Enquanto aguardamos o ranking completo, ficamos sabendo que Final Fantasy 16 é o jogo mais vendido da semana no Reino Unido, porém parece ter vendido bem menos que Final Fantasy 15 no lançamento, pelo menos no que diz respeito ao mercado físico.
Ainda não há dados mais completos, mas enquanto isso, como de costume, o editor da GamesIndustry, Chris Dring, antecipou algo no ranking ao relatar que Final Fantasy 16 foi, sem grande surpresa, o jogo mais vendido da semana recém encerrada no Reino Unido. Algo completamente normal para um título de lançamento desse porte.
Conforme relatado no tweet, no entanto, não parece ter sido um lançamento “particularmente forte”. O jornalista explicou que as vendas de cópias físicas de Final Fantasy 16 foram 74% menores do que as registradas no lançamento de Final Fantasy 15, capítulo anterior da série. É uma queda drástica.
Final Fantasy 16 is No.1 this week in the UK, but as boxed launches go, it wasn’t a particularly strong one. Physical sales are 74% lower than the launch week of Final Fantasy 15 in 2016. Obviously, digital is a much much bigger component of sales today. That data comes later
— Christopher Dring (@Chris_Dring) June 25, 2023
Obviamente, existem algumas distinções a fazer sobre os dados em questão: entretanto, estamos sempre e apenas a falar do mercado do Reino Unido e apenas no que diz respeito ao mercado físico. Em 2016, no lançamento de Final Fantasy 15, representava uma parcela maior do mercado global do que agora, com o digital tendo aumentado consideravelmente ao longo dos anos.
Além disso, Final Fantasy 15 foi lançado no PS4 e Xbox One , enquanto o novo capítulo é exclusivo do PS5, embora as vendas físicas dos títulos da Square Enix no Xbox sejam notoriamente não muito altas, então a comparação não é totalmente ilícita nesta testa. Recentemente, surgiram informações que a Square Enix estava em pânico com a pré-venda fraca do FF16, e esta pode ser a confirmação.