Facebook se manifesta sobre a aquisição Activision Blizzard da Microsoft no CADE

Graças ao processo de transparência da administração pública brasileira podemos observar de perto como estão os trâmites para aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft.  O nosso órgão regulador para este tipo de negócio é chamado de CADE. O interessante é que podemos observar como cada empresa se manifesta sobre a maior compra da história dos games.

Assim como o Google, Ubisoft, Apple e tantas outras, o Facebook (Meta) seguiu na posição de que tal aquisição não configura o monopólio e não restringe as opções no mercado. Desse modo, confira alguns trechos extra abaixo:

Pergunta do CADE:

No melhor conhecimento de sua empresa, quais são os principais desenvolvedores/publicadores de jogos que concorrem efetivamente com a Microsoft e a Activision Blizzard nos cenários (i) mundial e (ii) nacional (sob a perspectiva do consumidor brasileiro)? Considere, em sua resposta, os players capazes de produzir jogos considerados como de categoria “AAA” pela indústria, assim entendidos os títulos que demandam maiores investimentos em produção e marketing.

Resposta do Facebook:

A Meta entente que a publicação e o desenvolvimento de jogos eletrônicos são intensamente competitivos, atraindo uma ampla gama de players que concorrem globalmente entre si. Além da Microsoft e da Activision Blizzard, os principais desenvolvedores/publicadores incluem, não exaustivamente:

●Bandai Namco;
● Capcom;
● Electronic Arts;
● Embracer;
● Epic Games;
● Konami;
● NetEase;
● Nintendo;
● Riot Games;
● Sega;
● Sony Interactive Entertainment;
● Square Enix;
● Take-Two Interactive;
● Tencent;
● Ubisoft;
● Valve;
● Warner Brothers Interactive Entertainment;
● Xbox Game Studios; e
● Zynga.

No melhor conhecimento da Meta, todas esses publishers têm títulos AAA em seus portfólios e/ou são capazes de produzir títulos AAA.

Pergunta do CADE:

Na visão de sua empresa, a Activision Blizzard publica algum(ns) título(s) que, por suas características ou especificidades, não possui(em) concorrentes próximos publicados por outras empresas da indústria de jogos? Qual(is)?

Resposta do Facebook:

A Meta está sempre trabalhando para trazer novos títulos para sua plataforma e construir relacionamentos com publishers e desenvolvedores. [ACESSO RESTRITO]. O setor de jogos eletrônicos é altamente dinâmico e competitivo, com uma abundância de conteúdo produzido por diversos desenvolvedores (conferir item 8 acima) e com entradas constantes de novos players (conferir item 7 acima). [ACESSO RESTRITO].

Como visto, o Facebook tem se mostrado favorável a aquisição da Microsoft Xbox e que isso não deve limitar o acesso aos jogos já que é fácil novos concorrentes entrarem neste mercado, e que existe muitas desenvolvedoras capazes de fornecer jogos AAA (de alto orçamento).

Outro detalhe interessante é que o CADE quer saber quais jogos da Activision Blizzard são “essenciais ” para o mercado, e Facebook volta a responder que isso não existe, é um mercado variado e dessa forma “Call of Duty” não foi nem mencionado no documento pelo gigante das redes sociais.  Portanto, o Facebook vai de contra as alegações da Sony Playstation que diz que Call of Duty é algo que não tem concorrentes e que por si só é um gênero inabalável e que confiruga monopólio.

 

Fonte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *