Nos últimos dois anos, Final Fantasy voltou a ser exclusivo do PlayStation (pelo menos no que diz respeito aos jogos principais), e embora Final Fantasy 7 Remake tenha acabado chegando ao PC, sua sequência, Final Fantasy 7 Rebirth, é vai ser exclusivo para PlayStation novamente. No entanto, onde a maioria dos novos lançamentos está optando por seguir a rota entre gerações, Final Fantasy 7 Rebirth será lançado exclusivamente para o PS5 – por que isso?
Falando recentemente ao Gamer (tradução via Gamatsu), quando questionado sobre o mesmo, o produtor do jogo Yoshinori Kitase – que também co-dirigiu seu antecessor – explicou que além da fidelidade gráfica do jogo, seu “vasto mundo aberto” é outro motivo para ele pulando o PS4. Para evitar o gargalo que o hardware do PS4 teria causado e as complicações de desenvolvimento que ele teria, Final Fantasy 7 Rebirth está sendo feito exclusivamente para o PS5. Kitase também mencionou o SSD do console de geração atual e o propósito que ele servirá.
“É exclusivo do PlayStation 5 por causa da qualidade gráfica, é claro, bem como da velocidade de acesso do SSD”, disse Kitase. “Como a aventura se desenrola em um vasto mundo após a fuga de Midgar, o estresse do carregamento é um gargalo extremo. Sentimos que precisávamos das especificações do PlayStation 5 para superar isso e viajar pelo mundo confortavelmente.”
Final Fantasy 7 Rebirth será lançado para o PS5 em 2023. O desenvolvimento de sua sequência também já está em andamento. Não se sabe quando estes contratos serão experiados e quando estes jogos chegarão ao Xbox Series X|S. Aparamente, a Sony tem molhando bastante a mão da Square.