Fallout está vivendo um retorno impressionante com o sucesso da série de TV que fez a franquia atingir uma popularidade espetacular na indústria dos games, e o ideal seria poder contar com um novo jogo da série a ser lançado, segundo às regras padrão do mercado: Fallout 5, no entanto, ainda está muito distante, e a Microsoft gostaria de tentar apertar o cronograma e obtê-lo mais cedo do que o esperado, de acordo com um conhecido leaker/jornalista.
A questão não é nada simples, obviamente, mas segundo Jez Corden, jornalista do Windows Central que sempre esteve muito próximo das questões relativas ao Xbox, a Microsoft está “formulando planos para garantir que o próximo Fallout possa chegar mais cedo do que o esperado”, conforme relatado no episódio recente do podcast do Xbox Two.
A empresa “perceberia bem” que a procura por um novo Fallout é muito elevada e pretendia agir em conformidade. Como isso se traduz na prática é uma outra história: a Bethesda Softworks ainda está comprometida em apoiar Starfield, enquanto a maior parte da força de trabalho agora está toda concentrada em The Elder Scrolls 6, que terá preferência sobre Fallout 5, que seria o próximo projeto a ser concluído.
Considerando os cronogramas padrão do estúdio, isso significa que é improvável que o novo Fallout chegue ao mercado antes de 2030, um tempo muito longo para aproveitar qualquer campanha publicitária temporária.
É de se imaginar que a possível 2ª Temporada de Fallout poderia repetir o sucesso da primeira, o que daria mais margem de tempo para preparar a trilha para um novo capítulo da série, mas o desenvolvimento deveria ser organizado de forma diferente.
Aqui entram em jogo as teorias mais malucas, que obviamente envolvem Obsidian: a equipe, também parte do Xbox Game Studios, é autora de Fallout: New Vegas que no longo prazo provou ser um dos capítulos mais populares da série, portanto a ideia poderia ser confiar um novo Fallout ao estúdio em questão.
Poderia ser um spin-off ou algo parecido, considerando que a Bethesda parece ter bastante ciúmes de sua propriedade intelectual, mas a questão ainda é muito duvidosa porque a Obsidian também já está muito ocupada em vários projetos, entre Avowed e The Outer Worlds 2, então de momento toda a questão parece acima de tudo uma grande especulação, embora seja verdade que o hype da série Fallout TV representa um património que não deve ser desperdiçado, vendo também como arrastou os capítulos antigos da série de volta nos gráficos de vendas.
Enquanto isso, Fallout 4 recebeu sua atualização de nova geração e provavelmente, junto com Fallout 76, será capaz de absorver o desejo do público pela série pelo menos por um tempo.