2022 não foi um ano tão forte no que diz respeito ao lançamento de exclusivos do Xbox. Foi o próprio Phil Spencer quem o admitiu em entrevista ao IGN, na qual tocou no assunto sem pisar muito no freio, assumindo também a responsabilidade pelo incidente: “Nosso compromisso com os fãs é lançar constantemente grandes jogos para as pessoas para jogar em nossa plataforma, e definitivamente não tivemos o suficiente deles em 2022. Assumo total responsabilidade por isso, pois lidero o setor.
Spencer acrescentou que leva muito a sério esse compromisso com os jogadores e que, felizmente, 2023 começou de maneira diferente. Além disso, haverá dois títulos fundamentais para o Xbox e o Game Pass, ou seja, Starfield e Redfall.
Spencer também explicou porque estava realizando um Developer Direct, onde foram reveladas as datas de lançamento de Redfall e Minecraft Legends, assim como o lançamento do Hi-Fi Rush. Segundo ele era importante dar algo aos jogadores, depois de meses dizendo para esperar por novidades.
“Eu hesito em dar muita antecipação, pois sei que a comunidade está um pouco cansada de nós apenas dizendo ‘espere até’. Esta é uma das razões pelas quais foi ótimo poder lançar o Hi-Fi Rush durante o evento, insinuando que temos coisas para lançar.
Em novembro lançamos Pentiment , que é um jogo de muita qualidade, mas temos que dar mais. Quando olho para Minecraft Legends, quando olho para Redfall, o trabalho que estamos fazendo no Forza Motorsport e uma das minhas franquias favoritas, The Elder Scrolls Online… Acho que foi importante para nós mostrar os jogos e mostrar as datas.”