“Ficamos preocupados quando vimos o Xbox chegando” – Um ex-executivo do PlayStation desabafa sobre a exclusividade do GTA 3

Todos nós sabemos que Grand Theft Auto 3, Vice City e San Andreas são clássicos do PS2, mas aparentemente o PlayStation garantiu que eles fossem exclusivos porque tinha medo do Xbox.

GTA é obviamente uma série multiplataforma hoje em dia, mas o PlayStation por medo já tentou tomá-lo para si. Isso será porque a Rockstar encontrou seu sucesso inicial com eles no PS2, com títulos como GTA 3, Vice City e San Andreas. E, como se vê, esses três jogos foram propositalmente feitos exclusivos para o PS2, não porque a Sony simplesmente sentiu vontade, mas porque estava preocupada com o lançamento do Xbox original na época.

O ex-chefe do PlayStation Europe, Chris Deering (o mesmo cara que fez aquele comentário sobre como os desenvolvedores demitidos deveriam simplesmente “ir para a praia por um ano”) falou recentemente com a GamesIndustry.biz relembrando os 30 anos do PlayStation, onde ele falou especificamente sobre adquirir os direitos de exclusividade para GTA 3 e os dois jogos depois dele.

Ficamos preocupados quando vimos o Xbox chegando“, explicou Deering. “Sabíamos que exclusividade era o nome do jogo em muitos campos, como a Sky TV com esportes. Assim que o Natal estava se aproximando, quando o Xbox seria lançado, alguns de nós fomos até nossos editoras e desenvolvedoras terceirizadas favorita e perguntamos a eles: ‘Você gostaria de um acordo especial se mantivesse seu jogo de próxima geração exclusivo para PlayStation por um período de dois anos?’

“E um dos acordos que fizemos foi com a Take-Two para os próximos três jogos Grand Theft Auto. Na época, não estava claro que Grand Theft Auto 3 seria tão grande quanto foi, porque costumava ser um jogo de 2d.”

Deering continuou dizendo que “foi muita sorte” para o PlayStation na época, dado o quão bem-sucedida a série se tornou. Quem sabe se as pessoas estariam checando as redes sociais da Rockstar todos os dias para algum tipo de atualização sobre o GTA 6 se o GTA 3 tivesse acabado como um exclusivo do Xbox – como um lembrete, o console clássico vendeu apenas 24 milhões de unidades em comparação com os 160 milhões do PS2. No entanto, se tivesse se tornado multiplataforma, imagino que o GTA teria se saído bem, é o PlayStation que não teria se beneficiado muito.

 

Fonte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *