou e descobriram quantas pessoas fizeram e a porcentagem, ai fizeram as contas e descobriram q 7 milhoes de pessoas tem o jogo isso anos antes do game pass.

      1. Não, só falei a verdade. Até porque RE 3 é muito mais legal que o 2. A vantagem do 2 é ser mais longo. Porém é extremamente claustrofóbico!

  4. O negócio é o seguinte, a Sony não consegue se sustentar vendendo os jogos no preço que está apenas na sua plataforma e precisa arrumar um jeito de ganhar mais dinheiro. PC foi uma alternativa e liberar na Plus será outra alternativa que não demora, mas o mais certo é ela aumentar os preços o que já está fazendo.

    O Sonystas retardado não vê isso e criticou e ainda critica a Microsoft por dar alcance a seus jogos e assim conseguir fazer ainda mais.

    Um aviso ao sonysta retardado, comprem jogos no lançamento de verdade, ajudem a sua indústria pois ela tá ruindo por ignorância de vocês mesmo.

    1. Ori 2 registrou 2 milhões de players, nossa q fracasso, 1% da base jogou (somando microsoft store). Fora q só jogou alugado, não comprou, os jogos do mendigãopass NÃO SÃO SEUS ok? Last of us 2 É MEU pra sempre. Tem essa diferença.
      Plus faz 10 anos mês q vem e tem rumor de gta5 forever, gamepass pra q se tenho plus q é bem melhor? Quero jogar gta5 no gamepass como eu faço? Oops saiu do catálogo kkkkkk trouxas

        1. Esse pessoal frustrado que pensa que alguém se importa com a idiotice que ficam vomitando na internet. Com certeza é falta do que jogar.

    2. Eu sinto que o HZD será um divisor de águas para Sony quanto a questão do lançamento de seus jogos no PC, se o jogo for um sucesso de vendas é só questão de tempo até mais jogos exclusivos darem as caras por lá, é um público grande demais pra não ser aproveitado. É isso, ou ela passa a produzir exclusivos de custo menor como a Nintendo faz, porém os fanboys da Sony já não se conformam com jogos que não sejam um AAA ultra realista, perceba como muitos deles praticamente cagaram pro novo Ratchet and Clank.

      Tem Sonysta achando que a Sony vai continuar com essa política de exclusividade só para eles terem argumentos pra usar na flame.

      1. A Sony não aguenta vários flops ao mesmo tempo pois a conta não bate, o jogo de maior sucesso dela essa geração foi Homem Aranha pois vendeu mesmo pois ela pegou o gancho do universo Marvel. O resto vende um pouco e o restante ela lança em bundles para dizer que vendeu.

        Os Sonystas acham que ela vai lançar jogos no PC apenas depois que lançar no PS5 e acho isso bem arriscado pois pode quebrar o Hype.

        1. Matematica básica: 4 milhões x 60 dolares= 240 milhões…

          Capcom Vendou 5,8 de copias resident evil remake 2 !! Estamos falando de jogo multi, que foi lançado em 2018 !!! ela esta tão triste, que até apostou no remake do 3, 4 e esta apostando no 8 !! jogos single player e de alto investimento !!

          Quantos aos bundles, se ela vebdesse por conta deles, todo ano deveriam ser vendidos no minimo milhões de cópias de PS4 né??

          Não sei se vc é burro ou se faz…

    3. Na realidade, este conceito de exclusivo podia acabar até, os jogos são experiências que deveriam estar disponível para todos, eu não troco o meu xbox por um play, nintendo ou pc de jeito nenhum, mas isto não significa que eu não gostaria de poder desfrutar de alguns jogos que estão exclusivamente nesta plataforma.

      1. Os jogos first party tem somente uma missão : atrair compradores pra plataforma e vender jogos e serviços pra esse novo consumidor.

  5. deve ser por isso que a square ta pegando dinheiro com esses lançamentos episodicos. E até a microsoft (pelo menos com os jogos lançados até agora) está meio que lançando conteúdo pro pessoal ficar engajado, convidar amigos e gastar com cosméticos. Não sei se a sony e nintendo chegam a mudar completamente para os estudios first party, mas eu até concordo com o shawn layden

  6. A Microsoft com o game pass veio pra salvar muito gente que não tem condições de comprar jogos. Eu mesmo acabei comprando TLOU II pelo hype que a mídia e a galera estava colocando, acabei não gostando do jogo… R$ 250 reais jogado fora.

    1. Mas TLOU 2 não terá grandes problemas além do hater dos conservadores.

      O jogo vendeu 195 mil cópias apenas no UK no primeiro dia. É a maior venda da história do PS4 no Day-One. Imagina as vendas no USA e a nível mundial.

      Os caras podem até odiar o jogo e dizer o que for, mas já foi… Eles já compraram o jogo e a Sony já recebeu os US$ 60,00/R$ 250,00.

      1. Pra mim não é tanto as vendas iniciais… Esse jogo é muito peculiar (part. BRKsEDU) e precisa ser analisado sob os seguintes prismas:

        – Na Europa o impacto da alt-right é menor e a Sony tem uma base mais fiel
        – Devido às polêmicas, é preciso ver se as vendas não vão desacelerar rapidamente
        – Far Cry 5, nos EUA, também se beneficiou da polêmica religiosa e vendeu horrores

        Além disso, ainda que venda bastante, TLOU2 passou 7 anos em desenvolvimento… São 7 anos gastando recursos num único jogo. A Rockstar conseguiu amortizar esse custo porque RDR2 está na maioria das plataformas e porque o GTA Online é uma mina de ouro, mas e a Sony, que não tem um pé-de-meia tão robusto como esse? A mesma Sony que tem dificuldades pra converter todos os seus usuários em assinantes ativos da Plus, por exemplo.

      2. Não terá grandes problemas a curto-prazo. No caso, nessas primeiras semanas e nesses dois primeiros meses, onde realmente, o jogo vai vender pra caramba.

        Mas dificilmente o jogo manterá um nível de vendas alto a médio-longo prazo, como Spiderman e God of War, que mesmo após quase um ano do lançamento, ainda vendiam razoavelmente bem.

        E isso vai ocorrer porque a propaganda boca a boca vai detonar o jogo, e quem deixou pra comprar mais tarde, por qualquer razão que seja, vai deixar de comprar.

      3. É uma vitoria de Pirro. Destruiram a franquia The Last of Us com requintes de crueldade.
        Lembrando que a trilogia lacradora do Star Wars também fez uma bilheteria de mais de 1 bilhão em cada um dos três filmes, no entanto jogou toda a franquia para o abismo do esquecimento tamanho a revolta e desprezo dos fans.
        Hoje brinquedos do Star Wars se acumulam nas prateleiras e o parque tematico da Disney estava as moscas mesmo antes da pandemia.

  7. Mas com certeza jgs épicos com muitas horas e muito melhor dá pra ter noção por Red Dead 2 e The Witcher 3 são bem demorados e ótimos d jogar. Na minha opinião jogos com muitas horas faz vc ter mais atenção ao jg. E olha q ainda nem sobre os FF q são conaagrados…..

  8. Concordo que ñ vale a pena ficar 5 anos ou mais fazendo um jogo grande. Creio que será melhor dividir o jogo em capítulos menores com tempo de desenvolvimento menor, assim serão lançados mais jogos durante uma geração. MAASSSS os preços dos jogos não podem permanecer no atual, tem que dar uma baixada. Se manter no preço atual, quem sai no prejuízo é o consumidor.

    1. Problema que o preço da produção aumenta e o preço do produto final pro consumidor, não.
      Ou vc aumenta esse preço, ou vai realmente ficar inviável… Então tem que se encontrar um jeito de ser sustentável

      1. Mais um motivo pro Xbox se sobressair na próxima gen
        Vi um cara que é dono de play, mas disse que, pelo andar da carruagem, vai ter que ir de Xbox na próxima gen

          1. Fiz questão de ir lá buscar o comentário pra esfregar na sua cara kkkk. Junta o “.com” c/ o resto, é o 2 comentário do Gustavo. Com Fifa 21 já chegando a 300tão próximo da nova geração, vai sonhando que não vai ter impacto nenhum kkk

            https://imgur. com/a/adpOheY

  9. parece que a sony finalmente esta começando a sair de 2007 kkkkk evidentemente que esse modelo é insustentável hoje em dia, os acionistas olham para o fortinite e veem os $$$$$$ ai a sony no minimo 1 ano de intervalo entre um jogo e outro, nesse meio tempo o lançamento vende bem 1 ou 2 meses,e esse dinheiro já é pra pagar os custos, ou seja são 10 meses vivendo dos royates do fifa e do fortinite, a microsoft pelo menos tem umas microtransação aqui outras ali que deve pagar o lanche, alem do game pass, pode ter certeza que veremos a sony nessa geração aderir aos jogos cartoon, é uma mina de ouro, e não adianta ficar choramingando, pq vcs passam mais horas nesses games doq nos super AAA

      1. não disse que o Shawn fala por ela, essa declaração dele só liga uma luz para as o que vimos na conferencia do ps5, da um contexto.

  10. quando o assunto é dinheiro no bolso a longo prazo vale muito mais sea of thieves e bleeding edge doq last of us e god of war, é triste para alguns mas é realidade

  11. Só que pagar 250 bolsonaros por um jogo de 10 horas de duração é uma palhaçada. Se não fosse sustentável o mercado de jogos não estaria tão em alta comparado com os outros. Falou muita besteira, se formos seguir o pensamento dele o entreterimento com jogos ficaria inviável em qualquer país. Diminuir o custo junto da qualidade é um tiro no pé.
    Não esperava nada de diferente vindo de sonysta, sempre contra o consumidor.

  12. Na minha opinião Jorge, Ex-chefe do PlayStation não acredita que o atual modelo AAA sim é sustentável para a próxima geração sim, eu prefiro jogos aaa épicos mais longos com um preço mais alto nesta geração ps4 e Xbox ONE, e a nova geração ps5 e Xbox series x, e Xbox series s. Na minha opinião. Ok Jorge.

  13. A Solução vai ser aumentar o preço dos jogos de Playstation no Brasil para 400 reais em 2021.
    Eu quero ver os sonystas Brs metidos a rico se fodendo e pagando jogo a 24 vezes no cartão pra vender 2 semanas depois que lançou lá no OLX.kkkkkkkkkk

    1. Imagina o Ralo q dizem q vai ser o jogo mais caro da história (sendo q gta5 custou 500 milhões pra produzir) e será free to play com típica canpanha de 5 horas (lou2 tem 35 horas). Imagina como isso é sustentável kkkk. Microshitson tem histórico de dizer q tudo está bem e SUMIR com as coisas do nada como fez com o mixer, to vendo isso acontecer com o gamepass tb kkkkkk. Mas só com um ps5 poderei jogar todos os jogos já q o xcloud rodará no browser dele. Xbox pra q gente?.

      1. Esse tipo de sentimento pode te dar câncer. Imagina toda essa negatividade e inveja agindo dentro de você 24h.

          1. Você é como o pessoal da mil grau e olha onde estão. Edit* tudo é movido, alimentado por energia e isso é física/química. Quem está seguindo Bolsonaro aqui? Dica: não sou eu que estou sendo anticientífico.

          2. Assumir q eu estou com inveja e q “energia negativa” (senso comum) tem algum nexo causal com câncer é ser anticientifico e idiota.

          3. Pesquise. Faça algo além de ser hater. Dica de pesquisa “Psiconeuroimunologia”.

          1. Mas quem é rico, ok fazer isso.
            Mas se é pobre = burro.
            O que mais tem é sonysta burro que paga 300 pila em jogo de 12h

          2. nao quero cagar regra, só estou dando minha opinião ao dizer que acho burrice isso.
            se quiser comprar 1 milhao em balinha 7 bello gasta, só digo que acho burrice.

    2. Fifa que sai todo ano e é só uma atualização do ano anterior tá chegando por 300. Não duvido nada a sony enfiar 400 pica pau no lombo do sonysta.

  14. Gosto de franquias que tenham intervalos longos, o the last of us tem quase 7 anos de tempo, isso dá hype pra querer jogar, com essa estratégia sai menos jogo porcaria igual a ubisoft lançando AC todo ano cagado pro Pc. Jogos desse nível tem de ser com tempos e trazer qualidade na bagagem. Assim teremos bons jogos saindo com o tempo, bons momentos e inesquecíveis.

    1. É estranho ele dizer que não vai ser mais viável. Achei que o PlayStation vendia por conta dos exclusivos. Com a base de mais 100 milhões, não estão vendendo o suficiente? Era para dar conta de boa na próxima Gen.

      1. A MS está de olho nesses 100 milhões de clientes e quer expandir o Game Pass para o Máximo de Plataformas possíveis. Inclusive o próprio PS5. Vendas de Jogos é mais rentável que vendas de console.

          1. Venda de jogos e serviços > venda de consoles.
            Se a Nintendo vender 1 Switch hoje e o cara não comprou jogo nenhum é prejuízo.

      2. Acho que não esta vendendo não, pq todo ano ela lança um ou dois AAA, independente de vc gostar do jogo ou não…exercício básico de matemática:

        4 milhoes x 60 dolares = 240 milhões de doláres….foi o que Spiderman conseguiu aproximadamente em 3 dias lançados (sem contar as edicões especiais..)

        Ah sim, só pra constar, a maioria dos multis AAA não chegam a 5 milhões de vendas…aí eu fico me perguntando se a Capcom é louca por comemorar depois de 2 anos, o numero total de 5,8 milhões de vendas de resident evil 2 remake, jogo disponivel para PS4, Xone e PC !! Ela deve estar triste ou achar que que não vale a pena apostar nesses modelos de jogos AAA, ja que esta apostando em Resident Evil 8, e o remake de Resident Evil 4 !! Jogos Single Player, com altos valores de produção…será que é tão inviavel assim??

  15. Jogo com foco na narrativa, sem multiplayer, sem fator replay, preso a uma plataforma, gastam rios de dinheiro pra agradar uma parcela de 15% da plataforma, vai ser insustentável mesmo. A Microsoft tá fazendo o modelo dela sustentável e sem estragar a experiência de ninguém, Gears 5 e Forza Horizon 4 ficaram ótimos, campanha, Coop, multiplayer com diversos modos, temporada com conteúdos novos que fazem os jogadores voltarem pra ganhar skins, carros, etc… Esse é um modelo que se sustenta e a galera da campanha vai jogar, o pessoal que só joga Coop com os amigos e o pessoal que só curte online (e claro a galera que joga todo tipo de modo).

  16. No fim das contas chegamos a conclusão de que a ÚNICA que seguiu por um caminho sustentável foi a Nintendo, fazendo jogos baratos, de qualidade, que agradam o público, vendem horrores.. enquanto Microsoft e Sony brigam pra ver quem gasta mais em jogos que não se tem certeza se vão dar certo.. a indústria criou um monstro que está devorando a própria indústria, Ubisoft que o diga.. não vai ter jeito, vão ter que fazer jogos mais simples mas de fato INOVADORES, é fácil fazer um gráfico bonito com história pra emocionar, difícil é prender o jogador com um gameplay viciante e divertido.. a indústria precisa voltar as suas raízes e reacustumar o público a jogos de qualidade ao invés de jogos com gráficos bonitos

  17. Não vão mudar o modelo terrível de jogo que os AAA se tornaram. É quantidade acima da qualidade, então eu não duvido que aumentem o preço dos games para 70 dólares.

    A cada dia que passa eu tenho me voltado mais para o mundo dos indies. Se não fossem esses jogos, eu já nem teria vontade de continuar jogando videogame.

    Até uns 10 anos atrás, até às desenvolvedoras grandes sabiam o que fazia um jogo ser bom: diversão.

    Só um entre 1 milhão de exemplos: Comparem o grandioso Ghost Recon Future Soldier com o lixo do Breakpoint.

    Colocaram na cabeça que todo jogo tem que ser Action RPG de mundo aberto, e estão acabando com a indústria com isso.

    1. Ghost Recon Wildlands é show de bola. Breakpoint é um jogo mal feito. Eu gosto muito de jogos de mundo aberto desde que tenham muitas coisas pra fazer.

  18. ” que os assinantes do Xbox Game Pass não têm tantos problemas assim.”

    Logico, xbox nao faz AAA, só tem indie, multiplayer e jogo barato, e a turminha bate palminha. Assinantes game pass nao vai ter esse problema mesmo, nem sabem o que é AAA.

  19. Eu concordo com ele e fazendo sucesso faz a continuacao da historia em outras versoes, passar 4 a 5 anos pra fazer um jogo eh demasiado.

  20. Imagina o Ralo q dizem q vai ser o jogo mais caro da história (sendo q gta5 custou 500 milhões pra produzir) e será free to play com típica canpanha de 5 horas (lou2 tem 35 horas). Imagina como isso é sustentável kkkk. Microshitson tem histórico de dizer q tudo está bem e SUMIR com as coisas do nada como fez com o mixer, to vendo isso acontecer com o gamepass tb kkkkkk. Mas só com um ps5 poderei jogar todos os jogos já q o xcloud rodará no browser dele. Xbox pra q gente?

  21. Traduzindo: nem ele está mais aguentando ficar assistindo esses Filminhos da Sony por 30 horas. Fora que vindo da Sony é normal aumentar preços e estorquir Sonystas…

  22. Parece que o The Lesbian of Us 2 demora 20 horas devido a muita encheçao de linguiça tipo puzzles enrolados pra resolver, cenários abertos sem vida onde se cata colecionáveis e muita enrolação na história.
    Quem não gostou do meu comentário a porta é logo ali.

  23. Eu acho que ele, obviamente, está certo. Por isso que, na minha opinião, a Sony soltou tudo o que eles tinham de relevante nesse finalzinho do PS4… Tentar fazer o PS5 ser carregado por esse momento forte deles. A estratégia deu certo no PS3 e, inferioridade do PS5 à parte, pode dar certo também no PS4.

    Problema de AAA curtos é convencer o público a pagar $60 em jogos de 15 horas. TLOU2, com suas módicas 20 horas de história, já está forçando um pouco a amizade… O público que se restringe a zerar o jogo aproveita muito pouco do produto. Por outro lado, é muito difícil, pra não dizer quase impossível, rejogar jogos enormes como RDR2.

    Eu sou um forte defensor do New Game Plus, pois permite reaproveitar a história sem a encheção de saco de grindar o personagem novamente, mas, dentre os colossos que tivemos nesta geração, os únicos que adotaram uma solução bem-feita foram Assassin’s Creed Odyssey e Far Cry 5, ambos da Ubisoft, Shadow of the Tomb Raider e Metro Exodus. além é claro dos Soulsborne e de Batman: Arkham Knight. Em The Witcher 3 você só pode re-zerar uma única vez e em Red Dead Redemption 2 o modo nem sequer existe, embora seja possível rejogar as missões.

    TLOU2 pode se beneficiar do seu próprio modo New Game Plus. God of War eu acho que tem, não sei dizer, não sei se já não virou padrão nos jogos da Sony. E, a grande ironia, Crackudão também tem algo nessa linha…

    1. TLOUs 2 pode ter a New Game Plus em que os personagens são heterossexuais e o Joel não morto, virando o protagonista do jogo.

  24. Existe um estigma nas pessoas em que dizem: Gráficos realistas já são um triple A.

    Na realidade, fazer um jogo Cell Shading ou cartoon é muito mais difícil do que fazer um jogo foto realista.

    Quando eu estava tendo minha aula de render no Unity, o professor chegou a explicar lá como são feitas partes dos mapeamentos de texturas:

    É tirado uma foto, essa foto pode ser de arvores, ou de rochas, e é colado numa superfície ou engine do game. Aí se aplica as físicas e talz.

    Sonystas que dizem que jogo cartoon é coisa de baixo orçamento, é o argumento mais podre e imundo do que se possa imaginar. Breath of wild que o diga!!!

    Hellblade 1 tem gráficos foto-realistas e foi com baixo orçamento, feito por 6 pessoas e talz.

    Só porque seu uncharted é foto realista, ou God of war também, não significa capricho gráfico, ou “detalhista”… pelo contrário…

    Coisas desenhadas a mãos do zero sim.

    1. Eu penso assim também.

      Pega Death Stranding por exemplo, que pagam pau para os gráficos. Mas o “Kujima” nem criou os personagens. Pegou atores prontos, capturou as expressões e já era. E depois vem falar que o cara é gênio.

      1. O que ele fez com Metal Gear (apeasar de não gostar da serie), justifica alcunha de genio…qt a Death Stranding, ele pegou uma engine feita pela Gerrilla, moldou a seu gosto, montou um estudio do zero e lançou um AAA em menos de 3 anos de produção…Sim, o cara é gênio !! Comenta com menos emoção e mais razão cara….larga de ser babaca,….

        1. Não gostou do meu comentário, me da block e va viver na sua bolha.

          Quanto ao MGS eu concordo. Ele fez um bom trabalho. E é por isso que DS deve ser criticado. Por esperar algo do mesmo nível.

          Agora gênio… Meu nobre colega… Prefiro ficar com meu comentário “babaca”.

  25. É perfeitamente possivel produzir jogos de longa duração, divertidos e com custo relativamente baixo de produção. Cito como exemplos jogos de mundo aberto com muitos minigames e coisas pra fazer fora do eixo principal da historia , jogos de sobrevivencia com muita exploração e craftagem, jogos de luta com muitos lutadores, jogos de esporte, jogos de carta e principalmente jogos com multiplayer.
    A Çony criou um monstro que são os seus jogos no formatinho Naught Dog. Jogos single player scriptados, curtos ou artificialmente aumentados, direcionados, focados na historia e com gráficos de alto nível. Aí não tem jeito, tem que vender o jogo caro pra se pagar. Provalmente a Çony gastou muito mais no marketing do The Lesbian of Us 2, pra agradar muito jornalista e Youtuber, do que na produção do proprio jogo.
    Ja ouço as vaias quando TLOUs 2 ganhar o GOTY de 2020.

  26. Foi o tempo em q eu me divertia jogando Alex Kid, Super Mário Word, Donkey Kong, Sonic, entre outros… Era diversão na certa. Apesar que eram outros tempos. Eu sou uma pessoa que admira um bom gráfico, mas que tenha jogabilidade, que acredito que seja o mais importante no jogo. Não adianta lindos gráficos se o jogo não for gostoso de se jogar. Vejo hj em dia uma briga pelas 2 empresas MS e Sony, quem oferece o melhor “gráfico”. Sendo que as duas já provaram que são mais do que capazes de fazer lindos jogos. Enquanto isso tem a Nintendo oferecendo seus jogos Cartoon e prendendo a atenção do público. Porque será? O Jogo possui uma ótima jogabilidade?

    1. Acho que a pegada de parte dos estúdios da MS vai ser esse, desenvolver jogos voltados para como a Nintendo desenvolve seus jogos, como o Tunic, por exemplo, não sei se é um exclusivo de Xbox, mas é um bom exemplo, eu mesmo adoraria joga-lo, mas ai se você lança um jogo daquele pela MS surgi a zumbilandia perguntando dos 12TF para jogar game cartoon, mas se fosse lançado no “Porcelanato 5” ai seria arte…

      1. Enquanto os Sonystas estão contando Like e Deslike, vendas de consoles. Mal eles sabem que o que realmente alavanca a indústria dos games é a venda de Jogos e serviços. E a MS está mostrando um futuro promissor em relação a isso. Tanto que quer expandir seus serviços para o Máximo de Plataformas possíveis R$$, diferente da mente fechada da Sony que prende seu seus clientes com alguns exclusivos q na maioria das vezes nem dos estúdios dela é, e sim de terceiros. Quem está desesperado aí nessa história!?

        1. vc amigo! segundo vc vender jogos é o mais importante junto com serviços, e vc não está errado, só ta esquecendo de algumas coisas, não sei se vc sabe mas a sony vive batendo records em vendas de jogos na sua plataforma, seja exclusivos ou seja de terceiros, seus serviços tbm não estão nada mal, ps plus é o quinto maior serviço de assinatura do mundo, bem a frente da live gold que está em sétimo, no último relatório que eu vi sobre receitas de gamepass e psnow a sony tbm liderava com folga, inclusive gerava mais receita que o game pass e o EA acess juntos, pode não ser uma notícia mais tão recente mas ainda assim mostra que o serviço vem se saindo bem em termos financeiros, que como vc mesmo sabe é o mais importante. fontes abaixo…

          https://www.gamevicio.com/noticias/2019/06/ps-plus-e-o-quinto-maior-servico-em-numero-de-assinantes-pagantes-do-mundo/#:~:text=filter_4Roots-,PS%20Plus%20%C3%A9%20o%20quinto%20maior%20servi%C3%A7o,de%20assinantes%20pagantes%20do%20mundo&text=Publicado%20por%20zogs69%2C%20em%2018,2019%20(1%20ano%20atr%C3%A1s)%20.&text=O%20grupo%20foi%20respons%C3%A1vel%20por,que%20n%C3%A3o%20s%C3%A3o%20facilmente%20encontrados.

          https://www.eurogamer.pt/articles/2018-11-09-playstation-now-gerou-mais-dinheiro-do-que-o-xbox-game-pass-e-ea-acces-juntos

          1. Não gostou da fonte? eu tenho a original, ou vc acha que a matéria é mentirosa só pq vc não gosta do site? os números estão lá , é só abrir e ler, números são indiferentes de gosto pessoal

    2. Sobre gráficos, é um tendência natural a evolução. Novas tecnologias permitem extrair ao máximo a qualidade do produto. Eu gosto dessa fase, jogos cada vez mais realistas, imersivos. Claro que nem tudo é gráfico, mas é algo que tem seu valor. Eu tive a oportunidade de ter um One X e fiquei impressionado com a qualidade que ele entrega. Empolgação vai nas nuvens. Mas nem por isso deixo de jogar jogos do SNES no PC.

      1. Concordo com vc. Deve haver um equilíbrio entre gráfico e jogabilidade. Mas tem muitos jogos com gráficos belíssimos caro, mas a jogabilidade fica a desejar. Então ao meu ver foi um investimento alto “sem” retorno e é isso que basicamente trata a matéria. A Sony reclamando dos Jogos AAA não ser tão rentável. Tempo, dinheiro e etc… E o mais engraçado que quem criou essa briga de poder de console e gráficos foi justamente ela. Só foi a MS acertar os trilhos. Que a Sony começou a chiadeira, ela deu um tiro no próprio pé.

        1. As vezes a Sony esquece que a Microsoft é uma empresa gigante que pode bancar floppada AAA mas se o jogo AAA dela floppa é um impacto brusco.

  27. “Eu gostaria de voltar ao jogo de 12 a 15 horas [AAA]”

    Ué, mas The Last of Ass tem isso mesmo de gameplay, 12 – 15h, se põe mais o dobro em cutscene ai são outros quinhentos.

  28. Concordo que os jogos estão ficando cada vez mais caros e que no futuro não vai ser sustentável, é bem provável que tenhamos um aumento de preços e algumas desenvolvedoras mais voltadas para jogos de baixo orçamento. A Microsoft está seguindo um modelo de negócios próprio, assim como a Nintendo, e a Sony precisa se atualizar, eu acredito que nesta geração ela lance os jogos dela no PC com 1 ano de atraso.

  29. Final Fantasy VII tá aí pra “revolucionar” a indústria com seu jogo de 200 dólares disfarçado. Pode copiar Sony, nisso vcs manjam.

  30. O cara tava falando bem quando disse que jogo de 5 anos é caríssimo e não-sustentável.
    Mas cagou falando que queria que jogos fossem curtos só por esse motivo. Mano, 10 horas é o quanto eu gastei no capítulo extra do Xenoblade que já estava incluso sem pagar extras. 15 horas não é nada, ainda mais investindo 60 dólares.
    As desenvolvedoras first party tem obrigação de vender títulos chamariz para venderem seus consoles. Azar o seu se teu jogo não lucra. A missão do jogo first party é fazer aparecer mais público pra venda de third party. Inclusive é a missão que a Sony falhou horrorosamente com o Vita e botou a culpa nos celulares sendo que ela que não atraiu ninguém pra sua plataforma com seus jogos Sony.

  31. Ele está sendo apenas coerente, pois foi a mesma fala do Phil a tempos atrás e também da Take Two, sendo portanto uma questão que envolve toda a indústria. Então cada empresa tratabalha à sua maneira para lidar como desafio. A MS, por exemplo, apostará cada vez mais em fontes recorrentes de receita e jogos de orçamento flexível, com um ou outro jogo ‘blockbuster’, enquanto a Take Two pretende lançar mais jogos, sejam remasters ou remakes, para tentar suprir o enorme vácuo que fica entre um GTA e outro.

    Agora eu falando por mim. Muitas vezes eu ficava receoso em pagar caro num jogo avulso de 5h ou 6h de campanha, mas dentro de um serviço como o Gamepass jogar vários games de 5h é mais confortável, pois já ali está disponível no catálogo pra baixar. Isso me permite conhecer e experimentar novos jogos num nível sem precedentes nos consoles, onde o jogo em questão não precisa ser AAA, precisa apenas ser uma experiência que vale ser apreciada.

    1. Exato, o Game Pass permite vc experimentar jogos que jamais se arriscaria a comprar. Alguns destes jogos proporcionam experiências sem igual, mesmo sendo jogos de gráficos simples e com curta duração.

  32. Concordo em reduzir o jogo para 12 horas, assim não se torna massante e cansativo, é encher linguiça a troco de nada, já enjoei de Quantum Break por exemplo e não tô muito disposto a continuar. Jogo de 30 horas só serve pra mulecada que não tem oque fazer sustentada pelos pais.

    1. Depende do tipo de genero do jogo. Um FPS ou TPS divido em fases 10 a 12 horas já tá de bom tamanho. Pra jogos de mundo aberto acho muito pouco. Obs: Eu trabalho e não sou sustentado pelos meus pais.

    2. sim até por que eu trabalho pra pagar R$ 280,00 conto num jogo que zero num sabado , comeu coco cara , os unicos jogos que aceito pagar o preço de lançamento são aqueles que sei que tem muito conteúdo , jogo de 12 horas aceito pagar no máximo 80 conto e olhe lá se for muito bom

        1. tá princeso…a não ser que vc esteja comprando seu seus jogos na Uganda ou sei lá onde , 90% aki tá no brasil se lascando dolar quase 6 conto … então de que adianta essa informação

          1. Ok, agora mesmo eles desistiram de fazer jogos de 12 horas só porque as estrelas do Brasil estão pagando muito caro. Rrsrs.

  33. Os estúdios grandes estúdios poderiam começar a desenvolver jogos AA tbm (sem dxar os AAA de lado obviamente), os jogos AAA estão muito maçantes e mais do mesmo, eu acho que as desenvolvedoras não inovam pq é muito arriscado já que jogos AAA custam muito.

  34. O cara parece que não entende como a indústria mudou. O ponto é sempre fazer ser rentável quando lançar o game. Estúdios tem de sobra para ficar vários anos fazendo o game, e ainda termos um AAA por mês (juntando todos os estúdios). Mas para ser rentável, o modelo de distribuição tem que mudar, o Game Pass serve para isso. Vender para várias plataformas também. Mas acima de tudo, o game tem que ter muito conteúdo para fazer o jogador se interessar por ele, além de um bom fator de replay. Coisas que a MS tem feito em seus jogos e plataforma, e a Sony não! No fim, o que ele quer é que os games se adaptem a ele e seu modelo antigo de negócios, e não o contrário. Se essa for a mentalidade interna da Sony eles estão lascados!

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