Forspoken é um caso estranho, pois será lançado no primeiro dia na Microsoft Store com suporte para vários recursos do Xbox, como Xbox Live, conquistas do Xbox e salvamentos na nuvem sem lançar nos consoles do Xbox, sendo destinado apenas para PC e PS5.
Obviamente não é estranho que um jogo da Microsoft Store suporte as diversas funcionalidades do Xbox, sendo este um dos elementos básicos da plataforma digital da Microsoft, mas é bastante inusitado que um exclusivo tão intimamente ligado ao PS5 seja lançado no primeiro dia em a Microsoft Store com toda a predisposição para funcionar também no Xbox Series X|S em termos de serviços.
Apesar disso, Forspoken não poderá chegar aos consoles Xbox por pelo menos 2 anos, com base nos acordos de exclusividade assinados entre a Sony e a Square Enix.
Em suma, esta é mais uma característica bastante paradoxal de um jogo que foi anunciado como “desenhado para a PS5” mas apresentado no PC, depois revelado ser um exclusivo há muito tempo, visto que se fala em pelo menos 24 meses de presença apenas em PS5 em termos de consoles. Considerando o suporte para as diversas funcionalidades do Xbox, é possível que o projeto tenha sido inicialmente considerado multiplataforma, mas isso são apenas suposições.
De qualquer forma, a versão para PC de Forspoken também pode ser comprada na Microsoft Store e permitirá desbloquear conquistas do Xbox, independentemente de o jogo chegar ou não ao console da Microsoft.