Finalmente, Satya Nadella deu resposta merecida a Tim Cook, e disse como venceu rivais

BEIJING, CHINA - SEPTEMBER 25: (CHINA OUT) CEO of Microsoft Satya Nadella gives a lecture about dream, struggle and creation at Tsinghua University on September 25, 2014 in Beijing, China. CEO of Microsoft Satya Nadella visited China for the first time on Thursday. (Photo by ChinaFotoPress/ChinaFotoPress via Getty Images)

A história não é nova, mas Satya Nadella, atual CEO da Microsoft, finalmente se pronunciou sobre críticas realizadas pela Apple em sua estratégia para a linha Surface e consequentemente para o próprio Windows 10.

Quando o híbrido Surface foi anunciado pela Microsoft, o presidente da Apple, Tim Cook, tratou com ironia ao dizer que tal produto era mistura de “torradeira com geladeira, não daria certo”. Agora, três anos depois, é a Apple que tenta promover um dispositivo parecido: o iPad Pro. O fato foi lembrado por Nadella, que avaliou os projetos de sucesso de seus quatro anos no cargo.

“Há três anos, o dois-em-um (Surface) foi questionado. ‘Alguém precisa disso?’ E agora, adivinhe, até a nossa concorrência decidiu que não se trata nem de uma geladeira e muito menos de uma torradeira, e sim de um híbrido”, rebateu Nadella, em entrevista ao jornal australiano Financial Review.

Outro ponto marcante está relacionado com a Inteligência Artificial, considerada como “menina dos olhos” da Microsoft. Nadella disse que a sua complexa AI aliada à sua poderosa tecnologia em nuvem Azure renderam bons lucros quatro anos e acredita ter em mãos um produto muito superior ao da concorrente Amazon.

Windows Phone

nadella-and-elop

O CEO tem falando constantemente sobre o sistema móvel em suas últimas entrevistas, e desta vez não foi diferente. Segundo ele, o Windows Phone não vingou, mesmo com o suporte da Nokia, e agora deve ter um diferente tratamento dentro da empresa, próximo do hardware e da marca Surface.

É esperado que a próxima geração de híbridos também foque na Realidade Virtual e Realidade Aumentada, inclusive com integração com o console Xbox One.

Nadella também disse que para vencer  Apple e Amazon, a empresa de Redmond minimizou os erros e investiu no que tem de melhor, sem precisar bater de frente com as rivais em nichos nos quais não iam bem.

Você concorda com Nadella? Este é o melhor caminho?

Fonte:Financial Review

46 comments on “Finalmente, Satya Nadella deu resposta merecida a Tim Cook, e disse como venceu rivais

    1. Cook já disse muitas coisa bizarras sobre a MS e sobre outras cias. Esse cara é bem arrogante e não perde a oportunidade pisar em cima dos outros quando pode. Felizmente o mundo dá voltas e hoje vemos que arrogância e presunção não levam a nada.

  1. A Microsoft está seguindo a melhor estratégia possível. Não tinha como ser diferente, principalmente no Mobile. Mesmo com os fãs bravos esse é o único caminho de sucesso para a Microsoft

    1. Depende da forma como isso é interpretado.
      O Windows Phone não vingou com a Nokia, disse ele, veja bem.
      Naquela época, os planos era audaciosos e com o suporte da Nokia em todo o mundo, certamente que para considerar como “vingado” se esperava mais. Se esperava que a Nokia não chegasse ao extremo de ter de vender sua divisão e que o déficit dos finlandeses cessasse com a jornada dos Lumias, o que automaticamente também encabeçaria o crescimento tão necessário do sistema, colocando a MS numa posição confortável. OK, isso não vingou mesmo.

      Agora, o Windows Phone (hoje chamado Windows 10 Mobile) prossegue na luta, sendo totalmente desenvolvido e suportado pela Microsoft e suas OEMs parceiras. Podem ser poucas. O share pode ser pequeno. E a oferta de aplicativos pode ser menor que nos sistemas predominantes. Mas até o momento em que a Microsoft não anunciar com todas as letras: “O Windows 10 Mobile está oficialmente descontinuado”, você não pode dizer que ele não vingou, nem que ele não deu certo, nem nada, simplesmente por que, o desenvolvimento continua, as estratégias continuam e a Microsoft não dá o menor indício de que pretende descontinuar o sistema. Pelo contrário, a cada dia os indícios de que os esforços para leva-lo a um patamar que o diferencia dos outros, cresce o que pode fazê-lo vingar. Pode ser daqui um ano ou daqui 10 anos, mas enquanto houver um movimento em prol do desenvolvimento do Windows 10 Mobile vivo e persistente dentro da Microsoft, o sistema que AINDA não vingou, pode virar o jogo e vingar no futuro, quem sabe até mesmo quando você menos esperar.

        1. O windows phone nao vi gou e morreu,a linha lumia nao vingou e esta morrendo, e agora a microsoft esta trabalhando para amadurecer seu novo sistema , windows 10, que tera uma proposta mais agressiva diante do que e ofertado pelos concorrente, e ao contrario do windows phone, tem uma equipe mais empenhada que esta trabalhando em seu amadurecimento constantemente.

        2. Verdade. Mas por que ainda continua falando?
          Se não gosta, por que ainda continua vindo aqui avisar?
          Não poderia ser mais útil avisando quem quer ser avisado?

      1. Isso mesmo Fábio.
        Com a Nokia o Windows Phone não teve o êxito esperado, pelo menos para Nadella que logo quis se desfazer da aquisição.
        Contudo, não foi a morte do sistema, mas uma estratégia nova, assim como foi feito em outras divisões.

      2. Seria melhor usar o verbo no futuro:
        “Você não pode dizer que essa nova tentativa não vai vingar”
        Isso não teria como contestar, pois é algo futuro e sabe-se lá o que o futuro nos reserva.

        Já no passado: “vingou”.
        Realmente. Não vingou. Não vingou mesmo. Fracassou. Fedeu. Perdeu…

        Eu já aceitei. Não dá pra defender a miga tanto assim.

      3. Man, você é burro ou se faz de burro e/ou é fanboy baba ovo da microsoft.
        Seguindo sua linha de raciocínio, não se pode afirmar que o Palmeiras não tem mundial porquê AINDA pode ter no futuro kkkkkk

          1. “… você não pode dizer que ele não vingou, nem que ele não deu certo, nem nada, simplesmente por que, o desenvolvimento continua…” assim como, você não pode afirmar que o Palmeiras não tem mundial ou que perdeu o mundial, simplesmente porque continua disputando campeonatos!

    2. Nada demais, o Windows Phone não vingou (pretérito perfeito) mesmo. Porém, vejo muitos aqui dizendo que o Windows Phone/W10M morreu, o que não é verdade. Só morre quando cessar todo o desenvolvimento do sistema por parte da Microsoft. Se não for isso, para descontentamento de muitos que esperam pelo “grandioso” dia do anúncio da morte do Windows para smartphones, não morreu.

      Se não levarmos apenas a dualidade fracasso/sucesso, eu não acho também que foi APENAS fracasso. Pois o Windows Phone conseguiu ser uma terceira via pelo menos, que apesar do baixo marketshare, deve ter TIDO (não tenho fontes, mas tenho convicção kkk) o mais alto entre os que eram terceiro lugar, após o domínio do duopólio Android-iOS. Mas por ser uma terceira via aquém das demais, se precisou recomeçar. Por isso que acho que foi correta a postura da Microsoft de admitir que perdeu o boom (algo visível a todos, eu acho) e TENTAR apresentar (ainda está fazendo) um sistema novo (mais produtivo, mais robusto e com mais apps) quanto (a promessa de) uma categoria nova.

  2. Toda empresa tem erros e acertos. Bons produtos e maus produtos.
    O complicado é justamente com o Windows em Smartphones, quando tentam falar que deu certo, sendo que definitivamente não deu.

    Hoje o Surface faz sucesso, mas deixou no caminho o Surface RT por exemplo.

    1. Tão simples, mas quando as pessoas não querem dar o braço a torcer, o sofrimento só aumenta. Não tem fim.

      Melhor mesmo é aceitar de vez que desse ponto para trás foi ruim de doer.
      Agora, para o futuro só temos a esperar mesmo.

      1. … eu não vejo dessa forma… porque não estou atrás de coisas que fazem ‘sucesso’… estou mesmo é interessado em coisas que me agradem… se vai fazer sucesso ou não, pra mim pouco importa… o que espero é que não parem de desenvolver… seria um desgosto pra mim ter que usar algum concorrente… detesto todos…

  3. PQP! Q vontade de falar mau do Windows Phone!! Seus bostas, se o CEO falou que ñ VINGOU COM A NOKIA, ele está falando do passado. O q a HP está fazendo e outras Oms? Será q entrariam no Mercado competitivo dos Smartphones com um Sistema”morto”? E outra coisa, pra q porra vcs torcem pelo monopólio da Google? Pra ficarmos sem concorrência e sem evolução? Se vcs amam Androides e Maçãs blz, se masturbem com o androide e comam maçãs!
    Lembrem de um detalhe, a Dona Sarkar e sua equipe estão sendo pagos pra q? Pra matar seu Sistema?
    E pros “isentões” , saiam do muro, digam q por comodidade foram na operadora e compraram Androides e maçãs, como FÃ do Windows eu fui e importei.
    Terminando, Vcs d outro sistema cacarejam “ain o Windows Phone ñ tem Snapchat!” Blz só serve pra colocar carinha de cachorro retardado!
    Falando em porcaria, alguém ainda joga Pokémon?

    1. Eu adoro o Android, mas fico muito preocupado com esse praticamente monopólio dele. Monopólio sempre é ruim pra todos que não sejam da empresa monopolizante. Por isso torço muito pelo sucesso do Windows Phone.
      Você está coberto de razão no seu desabafo, mas acho que você poderia defender o seu ponto de vista com menos agressividade…
      E sobre comodidade… De fato, tá difícil comprar smartphones com Windows no Brasil…

      1. Vc está certo, peço desculpas por minha agressividade. Mas não tem como não perder a paciência com esse pessoal q só tumultua, se gostam de outros sistemas entrem pra debater trocar idéias até mesmo um pouco de proselitismo é salutar. Agora só encher os comentários de idiotices é pior q eu entupir o meu de palavras hard core! Gosto de todo o sistema do PC ao Xbox, sou insider em todos eles e se alguém vem de um sistema de fora, venha dar opinião, não achincalhar. Vi seu comentário de cara percebo q vc pensa na frente, O MONOPÓLIO SERÁ TERRÍVEL PARA TODOS! Temos q lutar contra isso! Quando a união européia quebrou o monopólio do Windows em meados dos 90s achei correto, hoje está aí o Chrome, Firefox e outros start ups. Creio q nós brasileiros q estamos meio sem opções tenhamos q lutar para termos de volta vários sistemas operacionais p escolhermos e testa-los.
        Sim, ja possui IPhone, Samsung, me identifiquei com o Windows por sua proposta unificada. Existem muitos problemas pra resolver e estamos ajudando.
        De novo, parabéns por sua lucidez e q amantes da tecnologia troquem ideias.

      1. Ué, ela ainda continua investindo na turma de Dona! Olha vai ali no Snapchat e coloca a carinha de cachorro ? pra ficar mais fake q essa raposinha, q está precisando de um abraço e de atenção.

  4. Como tem gente ingênua nesse mundo, a Microsoft não está nem um pouco preocupada em dominar o mercado agora e pelo simples motivo que ela e o Google são praticamente as únicas empresas que lucram com o Android, o resto só sobrevivem das migalhas deixadas pela Apple que detêm 90% do lucro de venda de Smart Phones.

    Sem fabricar um único Smart Phone Android a Microsoft lucra por volta de $ 8 bilhões de dólares ao ano com o licenciamento de tecnologias para os fabricantes do robozinho.

    O Windows sendo uma plataforma única, só falta a Microsoft fortalecer e melhorar o sistema para que consiga brigar em igualdade com o Android futuramente e está criando as ferramentas para isso.

  5. o presidente da Apple, Tim Cook, tratou com ironia ao dizer que tal produto era mistura de “torradeira com geladeira, não daria certo”.

    O Ballmer ironizou o Iphone tbm e se fudeu…

    Respeite o que os outros estão fazendo…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *