Final Fantasy 16 teve uma queda notável nas vendas no Japão em sua segunda semana e, de acordo com a Bloomberg, pode ser um alerta significativo para a Square Enix, que também terá que correr para se proteger por meio de possíveis cortes de preços.
O artigo aprofundado de Takashi Mochizuki parte dos dados de vendas publicados ontem, mas vinculados exclusivamente ao mercado físico, que na verdade mostrou uma queda de 90% nas vendas de Final Fantasy 16 durante a segunda semana de presença no mercado do novo RPG japonês de ação no PS5.
Considerando que mesmo as pré-vendas não pareciam ter sido empolgantes, a questão pode representar um problema para a Square Enix, considerando os enormes investimentos feitos e os objetivos tradicionalmente altos que a editora estabelece para seus títulos mais importantes, que muitas vezes a levam superestimar as vendas.
De acordo com estimativas recentes, Final Fantasy 16 vendeu 37.763 unidades em sua segunda semana no mercado, uma queda notável em relação às 336.027 unidades da semana de lançamento, o que também resultou em vendas gerais de 3 milhões de cópias na primeira semana, abaixo dos últimos jogos da saga!
Recent FF sales in Japan, launch week to 2nd week. Excluding download sales:
FF16 (2023): 336,027 to 37,763
FF7R(2020): 702,853 to 70,652
FF15 (2016): 716,649 to 72,545Source: Famitsu
— Takashi Mochizuki (@6d6f636869) July 6, 2023
É preciso dizer que tal queda está bastante em linha com o que aconteceu no passado com os capítulos mais recentes da série: como mostra o jornalista Mochizuki, Final Fantasy 7 Remake passou de 702.853 cópias na semana de lançamento para 70.652 em na segunda semana, enquanto Final Fantasy 15 passou de 716.649 para 72.545.
A queda de 90% nas vendas, portanto, parece ser uma característica padrão no que diz respeito à transição da primeira para a segunda semana de vendas dos capítulos de Final Fantasy, novamente no que diz respeito ao mercado físico japonês.
O que chama a atenção, neste caso, é que os números são praticamente metade dos registados nos dois capítulos anteriores: vimos como há explicações para isso, nomeadamente o fato de o jogo ser um exclusivo da PS5 e isso ser menos difundido do que o PS4 esteve à altura dos dois capítulos anteriores, mas dados os prováveis custos de produção, é razoável pensar que a situação pode não ser muito positiva para a Square Enix.
Segundo Hideki Yasuda, analista da Toyo Securities, este é “um resultado muito negativo e mostra que é impossível aumentar ainda mais as vendas a menos que o preço seja significativamente reduzido”. Segundo o analista, o resultado seria “um fracasso tendo em vista a grande divulgação feita ao jogo e o fato deste último ter se mostrado muito distante do Final Fantasy do passado, levando a um distanciamento dos jogadores”.