Fallout 3 finalmente ganhará uma remasterização, o que parece um retorno há muito aguardado às ruas radioativas da Capital Wasteland. Pelo menos, tudo indica que sim. A remasterização parece estar se aproximando da realidade após anos de rumores, vazamentos e pequenas confirmações de fontes internas. Ela se baseia no sucesso da remasterização de Oblivion, recentemente confirmada.
Um vazamento reacendeu o interesse de pessoas por Fallout 3. Um roteiro de lançamento privado da ZeniMax foi tornado público durante o famoso processo da FTC contra a Microsoft referente à aquisição da Activision Blizzard pela gigante da tecnologia. A ZeniMax, dona da Bethesda, tinha uma lista de jogos não anunciados em sua previsão. Entre eles, estavam Oblivion Remaster e Fallout 3 Remaster, ambos planejados para o ano fiscal de 2024.
O mundo dos negócios levantou a sobrancelha, mas os fãs não disseram nada. Então, foi só neste mês, quando vazamentos se conectaram à Virtuos, um estúdio de desenvolvimento global conhecido por criar excelentes ports e remasterizações, que Oblivion Remastered se tornou quase certo. Não havia como Fallout 3 não ser real se Oblivion fosse.
A Virtuos é um estúdio sediado em Singapura com 25 escritórios em todo o mundo e mais de 4.000 funcionários. É mais conhecido por trabalhar em projetos de remasterização e portabilidade para algumas das maiores franquias de jogos. A Virtuos agora oferece suporte ao remake de Metal Gear Solid: Snake Eater, da Konami, e às versões para PC e Xbox One de Hogwarts Legacy em seu portfólio. Dizem também que está trabalhando no remake de Assassin’s Creed IV: Black Flag.
Acredita-se agora que a Virtuos seja o estúdio que trabalhou em Oblivion Remaster e Fallout 3 Remaster. Isso se deve ao fato de serem muito bons em tecnologia e terem experiência com motores de jogo antigos. Como ambos os jogos foram desenvolvidos no motor Gamebryo da Bethesda, faz sentido que a mesma equipe trabalhe em ambos. Seu conhecimento técnico e familiaridade com a antiga base de código podem tornar o remaster mais rápido e melhor.
NateTheHate, uma fonte confiável, se manifestou recentemente sobre a situação, o que piorou ainda mais a situação. Se você perguntasse a ele sobre o remaster de Fallout 3, ele responderia: “Vai demorar um pouco até vermos”. Isso significa que o jogo ainda está em desenvolvimento. Apesar de vago, isso é importante. Nate tem um histórico de dar vazamentos precisos, e o fato de ter certeza de que o remaster está a caminho contribui bastante para os rumores recorrentes. Pode-se dizer que não se trata mais de uma questão de “se”, mas sim de “quando”.
Embora ainda não haja uma data oficial, o local mais provável para um anúncio é o Xbox Games Showcase, em junho. A Microsoft está investindo pesado em novas propriedades intelectuais (IPs) e em antigas, e a série Fallout está trazendo nova atenção à franquia. O momento não poderia ser melhor.