Com o lançamento e o sucesso de The Elder Scrolls 4: Oblivion Remastered, os olhos agora estão voltados para a Bethesda, para a tão comentada remasterização de Fallout 3. Embora a remasterização de Oblivion tenha mudado algumas coisas, manteve a mesma jogabilidade clássica de RPG de mundo aberto do original. O ex-desenvolvedor da Bethesda, Bruce Nesmith, acredita, no entanto, que com uma remasterização de Fallout 3, a Bethesda deveria revisar a mecânica de jogo.
Em entrevista ao VideoGamer, Nesmith falou sobre como a série Fallout, da Bethesda, evoluiu entre Fallout 3, em 2008, e Fallout 4, em 2015. Entre as diferenças entre os dois títulos, Nesmith apontou especificamente o combate com armas de fogo, que era muito mais refinado em Fallout 4 do que em seu antecessor.
“O que você viu em Fallout 4? Isso vai te dizer o que eles acharam necessário mudar em relação a Fallout 3”, disse Nesmith. “Eu sei que em Fallout 4 houve muito trabalho no combate com armas, porque Fallout 3 é a primeira vez que eles tentaram fazer um jogo de tiro. E, bem, eu acho que o trabalho que foi feito foi incrível.”
Nesmith, que já trabalhou na Bethesda em títulos como The Elder Scrolls 4: Oblivion e Fallout 3 como designer, também mencionou que o combate com armas em Fallout 3 “não era bom” e que exigiria revisões pesadas se o jogo fosse remasterizado para lançamento no mercado de jogos moderno. Ele também diz que o combate de Fallout 3 não se comparava nem mesmo aos seus contemporâneos na época. Para contextualizar, 2008 viu o lançamento de Gears of War 2 , Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots , Dead Space e Call of Duty: World at War , entre muitos outros títulos.
“[ O combate de Fallout 3 ] não se comparava aos jogos de tiro da época”, explicou Nesmith. “Além disso, é um RPG de tiro, não um jogo de tiro em que se corre e se atira. Mas muito trabalho foi feito nisso para Fallout 4. Então, prevejo que muito desse trabalho será investido, supondo que eles estejam fazendo a mesma coisa.”
“Oblivion não foi apenas atualizado para a versão de 2011 de Skyrim”, continuou ele. “Foi atualizado para algo que, pelo menos superficialmente, parece superar a atualização gráfica mais recente de Skyrim.”
Embora a Bethesda não tenha feito nenhum anúncio confirmando a existência de Fallout 3 Remastered rumores que datam de 2023 indicam que ele está em desenvolvimento para um lançamento moderno. Um relatório de 2023, que abordou o julgamento da Microsoft junto à Comissão Federal de Comércio dos EUA, incluiu menções a títulos como Indiana Jones e o Grande Círculo e The Elder Scrolls 6, bem como a remasterizações como The Elder Scrolls 4: Oblivion e Fallout 3.
Rumores mais recentes indicam que Fallout 3 Remastered ainda está em desenvolvimento na Bethesda. No entanto, o jogo não tem previsão de lançamento por enquanto.