Há muitos na indústria que acreditam que os consoles estão passando por um período de declínio, mas segundo Mike Ybarra, apenas os fabricantes falidos acreditam na sua morte. Na verdade, para ele os consoles viverão por muito tempo. É verdade que as margens de lucro diminuíram à medida que os custos de desenvolvimento aumentaram, mas tanto o PlayStation 5 quanto o Nintendo Switch continuam vendendo bem .
Ybarra, ex-executivo do Xbox e ex-chefe da Blizzard, escreveu sobre você precisa de exclusividades de grande sucesso, porque vencer é uma questão de plataforma e de jogos. A Sony sabe como criar sucessos e como selecionar os sucessos de outras pessoas para torná-los exclusivos. eles eu dobraria imediatamente porque há sangue na água por toda parte ”.
It is what it is. Sony believes in exclusivity and it’s because it works. It doesn’t for Xbox now so they go full slate. I can’t blame Sony either because they at least believe in making its console a place where it gets exclusives stuff , games , third party etc. focus
— Timdog (@PsnTimdog) August 30, 2024
Ybarra nunca menciona o seu nome, mas parece bastante claro que o seu polémico alvo é a Xbox e a sua atual estratégia multiplataforma, que visa mais a difusão dos jogos do que do seu console… também porque deu a sua opinião ao responder a um post que falou sobre o Xbox. Recentemente a Microsoft anunciou a chegada de Indiana Jones e o Grande Círculo ao PlayStation 5, alguns meses depois das versões para Xbox e PC.
Afinal, pensar que os consoles poderiam desaparecer é uma visão muito apocalíptica. O mercado está certamente com grandes dificuldades, mas ainda estamos a falar de um setor que conta com dezenas de milhões de clientes e que tem registado sucessos recentes como o da Nintendo Switch e da PS5.
Lembramos que o Xbox não apoiam o fim dos consoles, inclusive garante que sempre irá fazer consoles enquanto houver demanda de mercado, mas a Microsoft é um gigante na nuvem hoje, e por conta disso é uma empresa trilhonária, é lógico que ela quer levar essa briga para nuvem já que por lá é mais fácil sair vitoriosa por alcançar um público potencioalmente maior.
O que vocês acham?