Final Fantasy 16 tornou-se tendência entre os usuários japoneses do Twitter após o anúncio da Sony sobre o aumento de preço do PS5. A razão? Muitos pedem que seja levado imediatamente ao PC, em particular ao Steam, para que não sejam obrigados a comprar o console.
Como você sabe, a Sony anunciou um aumento de preço para o PS5 que é válido em quase todo o mundo. A partir de 15 de setembro, um PS5 Standard custará 60.478 ienes no Japão, acima dos 49.980 ienes anteriores. O modelo digital custará 49.478 ienes, quando anteriormente custava 39.980 ienes. Trata-se de um aumento de 20%, superior ao praticado na Europa, onde é de cerca de 10%.
FF16 is trending in Japan right now due to the fact that many people are tweeting that they’re worried they won’t be able to play the game due to PS5 high demand and price increase of ~6,000yen (new price will be 60,478yen for the CD version and 49,478yen for the digital one) 😞 pic.twitter.com/9bt3auwdd7
— ☆オードリーAudrey☆ (@aitaikimochi) August 25, 2022
Após a notícia, muitos fãs de Final Fantasy 16 reclamaram que o aumento os afastará do console, o que eles não consideram mais conveniente. Claro que eles não querem desistir de jogar o novo capítulo da saga, então eles esperam que chegue ao PC imediatamente já que é exclusivo temporário nos consoles. Muitos pedem explicitamente que seja publicado no Steam, mas também há quem defenda a causa da Epic Games Store, onde alguns Final Fantasy e outros jogos da Square Enix, como Kingdom Hearts, foram publicados no passado como um exclusivo temporário.
De fato, no Japão, o aumento do PS5 é muito acentuado e pode fazer a diferença. Apesar de jogar em casa, a Sony está sendo vista como se aproveitando do seu mercado japonês, e muitos japoneses se sentem de alguma forma abusados por ter sofrido um dos maiores aumento do mundo.