Fallout 5 é um longo caminho a percorrer. Bethesda está atualmente trabalhando em Starfield, um novo IP definido para lançamento antes de The Elder Scrolls 6, que não deve ser lançado até pelo menos meados da década de 2020. Com base na história da franquia, é provável que uma espera tão longa por Fallout 5 eventualmente verá um jogo que é completamente diferente de Fallout 4 ou Fallout 76.
Fallout passou por várias fases distintas ao longo de sua vida. Fallout 1 e Fallout 2 eram RPGs isométricos com uma perspectiva de cima para baixo. Bethesda adquiriu o IP na década de 2000, criando Fallout 3, um RPG em primeira pessoa que pegou o estilo de história e tom de Fallout enquanto o adaptava para a perspectiva de RPG de primeira pessoa que Bethesda tinha encontrado sucesso na série The Elder Scrolls.
Fallout: New Vegas foi então desenvolvido pela Obsidian Entertainment usando os recursos de Fallout 3 para criar uma nova história ambiciosa ambientada em Mojave Wasteland que ainda é considerada por muitos como um ponto alto da série. Depois disso, Bethesda voltou à franquia com Fallout 4, que fez mudanças significativas no sistema de combate do jogo, bem como em seus dispositivos de narrativa, adicionando dois personagens de jogadores com voz completa para cada opção de gênero no jogo.
Em outra reviravolta inesperada para a franquia, Bethesda pegou os ativos de Fallout 4 para criar um jogo multiplayer de mundo aberto, Fallout 76. O lançamento cheio de erros do Fallout 76 aumentou as críticas de que o estúdio já havia enfrentado por criar uma versão multiplayer de uma famosa franquia de RPG para single player, e embora a comunidade do jogo tenha crescido até mesmo Todd Howard comentou recentemente que Fallout 76 “Decepcionar um monte de gente.”
É provável que Fallout 5 ainda esteja a pelo menos 10 anos de distância. Starfield pode ser lançado em até três anos, momento em que Bethesda terá que dedicar seus recursos totalmente a The Elder Scrolls 6 se o próximo capítulo da franquia de fantasia tiver uma esperança de sair da sombra de Skyrim. Circularam rumores de que Fallout: New Vegas 2 poderia estar em andamento para abalar os fãs, embora isso esteja longe de ser confirmado.
Independentemente disso, é provável que se New Vegas 2 fosse desenvolvido, ele também usaria recursos de Fallout 4, enquanto Fallout 5 usaria o motor revisado que Bethesda tem trabalhado para Starfield e The Elder Scrolls 6. No Brighton Digital 2020, Todd Howard mencionou que ambos os projetos atuais da Bethesda fariam um uso mais extenso da geração procedural para criar mundos enormes no jogo.
Como resultado, Fallout 5 pode ter um tamanho de cidade mais realista do que os jogadores jamais viram antes, enquanto tirava proveito de todas as outras possibilidades técnicas que um motor revisado permitiria. Resta saber se Bethesda se limitará aos personagens com voz, embora fazer uma mudança tão significativa em Fallout 4 sugira que o estúdio poderia dar saltos igualmente grandes para o próximo jogo também.
Fallout 5 pode ser o começo de uma nova geração de jogos Fallout assim como Fallout 3 foi. É quase impossível dizer onde a Bethesda pode chegar com a franquia, especialmente porque, como um novo IP Starfield, pode ser uma grande oportunidade para o estúdio experimentar sua fórmula clássica de RPG. O que é provável, entretanto, é que os fãs podem esperar algo muito diferente da nova geração de jogos Fallout , e que seja o que for que esse novo jogo acabe sendo o que os fãs da franquia estão buscando.
O Fallout 5 não está confirmado para estar em desenvolvimento.