Bons amigos desde os primórdios da tecnologia moderna, os dois fundadores da Microsoft, Bill Gates e Paul Allen, inicialmente começaram suas carreiras de TI no “lado negro” da TI. Eles eram tão geeks de TI que faltavam às aulas que consideravam desnecessárias para passar mais tempo nos computadores da escola. Um dia eles hackearam o sistema escolar, que obviamente não estava muito bem protegido nos anos 70.
Em vez de serem expulsos da escola e enfrentarem um anúncio, eles foram solicitados a melhorar o desempenho dos computadores da escola.
Em 1973, Bill Gates começou a estudar Direito na Universidade de Harvard, mas mesmo lá ele estava mais preocupado com o centro de TI e suas habilidades de programação, que foram melhorando gradativamente. Depois que Paul Allen também se mudou para Boston, Gates deixou Harvard para trabalhar com Allen na MITS, uma empresa que havia acabado de desenvolver um microcomputador chamado Altair 8800. Assim, os dois desenvolveram uma nova versão da linguagem de programação BASIC.
Hoje é dia de apagar as velinhas por aqui: a Microsoft está comemorando os seus 47 anos de fundação! 🎂
Você se lembra qual foi o primeiro produto nosso que utilizou? pic.twitter.com/Unyo2ip3aM
— Microsoft Brasil (@MicrosoftBr) April 4, 2022
47 years ago today, Microsoft was founded as a partnership between Bill Gates and Paul Allen to develop and sell BASIC interpreters for the Altair 8800. pic.twitter.com/OE1RL3rnX4
— Miles Commodore (@miles_commodore) April 4, 2022
Microsoft was born 47 years ago today. 💻
As of March, Microsoft has a market cap of $2.332 T — making it the world's second most valuable company by market cap, beat out only by Apple.@microsoft @apple #otd pic.twitter.com/gDL2a3OFGY
— Cornell Tech (@cornell_tech) April 4, 2022
A Microsoft foi finalmente fundada em 4 de abril de 1975 – com Bill Gates como CEO. Em 1978 – após 3 anos – as vendas aumentaram para um milhão de dólares. O big bang veio em meados da década de 1980: o MS-DOS apareceu. Este foi o início de uma história de sucesso – foi seguido pelo Windows, o sistema operacional que ainda domina o mercado hoje. Até o momento, a Microsoft é o maior player tanto no mercado de sistemas operacionais compatíveis com PC quanto no mercado de pacotes de software de escritório. A Microsoft já se tornou a empresa mais valiosa do mundo algumas vezes e seu valor ultrapassa a marca de trilhão de dólares.