O analista David Gibson revelou quanto poderia ter custado para desenvolver Forspoken: mais de 10 bilhões de ienes, ou mais de 75 milhões de dólares nas taxas de câmbio atuais. O número é significativo porque os lucros da Square Enix no ano passado totalizaram cerca de 50 bilhões de ienes. Considerando que a editora não recuperará o valor gasto na ação de mundo aberto, o golpe em suas finanças é definitivamente significativo.
Gibson: “Forspoken custou mais de 10 bilhões de ienes para ser produzido, com a maior parte provavelmente perdida. Isso é significativo, visto que os lucros de toda a empresa estão se aproximando de 50 bilhões de ienes!”
Forspoken cost more than Yen10bn to make, with most of that likely to be written off. That is significant when company wide profits are close to Yen50bn! https://t.co/8zKUzAJrI5
— David Gibson (@gibbogame) March 10, 2023
O valor pode não surpreender muito, considerando o suposto custo de desenvolvimento de outros títulos igualmente ruins, como Saints Row, que chegou a 100 milhões de dólares, e The Callisto Protocol, que custou 150 milhões de dólares, mas não deixa de ser significativo.
O fato de Forspoken ter vendido pouco, tanto que a Square Enix não recuperou o dinheiro gasto na produção, também implica em mais dificuldades já que tem contrato exclusividade do console concedido à Sony para o PS5, ou seja, não tem a benção dos usuários do Xbox e nem pode ser incluído no Xbox Game Pass.