Fim dos impostos sobre jogos eletrônicos pode ser real, entenda o que mudaria

Parece até mentira, principalmente para nós brasileiros que estamos mais acostumados com os aumentos dos impostos. Entretanto, vamos comentar sobre uma PEC (proposta de emenda à Constituição) que está prometendo revolucionar o mercado de games no Brasil. Ocorre que, na próxima quarta-feira, a isenção de impostos sobre jogos eletrônicos está na pauta de votação na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e tem parecer favorável de seu relator.

A PEC 51/2017, que institui imunidade tributária sobre os consoles e jogos para videogames produzidos no Brasil, é de autoria do senador Telmário Mota (PROS-RR) – se você mora em Roraima grave este nome, que também ficou responsável pelo relatório. Segundo o documento compartilhado pelo Senado Federal, “a justificação ao projeto enaltece a importância do segmento e o seu futuro promissor, hoje dificultado pela alta carga tributária existente sobre o segmento.”

Em consulta pública, até o presente momento, foram realizados 113.714 votos, sendo 112.909 favoráveis à proposta, então podemos contemplar o grande apoio à redução dos impostos. Entretanto, em tal consulta, foi solicitada pelos gamers uma redução de 72% para 9%. O senador Telmário Mota foi mais além e pediu imposto zero.

A PEC tem como referência a Emenda Constitucional nº 75, de 15 de outubro de 2013, que isentou tanto CDs quanto DVDs dos impostos tributários. Contudo, vale lembrar que, nestas hipóteses de imunidade tributária estam enquadrados apenas os impostos, e não todos os tributos.

O que mudaria?

É claro que, se isso for aprovado, será um grande avanço para indústria gamer no Brasil, mas não fará milagres na redução do valor dos jogos. O valor em jogos produzidos em outros países está atrelado ao valor do dólar, então uma valorização da moeda real é fundamental para que isso acontece.

Entretanto, é uma medida para favorecer o desenvolvimento de consoles e jogos na indústria nacional, para fazer com que empresas invistam em produzir e gerar empregos por aqui. Valorizar e aumentar o consumo de jogos nacionais.

Atualmente, a PEC teria efeito em consoles como o Xbox One S e o Playstation 4 Slim, pois esses são fabricados no Brasil. Consoles e jogos como o Nintendo Switch e demais da Nintendo ainda possuiriam o mesmo valor. Para a próxima geração de consoles, a Sony e a Nintendo teriam que produzir seus consoles em nossas terras para terem tais benefícios.

 

Fonte

184 comments on “Fim dos impostos sobre jogos eletrônicos pode ser real, entenda o que mudaria

    1. Xbox com média de 20% das vendas ate menos que isso nos jogos multi, ficam esperando tudo sair no gamepass, enquanto no PS4% média de 75% a 80% das vendas, e o cara me diz que Sonysta que não compra jogo !!

      uhauhauhauhuhauhauhauhauhauhauhauhauhauhauhauhauhauhauhauhauhauhauhauhauhauhauhauhauhauhauhauhauhauhauhaauhauhauhauhauhauhauhauhauhauhauhauhauha

  1. Entrei na GV numa matéria sobre update do Windows, tipo, meu pc é fraco comparado com os que os sonystas da GV diz ter, mas só tem comentários do tipo, essa atualização ferrou meu pc, Microsoft sempre atualiza e o pc fica uma bosta, saudades do Windows 7, ai eu fico pensando aqui, eu que não entendo nada de PC e não mexo em nenhum tipo de configuração pra melhor jogos como muitos master racer dizem fazer, não sofri com nenhum defeito na ultima atualização, os cara com pc de 7/8 mil reais, não suportam uma simples atualização, detalhe, eu que não sou conhecedor, tenho quase certeza que foi por alguma compatibilidade com algum crack de jogo pirata, já que lá na GV é o local com mais pirateiros por metro quadrado da internet. O cara paga caro em um pc pra sofrer com um simples update.

    1. É por essas e outras que abandonei a luta com PCs e virei consolista a muitos anos. Melhor coisa que fiz e hoje PC é só um bem porco pra vez ou outra pegar alguma conquista sobrando de algum indie leve agora com o Game Pass Ultimate, e só!

      1. no caso como eles estão falando de atualizações de PC, os Consoles de hj tem praticamente o mesmo espaço de tempo em atualizações!

          1. A regra quem impoz foi tu …. pois o game pass hoje tem nas duas plataformas amigo, logo não tem como escolher xbox one só por conta disse sendo que no pc tbm tem.

          2. Pro tip: se você tem problemas de interpretação de texto é melhor ficar quieto na sua e não expôr essa sua deficiência. Essa não foi minha justificativa e você deu uma resposta totalmente fora do que eu falei.

          3. E eu dei a minha justificativa, ela não precisa e nem deve ser igual a sua, se não a mesma não seria uma contra justificava … Lol é cada um que aparece

          4. "essa tipo de justificativa para abandono não faz juz"

            1) Game Pass não foi meu motivo para largar o PC, leia o texto original e depois meu comentário para entender, apenas citei ele como único motivo HOJE para abrir um game no PC em casa.
            2) E mesmo que fosse esse o motivo, sua frase é uma cagação de regra e não uma contra justificativa.
            3) Bye.

          5. LOGO LOGO NÃO VAI PRECISSAR + NEM DE PC E NEM CONSOLE, MEU CELULAR VAI FAZER O SERVIÇO ..

            bye

      2. PC deixou de ser minha plataforma de jogos em 2010. Como trabalho com um, não consigo nem imaginar uma jogatina no dito depois de 8h trabalhando… prefiro a comodidade do console. É só ligar e aproveitar o sofá!

        1. Mesmo caso meu. Sou programador e são mais de 40 horas/semana usando um. Em casa isso é a última coisa que eu quero na minha frente.

    2. GameVicio é o site com mais hipócritas por metro quadrado da Internet, so perdendo para o
      The IntercePT.

      Ali todo mundo tem master Race e PS4 pro. Sem base.
      Falo isso para meus clientes: se o windows 7 fosse o melhor de todos, não teria saído o 8, 8.1 e agora o 10 com um monte de updates.
      O 7 teve sua fase boa sim e brilhou perante o 8. Agora comparar com 10 é conversa de idiotas que não tem hardware e softwares oficiais e por isso ficam alienados no universo de hack que é o W7.

          1. Você sabia que quem quer diminuir ou acabar com os impostos é Paulo Guedes, não?? Acho que gente como você não sabe se informar, só sabe escrever “minion, bozo, coiso”… só mais um zumbi…

          2. Paulo Guedes? O hipócrita que quer liberar R$100 bilhões em compulsórios para bancos privados?

      1. Lá eles dizem que Crackdown 3, Sea of Thieves e outros jogos do Xbox são lixo por causa de notas, mas quando a comparação é Forza vs GT eles dizem que não adianta Forza ter nota melhor se vende menos que o GT. Lá a galera vive na Sonylândia.

        1. Eu cresci jogando Gran Turismo e hoje não consigo mais joga-lo. A começar pela câmera externa do carro que mudou no Gran Turismo 4 (aquela câmera estática atrás do carro é horrível) já perdeu pontos ali comigo, até que em 2009 eu joguei Forza 3 que comprei no lançamento. A partir daquele momento Forza ganhou meu respeito e vi que Gran Turismo teve um concorrente a altura e que hoje o fez comer poeira.

    3. Corrigindo, os caras pagam caro num PC pra depois viverem de pirataria. É por isso que essa indústria é e sempre será bancada pelos consoles.

    4. os cara da gamevicio são tudo sonystas que falam que tem pc top pra jogar jogos do xbox mas a maioria nem tem pc top tenho certeza

    5. Lá no GV tem muito alienado falastrão. A recente att do W10 aqui tb rodou liso, sem problemas, tudo original, bonitinho, aí dá tudo certo.

    6. Sabe que também não entendo isso? Hauhauhauha E não é só no GV, no Adrenaline tem aos montes também. O Windows só dá pau em PC da NASA?

      1. Pois é uai. Eu uso um note para estudar: i5(2nd geração), 8gb ram, SSD 120gb e HD 1tb( slot dvd), tudo com a licença oficial do Windows e tmb software originais.
        Fico encucado pq meu note NUNCA deu pau…

    7. Realmente, se quer ter dor de cabeça, use um pc pra jogar… drivers, erros de otimização, etc…
      Console é bom por isso, não precisa se preocupar, só ligar e jogar

    8. sofrimento com pc foi quando n tinha opção, era pirataria, isso a uns 10 a 15 anos no passado. hj em dia n consigo ver nenhuma vantagem em ter PC; alguns vão dizer q potencia e hardware melhores, ai eu vou dizer e o custo disso compensa? $$$

        1. Ele ja assumiu em uma discussão comigo, é sonysta mesmo; ele assumiu na cara dura, hj ta dificil um portal de noticias como as revistas de antigamente, n puxava sardinha pra ninguem, coloca oq tinha de bom e oq tinha de ruim pra cada jogo, q se foda a plataforma.

    9. É exatamente por não tem um pc “completo” que tu não tens problema com ele. Quanto mais parafernália instalada, mais complicada a build de configuração. Ainda mais quem usa peças lançadas nos últimos anos onde tudo é incompatível com peças antigas.

      Enfim, também tenho um PC satisfatório pra jogos e constantemente sofro com as atualizações, mas isso por que eu tento puxar o máximo de desempenho ( sem fritar nada) do PC. Agora se tu não entende de configuração e só liga e joga… bom nesse caso certamente nunca terá problema com qualquer atualização do win. ( não falo isso com tom pejorativo.. Mas depois que se entra na neura de configurar tu sempre quer ele funcionando certinho).

      Alias Win 10 não é ruim… mas nada supera o 7. Win 10 é bonito e pratico, porém muito bugado e mau otimizado pra configurações especificas.

      1. Não deveria ser o contrário? Eu que não tenho peças tão recentes, não deveria sofrer mais com compatibilidade de algo mais atualizado? Já que o foco da Nvidia ou Amd são para seus clientes que tem as peças mais caras? Tipo, meu pc é da época do Windows 7, então as peças e compatibilidades não deveria sofrer mais? Além disso, o programa de update da Nvidia ou mesmo Amd, é o mesmo para todos, mas sempre que atualizo e vou ler o log, a maioria das vezes são melhorias para placas mais recentes. Talvez vocês que estão sofrendo com erros, deveriam estudar mais sobre compatibilidades de programas, falo isso, porque sofri com um update do Windows em 2017, o pc simplesmente não ligava, ai vai eu xingar o Windows, quando fiz uma pesquisa mais aprofundada, cai em um único vídeo da internet toda que me ajudou, o cara me mostrou como era possível fazer uma varredura no sistema a procura de falhas, mesmo o pc não iniciando o Windows, fiz a varredura, me mostrou alguns erros, neste erro estava um nome estranho, na hora pensei, deve ser vírus, nunca instalei nenhum programa com este nome, bom, o recomendado foi acessar os arquivos por meio do cmd sei iniciar o Windows e usar o cmd pra deletar esse arquivo, fiz isso e deu certo. Depois fui procurar o nome deste programa e a surpresa, era um programa de proteção de banco, que ao atualizar o Windows, ele acabou entrando em conflito e não deixava o Windows carregar, enfim, pela minha experiência, o que mais da erros, são programas incombatíveis com atualizações que talvez a equipe do Windows não consiga testar.

        1. Não se você não cuida dos detalhes, como eu disse, se você entra e joga as atualizações fornecidas quase nunca vão te tirar desempenho do jogo. Porém se tu vier a otimizar o sistema é muito provável que certas coisas rodem de maneira mais fluida no geral. Otimização e bugs são so grandes vilões do win 10, infelizmente.

          A questão não é atualizar a placa de vídeo e sim todo o resto do sistema, fazer ele funcionar em sincronia pra otimizar o todo. Se fosse só a placa de video era tranquilo, o problema é que o sistema do win 10 da aquela impressão que a cada atualização eles arrumam algo e estragam outra no lugar, MUITO diferente do que era no 7. Nesse ponto até pra resolver problemas o 7 era fácil, qualquer zecabunda baixava um arquivo e otimizava o sistema… Hoje… puta merda viu é complicado quando quando é um erro “exótico”.
          – Tive um problema em que o gerenciado de tarefas mostrava metade da frequência da memoria o que causava lentidão na transferência de arquivos) até hoje tenho aquele PC em questão com este problema, alias a assistência da MS informou que eles reconhecem o erro mas não há solução. MAS com uma build de correção eu consigo resolver o problema por gambiara, porém a cada atualização essa gambiara da problema, que da problema na memória que da problema no desempenho…

          Enfim, sentar e o jogar no pc é fácil qualquer um faz isso com as otimizações fornecidas pela Nvidia e AMD, agora otimizar o PC pra sua configuração pra ela rodar os jogos de forma mais fluida ainda seja ela nova ou velha pra rodar de forma mais otimizada e fluida que é chato, tudo por causa do OS..

    10. Tambem tenho um PC fraco, I5 sem placa de vídeo com 4GB Ram. Tenho Windows 10 original atualizado e nunca noto nenhum problema com atualizações..

    11. Eu saí do PC por não gostar de mexer em configurações. Sou programador a última coisa que quero quando chego em casa é ficar configurando SO, crack, overclock, driver e etc. E aí quando falo que gosto de console tenho que ficar ouvindo que sou burro que PC é melhor. Aff nem posso escolher o que quero que os cara enche o saco.

    1. Ai que tá. Os caras vão ter que vender mais barato pra ser vantajoso.
      Dependendo da diferença compensa ficar com algo com nota fiscal.

  2. O governo tem que fomentar o comercio local mesmo incentivando a produção e distribuição no nosso próprio território.

    Nem vou criar expectativas pq isso vai demorar e muito.

  3. Nessa proposta já é como está agora, o que encarece os jogos é mesmo o II, que é exagerado nas importações devido a classificação como jogos de azar e o ICMS, se não retirarem os videogames dessa classificação nada vai mudar.

  4. Sim falará milagres nos descontos em jogos sim, até que fim que os impostos de jogos vai acabar. Na minha opinião. Ok. Windows club.

  5. Há um tempo atrás tinha um consulta/votação ( esqueço o termo) para avaliar isso pro Brasil. Votei positivamente e a votação foi um show.
    Mídias e consoles mais em conta é uma utopia para o game Br!!!!!

  6. Único jogo q animei pagar caro foi o RDR2 do Xone. Prefiro esperar um pouco antes de comprar. Os jogos do Switch são caríssimos. Não animo comprar um por isso.

  7. Seria maravilhoso isso acontecer, mas nesse país acho pouco provável diminuir um imposto, quem é mais velho já ouviu esse papo antes então estou sem grandes expectativas de isso se cumprir

    1. Sim. Que nem o “Jogo Justo”, “Console ser feito no Brasil vai diminuir custo”, “Mídia vai ser prensada no Brasil, o valor dos jogos vai diminuir pq não tem mais que trazer de fora”… E depois o preço fica igual (quando não aumentava apontando outros custos superfaturados ou impostos). Brasileiro gosta mesmo é de ser enganado por político de estimação

      1. esse negocio de ”jogo justo” era algo bizarro, na epoca ja tinha varias farsas e polemicas….o cara queria criar regulamentacoes…

        no caso dessa proposta atual, e o inverso,dimiuicao da burocracia e impostos…mas como as coisas aqui no Brasil acontecce nas coxas, e o sistema nao e em anda em pro a populacao, vai ser dificill mas nao ha motivos de deixar de apoiar e encher o saco dos politicos! o politico que deve ser bicinho de estimacao da gente, se nao fazer oq a gente quer, coloca de castigo!

        ta na hora do Brasil fazer igual na Ucrania, pegar politicos e jogar no lixo, literalmente!
        Brasil e muito tolerante.

        1. Estranho, na minha concepção sempre foi só montado aqui até porque o brasil não é produtor tecnologico de nada. Fonte?

          1. https://veja.abril.com.br/blog/radar/microsoft-fecha-fabrica-na-zona-franca/

            Mas acho que você tem razão e eu me confundi nos termos. A “fabricação” continuou a mesma coisa, só passou da Microsoft para outra empresa.

  8. Meu Deus! Que sonho!!!!!

    É galera, são novos tempos.
    Nosso presidente está preocupado com o que o povo fala, e nós gamers somos boa e grande parte da população.

    Vai Brasil!

    EDIT: Eu sei que não é de autoria do presidente! Citei ele porque é o primeiro presidente que realmente ouve o povo, e está fazendo as coisas acima do seu interesse, e sim pelo interesse da população em geral. E com certeza ele está por dentro, como citei nos comentários os tweets que ele fez há alguns dias.

      1. Alguns últimos tweets do próprio presidente, ele citou os impostos sobre eletrônicos e games, que estão trabalhando para baixar de 16% os impostos de eletrônicos para 4% e dos games ele só mencionou redução também. Mas sim, não é de autoria dele a proposta.

          1. 1 – A ideia de Paulo Guedes de diminuir esse tipo de imposto foi algo que “apareceu” exatamente agora, antes disso ele nunca comentou.
            2 – A sua demência é tao grande que não conhece a diferença do que Guedes disse que quer fazer, que é Zerar impostos sobre ELETRONICOS IMPORTADOS da PEC votada que é diminuir impostos sobre jogos e consoles PRODUZIDOS NACIONALMENTE.

            Pelo menos lê algo além da manchete da notícia antes de sair falando minion.

          2. Você só fala bosta cara. Eu sigo o presidente no Instagram e há uma postagem de março, que ele diz ter vontade de abaixar os impostos de eletrônicos e jogos. MARÇO. Vê se acorda, gado.

          3. kkkkkkkk EU sou um gado? deixa de ser trouxa, essa PEC tá circulando há quase 3 anos, quando Bolsonaro ainda era uma ameba na Câmara. Deixa de ser gado q ele n teve nada a ver com isso kkkkk

          4. PEC circulando há três anos. Não me venha com conversa mole porra. Há três anos só tinha estatista, desenvolvimentista e protecionista no congresso. “Ele n tem nada a ver com isso”. Verdade, tanto que ontem mesmo ele consultou diretamente Guedes para acelerar a proposta. Você não gostar do presidente é uma coisa. Agora espalhar mentiras pra defender um lado, é idiotice, gado ideológico.

          5. Mas deixa de ser burro kkkkk a data de proposição da PEC ta la nela junto com os nomes de quem tem influencia sobre ela. Adivinha, o “mito” nao tem nada a ver com isso kkkk.

            Vc é tao gado que nem lê oq seu presidente fala, já bate palmas. A PEC é sobre diminuir imposto de produtos PRODUZIDOS NACIONALMENTE. Já oq Bolsonaro fala em fazer é diminuir imposto de produtos IMPORTADOS DO EXTERIOR. Sabe a diferença não? Até uma porta sabe animal. Vai pesquisar

      1. nao, mas como a politicas de livre mercado, anti estado, etc comecou a crescer, as pequenas mudancas comecou a surgir… e se depender do executivo atual e tmabem do ministro da economia, nao havera problemas nisso.

      2. Na verdade o presidente postou no twitter a umas duas semanas atrás que estava verificando a possibilidade de diminuir os impostos sobre jogos eletrônicos no Brasil, bem como de eletrônicos em geral.. quem sabe ele não esteja por trás dando uma forcinha pra que isso ande?!

        1. Simplesmente porque Telmário é de outro partido, fora que o Bolsonaro tem uma péssima articulação com o senado e o congresso, até os próprios congressistas do PSL reclama disso. Acredito que se essa proposta seja aprovada no Senado e levada para o Poder Executivo, o Bolsonaro aceite a isenção.

          1. Vou te dar uma dica cara, da uma pesquisada um pouco mais, pois o partido ao qual o Senador sitado é filiado, faz parte da situação, não da oposição.

          2. PROS é um partido de centro-esquerda e em 2014 e 2018 estavam coligados nas chapas petistas.

          3. O partido tem site mano.. wikipedia… não se guia por isso não man, pq eu posso entrar agora lá, editar a página do Kin Jon Un por exemplo, e dizer que ele é igual ao Winston Churchill kkkkkkkkkkkkk

          4. Sabe usar Wiki não ? Existe várias fontes no rodapé que dão credibilidade no artigo escrito

          5. Ta bom meu chapa, continua ai se baseando na wikipédia, a fonte mais confiável da internet. vlw flw!

          6. A “articulação” que você diz não haver (oferecer cargos em troca de votos, propina, apoiar leis em benefício do congresso…) não vai ocorrer mesmo.

          7. Já esqueceu do novo ”Mensalão”? 40 milhões de reais em emendas parlamentares divulgado pelo próprio ministro da casa civil (Onyx) para aprovação da Reforma da Previdência.

            Bolsonaro só vai conseguir aprovar algo mesmo só se for a base do clientelismo, pra alguém que não aparece no congresso pra dar uma resposta coesa e ampliar o diálogo com outras bancadas para construir uma base de apoio à reforma, dialogando com deputados de todas as vertentes ideológicas, mas em contraponto a isso o Bolsonaro, seus ministros e as diferentes bancadas preferem ficar em pé de guerra.

        2. Nada a ver. Ele provavelmente foi assessorado pra se pronunciar agora porque a data de apreciação da PEC estava chegando, mas a unica participação que ele pode ter é não vetar

          1. Cara, o Presidente se pronunciou muito antes de a PEC “se movimentar”.. tenso como essa galera aqui carece de pesquisas!

          2. Que se movimentar o que meu amigo.

            Larga de ser burro, vai lá na página da PEC no site do Senado. Esta porcaria não estava guardada numa gaveta desde 2017 e aí o “mito” apareceu e mandou pra comissão não. Tá tramitando desde 2017 fazendo o caminho até chegar na comissão.

            Dia 30 de ABRIL ela chegou na mesa do relator, dia 14 ele deu parecer favorável. Somente dia 16 o “mito” falou que vai estudar reduzir imposto, ou seja, ou ele pegou uma coincidência grande ou a equipe dele foi esperta, pela tramitação ja dava pra saber que nas proximas semanas o projeto ganharia a oportunidade de ser votado.

            Não só isso mas sua burrice não lhe permite compreender que o assunto que Bozonauro falou que está estudando, e o assunto da PEC são coisas TOTALMENTE diferentes.

          3. Ta bom cara, agora vai escrever cartinha para o papai noel, colocar #lulalivre e vomitar merda pela boca acreditando no socialismo. Ó sábio cientista político.

        1. Telmário não faz parte e quando propôs a PEC Bolsonaro nem sonhava em ser presidente, que dirá em diminuir imposto de jogos

    1. Bolsonaro não fez nada. Essa PEC existe há anos e não tem relação alguma com ele, está na votação porque chegou a vez dela na “fila” de propostas, ser isso perto de quando Bolsonaro falou do assunto foi coincidência ou planejado por ele msm

        1. Fez. Planejou falar sobre o assunto perto da data marcada de apreciação da PEC pra os iludidos pensarem que ele agiu pra ajuda-la. Se por “fez” voce quer dizer tentar aumentar a própria popularidade com estrategia de enganação, ele fez sim

          1. O mais estranho é essa PEC estar arquivada desde 1958 e ser votada agora, coincidência ou planejamento pra aumento de popularidade?? ???

            #LulaLivre

          2. oi? ta drogado? a PEC é de 2017, ela está sendo votada porque chegou a vez dela na fila, já estava definido bem antes do bozo tweetar ô imbecil

          3. Drogados são apenas os esquerdistas chupadores de rola, vc acha msmo q uma PEC q beneficia tanto o povo ia ser votada com tanta antecedência?? Abre o olho pau no cu, e eu não tô falando do olho de baixo não viu adorador de Jean Willys ?????

            #LulaLivre
            #EleNão
            #HaddadPelaDemocracia
            #TodoEsquerdistaChupaRola

            ????????

    2. Da pra ver que ele ouve o povo…quando Temer tentou aprovar uma reforma previdenciária menos pior, ele era contra…a dele mil vezes, pior, ele é a favor !!

      Votou várias vezes contra o povo nas votações de projetos importantes, antes de ser presidente…

      Ta sabendo muito, cidadão…

        1. Na época de Temer, esse idiota votou a favor do texto base da reforma trabalhista, liberando o trabalho por 12 horas seguidas, sem ter direito garantido a hora extra, férias remuneradas, sem salário fixo, redução no horário de almoço e, no caso das mulheres grávidas, que elas pudessem trabalhar em locais insalubres,..

          Se isso não é votar contra o povo, já não sei mais o que é…citei só um, porque tenho mais o que fazer….o resto vc procura aí!!

          1. só faltou colocar #LulaLivre no final, mas não esquece amigo… O LULA TA PRESO BABACA!!! “talvez esteja nessa condição por fazer MUITO pelo povo” né?

          2. E qual o problema das pessoas terem mais opções de tempo de trabalho, para aumentar seus lucros?? Isso ocorre nos EUA, na Austrália… Pra você isso é o meio do mundo mesmo, já que estamos no país da vagabundagem.

        2. Na época de Temer, esse idiota votou a favor do texto base da reforma trabalhista, liberando o trabalho por 12 horas seguidas, sem ter direito garantido a hora extra, férias remuneradas, sem salário fixo, redução no horário de almoço e, no caso das mulheres grávidas, que elas pudessem trabalhar em locais insalubres,..

          Se isso não é votar contra o povo, já não sei mais o que é…citei só um, porque tenho mais o que fazer….o resto vc procura aí!!

  9. Pena que vários jogos em mídia física hj em dia já não saem mais pro Xbox One devido sua pouca relevância e demanda.

    Já pra quem tem PS4 e curte somente mídia física o prato estará cheio

    1. O melhor console atualmente é sem dúvidas o Xbox, a Sony só deu sorte por causa das cagadas da Microsoft no inicio da geração, atualmente o Xbox oferece o console mais poderoso, jogos mais baratos, melhor rede on-line, retrocompatibilidade, serviços e jogos exclusivos.

      PS4 desvantagem: Pior versão dos jogos, jogos mais caros, pior rede on-line sem serviços e plus mais cara.

      PS4 vantagem: Jogos exclusivos e os jogos mensal free da plus geralmente são melhores do que o da Live

      1. Xbox tem jogos melhores do que Pleisteichão. Halo 5, Halo MCC, Halo Spartan Assault, Gears 4, Gears Ultimate, Forza Motorsport, Forza Horizon, Sunset, Ryse, Ori, ReCore, Quantum Break, fora o Game Pass 1 real: Just Cause 4, Shadow Tomb Raider, Metro Exodus, Wolfenstein New Colossus, Wolfenstein New Order, Doom, Formula 1, MotoGP, Shadow Mordor.

          1. Uma pergunta básica vc é dono da Pampers?

            Não entendo essa comemoração em valor de mercado de cada marca!

            Tanto a Pampers quanto a Sony vc jamais vai ter o $ e patrimônio que ambas possui!

            O tal do Fanboy parece ate que tem dinheiro para comprar a Sony e Nintendo kkkkkkkkkk!

            Na verdade coitado de vc Fanboy kkkk, é muita hipocrisia falar de valores de empresas que vale milhões/bilhões e que nem ao menos sabe que vc existe!

          2. Não sou dono da Pampers, mas acho muito engraçado uma empresa q faz “segura cocô” ser muito mais valiosa q a toda poderosa Çoni, a rainha da tecnologia ?????

            E enquanto a Pampers continuar estuprando a Çoni, eu serei fã dela ???

            8======D??????

          3. O tal do Fanboy é um ser estranho kkkkkkkkkk

            A hipocrisia de alguns aqui neste site beira o ridículo!

          4. Belo argumento, apenas não chegou à nada ????

            Mostre minha hipocrisia e ganhe um PS4 rodando 4K ????

      2. Interessante que eu sempre jogo no One Fat as piores versões dos jogos multiplataformas, então gostaria que vc me explicasse como o PS4 tem as piores versões kk

      3. PS4 desvantagem: Pior versão dos jogos, jogos mais caros… acredito que vc tenha ao menos um Xbox One X, pois todos sabem que Xbox Fat e One S tem as piores versões dos jogos!

      4. PS4 desvantagem: Pior versão dos jogos, jogos mais caros, pior rede on-line sem serviços e plus mais cara.

        Depende. Quando comparamos as versões padrão dos consoles (One S vs PS4 Slim) o PS4 costuma ter melhor desempenho (se não resolução, um frame rate mais estável).
        Xbox One S anda sofrido ultimamente com os novos jogos.

    1. Pesquisar que é bom ninguém quer, né? Além de ter a matéria o titulo está assim: “GOVERNO BOLSONARO ESTUDA DIMINUIR IMPOSTOS DE JOGOS ELETRÔNICOS NO BRASIL”

  10. Nem zerando os impostos caixistas compram jogos, perderam Alan Wake por isso e Phil já quer empurrar suas tranqueiras (Halo, Gears, Forza) no PS4 kkkkkkk vai vender ruas tranqueiras na esquina Phil.

  11. Se isso se tornar realidade, pelo menos no preço dos consoles, o XGP faz o resto valer a pena. No caso dos jogos valeria se os mesmos forem feitos ou fabricados aqui? Ficou ambiguidade no significado.

  12. Um dia um çonista ao pegar a mídia do seu ps4 olhou seu reflexo e concluiu:

    “Feliz é o burro que não conhece a sua feiura.”

  13. “Entretanto, é uma medida para favorecer o desenvolvimento de consoles e jogos na indústria nacional, para fazer com que empresas invistam em produzir e gerar empregos por aqui. Valorizar e aumentar o consumo de jogos nacionais.”

    Zeebo e Miner Adventures mandaram péssimas lembranças. Na moral, tirando Horizon Chase qual projeto nacional deslanchou nos últimos anos? Trajes Fatais está a anos em desenvolvimento e só agora teve um Alpha público. O tal do 171 também é outro que só fica mostrando imagens e vídeos de desenvolvimento. Fora exemplos como A Lenda do Herói, que foi lançado incompleto. “Ah, mas HC foi feito por um estúdio”. Ok, e Minecraft em suas primeiras versões foi desenvolvido em java por um único cara.

    1. Então, o problema está justamente aí. A falta de incentivo está em todos os segmentos e setores, logo, como acha que alguém vai se arriscar sabendo dos desafios que existem em nosso país? Poucos conseguem. É de projetos como este que ajudam a economia.

      1. Não é a falta de incentivo que não movimenta o mercado de jogos no Brasil, o problema é que a maioria dos projetos brasileiros estão tudo em segundo plano. Ninguém está realmente focado em terminar seus projetos. Essa é a diferença dos nossos estúdios indies BR pros de fora.

        Vaquinha online ta ai a anos, o problema é que o pessoal não se ajuda pra conseguir investimento, lançam uma atualização a cada 6 meses… Quem vai querer investir em um projeto assim que passa a sensação de estar sendo enganado.
        Se formos nos aprofundar mais ainda no assunto tem o fator criatividade, maior parte dos projetos é tudo pixel arte (brasileiro parou no tempo) os que se destacam hoje são projetos mais ambiciosos como o @N0625:disqus citou. Falta criatividade, originalidade e mais criatividade. Infelizmente o problema de jogos no brasil começa pela BASE, temos ótimos projetos todos os anos ganhando diversos prêmios sul-americanos, mas que carecem fortemente de originalismo pra chamar a atenção dos investidos do exterior.

        1. “Se formos nos aprofundar mais ainda no assunto tem o fator criatividade, maior parte dos projetos é tudo pixel arte (brasileiro parou no tempo)”

          No caso do Trajes Fatais até que a animação dos sprites é bem-feita, sobretudo daquela gostosinha que literalmente samba sobre o inimigo. E falando em gostosinha, querem apostar que Trajes Fatais vai ser duramente atacado pelas feminazis por conta da sexualização da mulher blá blá blá?

          1. Aparentemente feministas não jogam jogo de luta se não KOF,MK, SF seria o principal alvo delas…

          2. Sim, Brasil parou no tempo. Perfeito… Agora sabe porque? Falta de investimento em educação, falta de investimento em setores de tecnologia e por aí vai…

        2. Não é só isso, fera.
          Existe um grande problema no nosso país, da criação de uma empresa até seu fechamento. Nos EUA você tem aporte para praticamente qualquer tipo de projeto, financiamento, entidades e organizações que realmente investem em projetos, ideias ou empresas.
          Sou da área de TI e sei muito bem como funciona. O Brasil está anos luz atrás no quesito investimento. O risco Brasil é um dos fatores que fazem com que empresas já consolidadas no mercado, abandonem o país. Cargas tributárias estratosféricas, burocracia, etc.
          Tem muita gente que não tem apoio de ninguém, mas tem ótimas ideias e projetos. Brasil é um mercado pobre em vários segmentos. Pobre em sua cultura de negócios, e, por fim, o vício pelo serviço gratuito.

    1. Acho que se prensagem discos aqui, além de fazerem os consoles, não será nada bom eles venderem mídia física a um preço baixo e a digital alto, ao contrário do que é hoje. Além do que, esse imposto deve contar para todo software relacionado a jogos, de consoles a computadores. Vota aí e espalha o link.

  14. Lembrando que a galera do PSL é contra jogos, afinal, o que faz criança matar não é ela ter acesso a armas, é ela ter acesso a jogos violentos. A maioria das assinaturas na proposta é do PT e PDT.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *