Um anúncio oficial da Sony PlayStation parece indicar que o exclusivo PS5 de Final Fantasy 16 tem prazo de validade de 6 meses, mesmo que a interpretação da frase não seja totalmente clara e abra várias possibilidades.
O anúncio em questão é dedicado ao DualSense do PS5 e você pode vê-lo abaixo, no tweet da conta oficial do PlayStation. Por volta de 0:16 segundos, enquanto na rápida montagem de vídeo você vê uma cena do jogo da Square Enix, você pode sobrepor “Final Fantasy XVI esperado para o verão de 2023, exclusivo para PS5 por 6 meses”.
Enter new worlds and immerse your senses with stunning visuals, 3D Audio, haptic feedback, and adaptive triggers from the DualSense Wireless Controller on the PS5 pic.twitter.com/FIuqGjDZy4
— PlayStation (@PlayStation) November 7, 2022
A frase em si é bastante clara, mas abre para diferentes interpretações: se falarmos de um exclusivo total do PS5, pode significar que a versão para PC chegará apenas 6 meses após o lançamento no console da Sony, já que uma versão para Windows é altamente provável, considerando o modus operandi da Square Enix. A outra possibilidade é que estamos falando do console exclusivo, caso em que isso significaria que, após 6 meses, Final Fantasy 16 também poderia chegar ao Xbox Series X|S após os 6 meses em questão.
Não é fácil ter certas respostas para a pergunta, mesmo que a maneira como a pergunta seja feita pareça favorecer a primeira interpretação, a saber, que o lançamento inicial no verão de 2023 é esperado apenas no PS5 e após 6 meses, portanto no final de 2023, o jogo também chega ao PC. Além disso, seria a confirmação do que havia surgido há dois anos pelo analista de mercado Piers Harding-Rolls, segundo o qual o jogo chegaria primeiro no PS5, depois no PC após 6 meses e depois de um ano em outros consoles.
Por outro lado, sabemos que a Square Enix é sempre difícil de interpretar em relação a essas coisas e o caso de Final Fantasy 7 Remake é exemplar nesse sentido: embora o jogo tenha sido comunicado como um console exclusivo no PlayStation há anos , na verdade, nunca foi lançado em outras plataformas fora do PS4, PS5 e PC, então mesmo neste caso temos que ir lá com pés de chumbo.