Estão a surgir alguns testemunhos entre o Twitter e o Reddit sobre a possibilidade de Final Fantasy 16 levar ao sobreaquecimento da PS5 em determinadas situações, de modo a forçar a consola a entrar num bloqueio de segurança, interrompendo o jogo.
Considerando que neste momento o jogo está lançado, mas a coincidência deste bloqueio em certas situações também levou alguns sites a escrever guias com conselhos sobre como evitar o alegado problema em questão, que dependeria de alguma sobrecarga de trabalho no sistema nos momentos mais frenéticos do jogo.
Por outro lado, com as temperaturas a subirem acentuadamente em muitos países, não se pode excluir que possam surgir problemas de sobreaquecimento, independentemente do jogo utilizado, pelo que não é certo que, mesmo que os testemunhos tenham sido muitos e confirmados, exista uma ligação direta para Final Fantasy 16.
O fato é que a seção francesa do site Dexerto, por exemplo, publicou uma espécie de guia sobre como evitar o problema: entre os conselhos fornecidos está escrito para jogar no modo Performance, o que aparentemente reduz a carga de trabalho na GPU e CPU especialmente nas lutas com os chefes e entre os Eikons, também é recomendável desativar o HDR, o que enriquece substancialmente os gráficos, mas aparentemente é caro para o sistema.
Por fim, e a coisa neste caso parece bastante universal e não voltada para um único jogo da Square Enix, é recomendável “limpar o PS5”, porque o superaquecimento também pode ser causado por acúmulos de poeira que impedem o correto funcionamento do ventilador de refrigeração, bem como não deixar o console exposto ao sol.
Em suma, a questão parece bastante polêmica visto que a incidência de problemas relatados no momento ainda não tornou grandes proporções, mas é realmente curioso tantas queixas de um jogo que pode causar um efeito como este em um videogame.