A pandemia do novo coronavírus não prejudicou tão somente a saúde das pessoas, mas também a indústria dos games. Certo que nunca se jogou tanto videogame como agora, afinal o isolamento social global possibilitou tudo isso. Contudo, por conta desse afastamento nas equipes dos estúdios, muitos jogos foram adiados e sofreram problemas… até mesmo o Halo Infinite do Xbox (de 2020 foi para 2021) ou o novo God of War (de 2021 foi para 2022) do Playstation.
A dinâmica do último ano foi tão estranha que temos uma situação altamente inusitada aqui. A Xbox Game Studios pode ser a grande protagonistas dos jogos neste ano, inclusive no Playstation 5, plataforma rival.
Lembre-se, a Microsoft comprou os estúdios da Bethesda, mas antes existia um contrato para que Deathloop da Arkane e Ghostwire: Tokyo da Tango Gameworks sejam exclusivos temporário nos consoles por um ano. Eles também serão lançados no PC neste ano. Recentemente, a Sony afirmou que God of War foi adiado para 2022 e que Horizon Forbidden West não está confirmado para este ano. Por conta disse, a Bethesda tem a possibilidade de “salvar” o Playstation nos jogos deste final de ano.
A prova maior disso aconteceu ontem, quanto no State of Play, evento para novos jogos do PS4 e PS5, foi confirmado que o protagonista seria Deathloop da Arkane. O fato foi tão inusitado que Jason Schreier da Bloomberg disse o seguinte:
“Sintonize para um mergulho profundo no próximo grande jogo da Xbox Game Studios”
"Tune in for a deep dive on the next big game from Xbox Game Studios" https://t.co/TkW9tsERtN
— Jason Schreier (@jasonschreier) July 6, 2021
O evento do Playstation praticamente será um “Xbox Games Showcase: Extended”, uma extensão dos jogos da Xbox Game Studios. Caso realmente Horizon Forbidden West não seja lançado neste ano, a Microsoft praticamente tem o caminho livre com os melhores jogos do ano, que são:
- Forza Horizon 5 (Xbox)
- Halo Infinite (Xbox)
- Ghostwire: Tokyo (PS5, temporário)
- Deathloop (PS5, temporário)
https://twitter.com/WindowsClubBr/status/1412767393718444034
A Microsoft tem comprado muitos estúdios e a cada ano que passa está mais forte. Claro que ainda tivemos Sea of Thieves Piratas do Caribe, Grounded: Shroom & Doom, Microsoft Flight Simultador e Psychonauts 2, que também são ou poderão grandes ser grandes jogos. Próximo ano da já confirmado temos Redfall e Starfield, e a partir de 2022 a Sony não pode mais contar com a sorte de ter a Bethesda por perto.