O conhecido jornalista Imran Khan, ex-editor sênior da Game Informer, informou que, segundo o que coletou por meio de suas fontes, a Square Enix estaria “ligeiramente em pânico” em relação às pré-encomendas de Final Fantasy 16 , que seriam abaixo do esperado e abaixo dos de Final Fantasy 15.
Falando do recente anúncio da Square Enix de que pretende marcar uma data para Final Fantasy 7 Rebirth em breve, segundo Khan esse desejo de manter alto o interesse por esse título apesar do lançamento do outro capítulo seria tentar empurrar o máximo possível possíveis vendas em várias frentes dentro da mesma série.
“Trago isso porque ouvi recentemente que a Square Enix está um pouco em pânico em relação aos números de pré-venda de Final Fantasy XVI, que seriam menores do que Final Fantasy 15, mesmo levando em consideração a quantidade menor de plataformas em que lançou”. Assim, segundo noticiou o jornalista, a quantidade de pré-vendas de Final Fantasy 16 seria inferior mesmo tendo em conta o fato de se tratar de uma PS5 exclusiva onde a anterior era multiplataforma, portanto com um potencial claramente superior em termos de volume de vendas.
“Obviamente, esses são números de pré-venda e geralmente são apenas para dar uma boa indicação de pelo menos um dia de vendas, então as vendas gerais podem afastar qualquer medo. Mas considerando a situação atual, eu me pergunto se eles querem começar a lembrar que o o próximo jogo da trilogia Final Fantasy 7 existe e comece a comercializar antes do previsto. As vendas iniciais de Final Fantasy 7 Remake foram bastante positivas, mas depois caíram mais rápido do que a Square Enix esperava.
Em uma inspeção mais detalhada, talvez uma referência a essa situação também tenha vindo do próprio Naoki Yoshida, durante uma entrevista ao Weekly Ochiai: quando questionado sobre a gestão econômica de Final Fantasy 16 e o custo geral do projeto, Yoshida respondeu que desenvolvimento, produção e o marketing do jogo representou um investimento muito importante para a Square Enix, acrescentando que “o que posso dizer é que não estaria assistindo à primeira semana de vendas de Final Fantasy 16”, rindo ironicamente.
Vale lembrar que os mais recentes jogos da Square Enix como Forspoken e Octopath Traveler tiveram vendas bem baixas e a situação da empresa não parece tão boa desde que vendeu seus IPs como Tomb Raider e Deus Ex. A saga Final Fantasy se tornou sua mina de ouro e uma falha aqui pode ser crucial para a situação da empresa.